sábado, 12 de março de 2011

12 barragens serão reparadas, dentre elas três no Vale do Piancó: Brucas, Emas e Queimadas

As vistorias realizadas por uma força tarefa em 26 barragens, no mês passado, concluíram que 12 mananciais necessitam de ações imediatas por parte do Governo do Estado. As obras nesses açudes estão orçadas em R$ 1.893.421,36.
De acordo com o Secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (SERHMACT), João Azevedo Lins, o governador Ricardo Coutinho já autorizou o remanejamento de recursos, dentro do empréstimo concedido pelo BNDES, para execução dessas obras. “Ainda no mês de março, vamos abrir o processo licitatório para as empresas e logo após iniciar os reparos”, concluiu o secretário.
Os problemas mais comuns encontrados pelas quatro equipes que visitaram as barragens estão relacionados à erosão, presença de formigueiros, vegetação e manutenção dos sangradouros. O secretário João Azevedo lembra que essas ações estão precisando ser feitas imediatamente porque a gestão passada não realizou as vistorias na época de estiagem, período em que é possível verificar melhor a situação dos açudes.
Os mananciais são os seguintes: Taperoá, em Belém do Brejo do Cruz; Curimatã, em Caraúbas; Bruscas, em Curral Velho; Emas, no município de Emas; Carneiro, em Jericó; Mucutu, em Juazeirinho; Jangada, em Mamanguape; Pocinhos, em Monteiro, Farinha, em Patos; Riacho dos Cavalos, no município de Riacho dos Cavalos, Queimadas, em Santana dos Garrotes e Baião, em São José do Brejo do Cruz. (Secom)

Nenhum comentário: