segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ricardo Coutinho vira o jogo, vence o 1º turno e vai pro 2º turno contra um Zé Maranhão frustado pelo salto alto durante a campanha

Com uma diferença de apenas 8.367 votos entre os dois principais candidatos que polarizaram a disputa para governador da Paraíba, as eleições serão decididas somente no 2º turno, que acontece no próximo dia 31 de outubro. A diferença é favorável ao candidato da coligação Uma Nova Paraíba Ricardo Coutinho (PSB), que sai na frente na disputa em 2º turno. O socialista obteve ao todo 942.121 votos, o que representa 49,74% dos votos válidos, enquanto o candidato à reeleição José Maranhão (PMDB), da coligação Paraíba Unida, embora favorito nas pesquisas, obteve 933.754  votos, o que representa 49,3% dos votos válidos. 
Dado o acirramento da disputa entre Maranhão e Ricardo, a decisão da eleição neste 1º turno escapou a ambos os candidatos pela grande quantidade de votos brancos e nulos registrados nas urnas. Os votos brancos, que totalizaram 101.032, representaram 4,53% do eleitorado, e os 237.303 votos nulos representaram 10,63%. Além disso, os demais candidatos a governador abocanharam alguns votos dos eleitores paraibanos: Nelson Júnior (PSOL) alcançou 12.471 votos (0,66%), Lourdes Sarmento (PCO) obteve 2.442 votos (0,13%), Francisco Oliveira (PCB) conseguiu 1.886 votos (0,10%) e Marcelino Rodrigues (PSTU) obteve 1.252 votos (0,07%).
Foram totalizadas todas as 8.737 seções do Estado e apurados 2.738.313 votos do eleitorado paraibano. Um total de 506.052 eleitores se abstiveram de votar, o que representa 18,48%. Ao todo, 2.232.261 eleitores foram às urnas durante todo o dia de ontem.
O candidato Ricardo Coutinho (PSB), em entrevista coletiva concedida ontem à imprensa em seu comitê central, na avenida Epitácio Pessoa, na capital, desafiou o candidato concorrente José Maranhão (PMDB) a, desta vez, na campanha para o 2º turno das eleições, comparecer aos debates. E para o presidente Lula, o candidato socialista mandou outro recado. “É preciso respeito mútuo, é preciso uma caminhada de mão dupla”, cobrou Ricardo, afirmando que Maranhão se “escondeu atrás das barbas” do presidente Lula por não ter ideias nem propostas, e que Lula cedeu às pressões do PMDB.
“E sinceramente, eu acho que Lula não estava nos seus melhores momentos, porque Lula sabe melhor do que eu o atraso que Maranhão significa para a Paraíba”, desabafou Ricardo. O candidato do PSB disse que, eleito governador, a primeira medida que tomará à frente do Governo do Estado será republicanizar a Paraíba. Ricardo adiantou, ainda, que está aberto às adesões, mas priorizando o seu projeto político de governo. Ricardo vai em busca de mais apoios, inclusive dos outros candidatos derrotados que concorreram ao Governo do Estado.
Aparentemente exausto, mas satisfeito com o resultado, Ricardo iniciou seu discurso  agradecendo os votos das mais de 942 mil pessoas que acreditam em seu projeto, agradecendo ao candidato a senador Cássio Cunha Lima (PSDB), ao senador Efraim Morais (DEM), ao seu candidato a vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB), à sua militância, aos partidos que integram a sua coligação e aos que emprestaram apoio à sua candidatura, como o PT e o PTB.
Fez especial agradecimento a aliados que considera importantes para o seu projeto, como o deputado Luiz Couto (PT) e o suplente de senador Carlos Dunga (PTB). Ele ainda agradeceu, principalmente, à sua “aldeia”, que é João Pessoa, e à “grande Campina Grande”. (JornaldaParaíba)

Nenhum comentário: