segunda-feira, 30 de maio de 2011

Itaporanga vive hoje grande momento de valorização da cultura local com posse dos membros da Alcaita

Mais uma grande festa de valorização da cultura local foi realizada na noite deste domingo (29) em Itaporanga, oportunidade em que aconteceu uma "sessão solene" para posse de membros/efetivos da Academia Literária, Cultural e Artística de Itaporanga - ALCAITA. Presidida pelo escritor e advogado Demir Cabral, a entidade já conta com mais de trinta membros que tem dado cara as manifestações culturais antes escondida em nossa cidade. Desde às 16h os salões do Atlântida Esporte Clube já abrigava uma bela exposição dos trabalhos artísticos dos talentos e valores locais.
Na sessão, brilhantemente conduzida pelo presidente Demir Cabral, todos os membros/efetivos da ALCAITA receberam certificados e medalhas, em seguida, a plateia foi presenteada com a apresentação de várias matizes culturais. Dentre as autoridades que compuseram a mesa dos trabalhos estavam, representando o prefeito Djaci Brasileiro, o secretário Chefe de Gabinete Ricardo Rangel Pinto, o vereador Zeca da Encarnação, presidente da Câmara, e o vereador Zé Valeriano.
Na oportunidade, houve ainda uma justa homenagem a memória do músico Radegundis Feitosa, morto ano passado num acidente de carro, Na mesa dos trabalhos, dona Joanita Feitosa (mãe de Radegundis) e Simone (viúva) se viram num momento repleto de emoção quando Zacarias Feitosa, um dos irmãos do músico, recebeu das mãos de dona Joanita a homenagem. "Radegundis é a razão de estarmos hoje aqui celebrando a cultura e os valores de nossa terra", disse Demir Cabral, durante sua fala.
A Academia é uma entidade cultural, sem fins lucrativos, de caráter predominantemente literário, criada com o objetivo de congregar pessoas amantes das letras e intelectuais de todas as vertentes, bem como, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária. E os itaporanguenses estão de parabéns por esse momento.
Sem dúvidas um grande avanço em Itaporanga haja vista não ser obrigação do poder público produzir cultura – isso cabe aos próprios produtores culturais. Pois o que precisa ser feito pela parte governamental é criar mecanismos de fomento e de valorização de nossos talentos culturais. Um  passo importante é a existência de secretaria relacionada ao tema, mas é preciso criar condições para se desenvolver um bom trabalho nesse sentido.
Confira, abaixo, alguns momentos do evento:
 Escritores: Nicário Palmeira, Dr. Lisboa, Dr. Demir Cabral, Maria Correia e CB Moisés
 Zacarias recebe de sua mãe, dona Joanita, homenagem em memória de Radegundis
 Membros/efetivos da ALCAITA
 Vereador Zeca da Encarnação tocando fole de oito baixos
 Os poetas Moisés (acima) e J Souza (abaixo) declamando seus versos
Compositor e cantor Nilton Mendes, mais antigo carteiro de Itaporanga, canta suas canções

Nenhum comentário: