segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Wilson Braga lembra Salomão Gadelha na Câmara Federal em discurso proferido da tribuna

O deputado federal Wilson Braga (PMDB) ocupou a tribuna da Câmara, na tarde desta segunda-feira (29), para homenagear, post-mortem, o ex-prefeito do município de Sousa, Salomão Gadelha, falecido, na semana passada, em trágico acidente automobilístico no Sertão da Paraíba. O parlamentar ressaltou, em seu discurso, o espírito de empreendedorismo de Salomão, como administrador público e empresário, também enaltecendo o aspecto democrático de sua formação política, tanto do ponto de vista teórico quanto prático.
No binômio empresário-administrador, Wilson Braga pinçou algumas das principais realizações do homenageado, dando destaque, por exemplo, à municipalização dos serviços de saúde da cidade de Sousa, com imediata aquisição dos benefícios do SAMU, instalação do CAPS, do Centro Cultural Banco do Nordeste e da Ortoclínica. Ainda no capítulo da saúde pública, conforme avalia Braga, Salomão Gadelha merece ser lembrado por mais um gestão de extrema ousadia administrativa: a municipalização dos serviços de água e esgoto da “cidade sorriso”, o que tem servido de paradigma a outras administrações.
Num plano de ação ainda mais dilatado, ele vinha desenvolvendo gestões para que se viabilizem investimentos de exploração de petróleo na região polarizada por Sousa e outras partes do Sertão paraibano – inclusive cogitando a instalação de uma gerência da Petrobras, na cidade -, e vinha tendo efetiva participação nos debates em torno da transposição de água do Rio São Francisco.
Iniciativa privada – Por fim, Wilson Braga enfatizou a inata vocação de Salomão Gadelha, também para a iniciativa privada. Lembrou que ele, ainda muito jovem, assumiu o gerenciamento dos negócios do pai, ex-deputado federal José de Paiva Gadelha, numa indústria de beneficiamento de algodão, em emissoras de radiodifusão e no ramo de hotelaria. Já mais adiante, Salomão ousa – como recorda o ex-governador paraibano – construir proeminente shopping center, em Sousa, surpreendendo toda a população de Sousa e, de um modo geral, da região sertaneja.
“Se ele não pôde realizar, por inteiro, esse sonho seu, isso pouco importa; o que se conta, nesse caso, é que ele deixou um ideal de crescimento e de futuro plantada na consciência do valente e lutador povo da cidade de Sousa”, disse Braga, causando comoção a todo o plenário da Câmara, solidarizando-se, mais uma vez, com a família enlutada, nas pessoas do deputado federal Marcondes Gadelha, do presidente da Federação das Indústrias da Paraíba, Buega Gadelha, e do secretário de Infra-Estrutura do Estado, Renato Gadelha. (Ascom)

Nenhum comentário: