segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estudo revela que professores perdem 34% do tempo das aulas com burocracia

Um estudo realizado pelo Banco Mundial revelou que 34% do tempo de aula nas escolas do Brasil são usados para realizar tarefas burocráticas, como realizar chamadas, distribuir deveres de casa e recolher atividades. Com isso, o aproveitamento da aula para ensino efetivo não ultrapassa os 66% do tempo disponível. Segundo o estudo, os resultados apontam para uma média muito aquém dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em que 85% do tempo é usado para o aprendizado.
Uma conta feita pelo Movimento Todos Pela Educação e divulgada pelo Instituto EcoDesenvolvimento mostrou que, considerando uma hora-aula de 50 minutos (duração corrente de uma aula no Brasil), a média de tempo de aprendizagem no país é de 33 minutos, enquanto que nos países da OCDE é de mais de 42 minutos. A pesquisa, que foi feita em escolas das redes estaduais dos Estados de Pernambuco e Minas Gerais, e na rede municipal do Rio de Janeiro, também revelou a disparidade entre algumas instituições.
Nas escolas em que as aulas têm os maiores índices de tempo gasto com ensino efetivo, os professorem passam 40 minutos e 30 segundos de uma hora aula realizando seu ofício (cerca de 81% do período). Já nas instituições de ensino com os menores índices de tempo usado para educação concreta, os docentes utilizam apenas 37% do tempo das aulas ensinando, o que corresponde a aproximadamente 18 minutos e 30 segundos. Existindo, inclusive, casos em que o professor fica até mesmo fora da classe durante o tempo de aula.
Como consequência, os alunos que estudam nas escolas com mais tempo de ensino em sala de aula têm orelativo a 88 dias letivos a mais do que os colegas que assistem aulas com menores aproveitamento. (R7)

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