domingo, 14 de novembro de 2010

Eleição da Câmara de Conceição para biênio 11/12 acontece sexta-feira tendo oposição de novo como fiel da balança

Atual Mesa Diretora: Nego (presidente), Marcílio (vice), Valdemir (1º secretário) e Nena (2ª secretária)
Em 1º de janeiro de 2009 quando da eleição do atual presidente Nego de Servi (PMDB), o suspense consumiu a platéia na Câmara Municipal de Conceição até a última hora, momento em que a base de situação, da recém empossada prefeita Vani Braga (PMDB), necessitava de um voto para sacramentá-lo na Presidência.
A vereadora Nena Martins (PPS) à época também pretensa candidata ao cargo atendeu apelo do deputado federal Wilson Braga (PMDB), seu líder político, retirou sua postulação e confirmou-se no quinto voto que faltava para garantir a eleição de Nego para o biênio 2009/2010. Braga atendera um pedido de sua irmã (Vani) que trabalhou em prol de Nego. Ali a Presidência da Casa foi decidida com os votos da oposição que ficou com a vice-presidência e a 1ª secretaria.
A Mesa Diretora eleita naquele dia, além de Nego, foi composta pelos vereadores: Marcílio Lacerda (PSDB), vice-presidente, Valdemir Berto (PSDB), 1º secretário, ambos oposicionistas, e Nena Martins (PPS), 2ª secretária. Quase dois anos depois os vereadores vão se reunir para escolher (ou manter) uma nova Mesa para o biênio 2011/2012 em eleição na próxima sexta-feira (19).
Polêmica, suspense e surpresas são ingredientes que não devem faltar nesse enredo. Em conversa com vários dos parlamentares-mirins pudemos atestar que a situação está 'batendo cabeça' com muitos nomes, enquanto a oposição assiste de camarote podendo até ganhar de presente o prêmio: a Presidência.
Plenário da Câmara Municipal de Conceição
De acordo com as informações que recebemos há três nomes fortes na disputa: Nego de Servi (à reeleição), Sales Lima (PSB) e Nena Martins. Porém, a parada deve ser dicidida pelos três votos da oposição: os tucanos Marcílio, Raimundo Araújo e Valdemir Berto. Entretanto, a eleição de um oposicionista pode ser a surpresa. Este oposicionita seria Marcílio Lacerda.
Para ser reeleito Nego já tem o voto certo de Roberto de Chicó (PSB), com quem tem compromisso, e espera contar com os votos dos três tucanos. No entanto, Sales e Nena articulam cada qual, conseguir outro voto para bater a parada, pois estariam contando também com os votos dos três tucanos.
Fora do páreo mas observando tudo com muita atenção estão os vereadores Stherlan (PCdoB) e Vicente Ramos (PSB). Segundo fontes fidedignas, Vicente teria prometido voto em Sales. Já Stherlan tem tendência pró-Nena. E nesse 'angu' ninguém garante mesmo é o horizonte dos três votos da oposição.
Agora, se a situação não entrar em consenso na formação da chapa para um único nome pode haver uma ‘sangria’ e o vereador Marcílio, que já tem dois votos (Raimundo e Valdemir), ser beneficiado com outros dois situacionistas, os quais mantemos em sigilo, por questões óbvias. Assim Marcílio seria eleito presidente da Câmara com apoio de dois votos da situação, conseguidos por meio da perspectiva de poder em 2012.
Mas se Nena souber articular-se bem junto a oposição pode carimbar o passe com o apoio de Stherlan. da mesma maneira faria Sales com o apoio de Vicente e Nego com o apoio de Roberto. Ainda de acordo com as informações chegadas ao blog somente a oposição está unida nesta disputa. A situação simplesmente não se entende.
Stherlan, que ainda não decidiu em quem votar, se encontra em João Pesso e só deve chegar em Conceição na próxima quarta-feira (17), 72 horas antes da eleição. A inscrição das chapas ocorre 24 horas antes da eleição. Marcílio tende a registrar uma chapa e se não cair dois votos no seu colo ele a retira e joga três votos no colo de Sales. Garantem ao blog fontes fidedignas.
É como está a disputa pela Presiência da Câmara Municipal de Conceição, para o biênio 2011/2012, que será decidida sexta-feira próxima numa eleição que se anuncia recheada de suspense e surpresas.

Nenhum comentário: