segunda-feira, 9 de maio de 2011

Após Fantástico mostrar denúncias na merenda escolar prefeito garante encerrar contrato com SP Alimentação

O Fantático da Rede Globo levou ao ar neste domingo (8) uma reportagem especial que mostrou problemas na distribuição da merenda em escolas municipais de João Pessoa. Entre as irregularidades apresentadas estão o transporte inadequado de alimentos e cardápios incompletos. O repórter Mauricio Ferraz fez uma ronda por escolas de todo território nacional e descobriu uma situação alarmante. Comida com a validade vencida, com insetos e mal estocadas foram algumas irregularidades encontradas.

Foram dezenas de flagrantes. Em algumas escolas, a merenda é tão ruim que ninguém consegue comer e quase tudo vai para o lixo. Em outras, simplesmente não existe comida para os alunos. Na Paraíba, o principal problema apresentado foi o desperdício gerado por problemas no cardápio. Nas duas escolas visitadas, as crianças jogaram a comida fora por não terem gostado do sabor. A reportage flagrou ainda cozinheiras jogando uma grande panela cheia de comida no lixo e um carro sem refrigeração fazendo a entrega de carne congelada nas escolas.
O Ministério Público recomendou, no ano passado, que o contrato com a empresa terceirizada que oferece as merendas, a SP Alimentação, fosse descontinuado uma vez que ela estaria envolvida em irregularidades em outros estados. Apesar disso, o contrato com a prefeitura foi renovado. Procurada pela reportagem do Fantástico, a prefeitura informou que nunca foram feitas acusações de irregularidades na prestação de serviço da empresa SP Alimentação em João Pessoa e sobre o gosto ruim da merenda que 90% dos diretores de escolas municipais aprova o cardápio adotado pela empresa.
Pois bem, nesta segunda-feira (9), durante a posse dos novos secretários municipais, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), comentou as denúncias e garantiu que o contrato com a SP Alimentação será revisto e a partir de julho a Prefeitura irá assumir a produção da merenda escolar. O prefeito disse ainda que a terceirização já estava sendo questionada há bastante tempo. “Estamos muito tranquilos porque estamos diante de um salto a partir de julho assumir a merenda”, disse Luciano Agra.
Sobre a prorrogação do contrato com a SP Alimentação, o procurador do município Geilson Salomão, disse que ele foi firmado em caráter emergencial, por 180 dias. Segundo ele, isso foi feito para que o município tivesse tempo para elaborar uma nova licitação referente a merenda escolar. "A prorrogação estava dentro da legalidade e nós já tínhamos apresentado nossa justificativa ao Ministério Público", afirmou Geilson.
Com o término do contrato, oito empresas farão o fornecimento de gêneros alimentícios para as escolas municipais de João Pessoa. A partir de julho as escolas serão responsáveis pela preparação da merenda. Em função disso, o procurador adiantou que a Prefeitura terá que contratar, em caráter emergencial, prestadores de serviço. (paraiba1)

Nenhum comentário: