terça-feira, 19 de outubro de 2010

Em debate na TV Correio, Ricardo Coutinho e José Maranhão trocam farpas e acusações

Não há nem o que discutir. Ricardo Coutinho (PSB) foi superior no debate promovido esta noite pela TV Correio, mediado pelo jornalista Helder Moura. Ricardo mostrou mais preparo e conhecedor dos assuntos em questão. Maranhão estava inseguro, sem conhecimento do que ocorre com contratos em seu Governo, por exemplo, e, principalmente, demonstrou nervosismo. A assessoria levou Zé Maranhão a se atrapalhar diante dos temas. Sem falar, nas cenas lamentáveis do governador lendo as perguntas. A troca de farpas foi inevitável durante todo o debate. Abaixo, alguns momentos:

Privatização da Cagepa
Durante o debate, Ricardo disse que Maranhão pretende privatizar a Cagepa assim como fez com a Saelpa e o Paraiban. Devido um contrato com uma empresa de São Paulo que passa ao seu comando o Sistema da Cagepa, e resultará numa dívida para a Paraíba de mais de R$ 1 bilhão. Maranhão respondeu dizendo que o contrato não interfere. Por sua vez, Coutinho afirmou que assumindo o Governo vai cancelar o contrato e evitar a privatização da Cagepa. 

Funcionalismo Público
Também foi tratado sobre o tema funcionalismo público. Na ocasião, Maranhão utilizou como principal argumento a medida que adotou de não obrigar o servidor a contrair empréstimo compulsório. Na réplica Ricardo afirmou que o seu adversário não concedeu um reajuste de 5% aos servidores, aprovado pela Assembléia Legislativa no início deste ano. No mesmo tema Coutinho ainda acusou José Maranhão de inchar a folha de pagamento do Estado. "O senhor negou os 5% de reajuste, o senhor não cumpriu. Existe uma demanda na justiça para que isso seja cumprido. Na Prefeitura nunca teve essa questão de piso sempre pagamos mais que o Estado e eu espero ter a oportunidade de fazer o mesmo no governo", disse Ricardo.

Contratos com a SP Alimentação
Ainda no primeiro bloco, Maranhão perguntou a Ricardo sobre contrato da Prefeitura de João Pessoa com a empresa SP Alimentação (suspeita de irregularidades em São Paulo). Ricardo revelou, na resposta, que o Estado também mantém contrato com a mesma empresa, mas que na Prefeitura houve uma diminuição com gastos em torno de R$ 9 milhões. No entanto, Maranhão revelou desconhecer a contratação e afirmou que se houve esta seria cancelada imediatamente. Logo em seguida, Maranhão, após consulta a sua assessoria, disse que não existia tal contrato (no caso com o Corpo de Bombeiros). Ricardo, então, fez a leitura da publicação do contrato no Diário Oficial.
Confira na íntegra o contrato do Governo coma SP Alimentação : 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7

Educação
Maranhão disse ter construído 51 escolas na Paraíba e que estaria construindo outras 19 e ampliando 190 obras. Ricardo rebateu dizendo que o governador não construiu nenhuma escola na Paraíba. Segundo Ricardo, ao contrário do Estado, a Prefeitura de João Pessoa construiu mais de 100 escolas na capital. Na tréplica, Maranhão disse que quando elencou restauração como construção. "Me diga cinco escolas construídas pelo senhor, no atual Governo?", indagou Ricardo.

Recursos Hídricos
Para Ricardo, o grande problema da Paraíba é não utilizar a grande lâmina que existe para beneficiar os agricultores. Maranhão enfatizou que a boa utilização das águas foi feita no seu governo. Em seguida, Coutinho afirmou que Maranhão nada fez nas Várzeas de Sousa nesses dois anos, além de inchar a folha de pessoal. 

Desenvolvimento do Setor Privado
Maranhão disse que o desenvolvimento do setor privado ganha quando o Estado tem infra-estrutura e sempre desenvolveu isso nos outros governos. Segundo Ricardo, para o tema vai criar um Banco Popular para suprir a ausência do Paraiban que foi fechado por Maranhão. 

Saúde
Ricardo lembrou de uma denúncia feita no Governo Maranhão pela Secretaria de Saúde na contra superfaturada para equipamentos hospitalares. Na resposta, Maranhão disse que Ricardo é incoerente. Ricardo lembrou que deve se ter coerência: "(Maranhão) foi o que mais governou e nada foi feito na Paraíba. O senhor adora o poder", disse Coutinho.

No último bloco, Maranhão e Ricardo fizeram as suas considerações finais:
José Maranhão: "Esperamos ampliar ainda mais a votação do primeiro turno, pois nesse segundo momento da campanha nós apresentamos o melhor programa de governo para a Paraíba com soluções práticas, concretas e viáveis". 
Ricardo Coutinho: "Obrigado a todos por mais essa oportunidade de mostrar que tenho capacidade de fazer essa união que falta no nosso Estado, diferentemente do que tem ocorrido nos últimos anos. Pois, onde já chegou nossa mensagem, também levamos essa união. E gostaria de lembrar que quando estive a frente da Prefeitura de João Pessoa não fiz apenas obras, mas pude levar esperança para a população e é o mesmo que quero fazer no Estado".

Nenhum comentário: