terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Secretária Cida Ramos afirma que creches estaduais serão municipalizadas

A creche comunitária 'Edilma Cavalcanti', localizada no Conjunto Chagas Soares, em Itaporanga, é mantida pelo Governo do Estado que paga desde os funcionários ao custeio.
A secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Cida Ramos, afirmou nesta terça-feira (18) que as creches estaduais serão municipalizadas. Um pesquisa do Programa Todos pela Educação apontou que na Paraíba, atualmente, apenas 9,46%, ocupando o 21º lugar no ranking nacional, das crianças com idade entre 0 e 3 anos estão matriculadas em creches.
De acordo com a secretária, um dos motivos para o baixo número de matrículas é que na Paraíba as creche não são municipalizadas. “As creches deveriam estar sob responsabilidade dos municípios e mais especificamente as secretarias de Educação”, disse Cida Ramos. Algumas das vantagens apontadas pela secretaria com a municipalização são as merendas regulares, maior capacitação dos professores e mais investimento.
A secretária disse ainda que as matrículas serão reabertas. “Nós entendemos que existe esta capacidade o que nos permite maior número de matrículas”. Atualmente o Governo atende a 3.600 crianças, de acordo com Cida Ramos a capacidade é de até 3.900 crianças. As matrículas serão reabertas a partir do dia 7 de fevereiro. Algumas unidades que estavam fechadas serão reabertas. “A creche de Mangabeira está fechada há mais de um ano. Nós vamos reabri-lá”, finalizou.

Nenhum comentário: