terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Situação das barragens preocupa e governo monitora 15 delas; A mais crítica é a 'Canoas' em Nova Olinda

O aumento das chuvas no Sertão paraibano está provocando uma situação de alerta quanto à segurança das barragens na região. Por conta disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado está intensificando o monitoramento de 15 barragens para evitar problemas de rompimento ou inundações. A previsão é que o ‘reforço’ continue até o final de maio, quando termina o período chuvoso na região.
Está prevista para hoje a entrega de um relatório com o levantamento realizado em 26 barragens de todo o Estado que possuem problemas de infraestrutura e manutenção ou oferecem risco de rompimento. O documento elaborado por oito engenheiros será entregue ao secretário, João Azevedo. Mais da metade das barragens consideradas em situação crítica está localizada no Sertão. Foram 15 barragens inspecionadas, totalizando 57,7% de um total de 26 consideradas em situação delicada em toda a Paraíba.
A situação mais crítica é a da barragem ‘Canoas’, localizada no município de Nova Olinda. De acordo com a secretaria, o reservatório estava sem manutenção e operava com apenas 20% da capacidade. Os primeiros reparos já foram iniciados e a expectativa é de que a obra seja concluída até o próximo mês de maio. “Na barragem que precisa de ação mais urgente já está sendo feito, que é em Nova Olinda. As demais não apresentaram maiores riscos”, avalia Lucílio Vieira, gerente de monitoramento da Aesa.
Já a cidade de Itaporanga teve mais dois açudes vistoriados. Além de Nova Olinda, Teixeira e Itaporanga, a ‘força-tarefa’ inspecionou no Sertão barragens situadas nos municípios de Patos, Imaculada, Jericó, Emas, Belém do Brejo do Cruz, Curral Velho, Olho D’Água, Santana dos Garrotes e Diamante.
Leia matéria completa no:Portal RPSCOM

Nenhum comentário: