sábado, 14 de maio de 2011

Neumanne Pinto visita hoje SJRP e chama Chico César de nazi-facista “ao querer impor estilo no forró” na PB


A cidade de São João do Rio do Peixe recebe neste sábado (14) uma visita ilustre. Trata-se do escritor da Academia Paraibana de Letras e jornalista do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), José Nêumanne Pinto que ministrará uma palestra na cidade. A palestra que será promovida pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de Cultura e Esporte, será realizada na Escola Coronel Jacob Frantz, a partir das 20 horas.
Mas ao visitar a Paraíba, o jornalista foi logo deixando seu racado quanto a polêmica criada pela Secretaria Estadual de Cultura pela decisão de não apoiar festejos juninos que tenham entre suas atrações o que denominou de "Forró de Plástico". Neumanne revelou em entrevista, depois da posse da nova acadêmica Pepita Mercedes Ribeiro, que considera o Secretário Chico César um gestor com modelo nazi-facista ao querer impor estilos musicais durante os festejos juninos da Paraíba. “Além do mais ele é um artista medíocre no forró e no frevo, onde lançou recente CD”.
Neumanne Pinto disse que ficou irritado quando soube que o Maior São João do Mundo, de Campina Grande, recebeu veto do governo Ricardo Coutinho ao anunciar que não vai apoiar. “Brigou com Campina, brigou comigo”, disse o escritor considerando uma atitude pequena do secretario e governo. "Chico Cesar assume uma postura de censura inaceitável, do tipo que bem lembra a fase nazi-fascista, onde o Estado impunha o seu gosto cultural à sociedade, mas vivemos uma nova fase", conceituou Neumanne.
"Meu gosto popular não pode prevalecer sobre o da sociedade porque ao Estado está previsto prover a todos de arte e cultura sem veto à música produzida por Manoel Gurgel ou qualquer banda de forro considerada de plástico, pois a sociedade tem direito de escolher e ouvir", argumentou. Para o jornalista, “o secretário Chico César se revela medíocre e incompetente quando não consegue resolver seus problemas enquanto gestor público, mas vetar - isso é inadmissível”. (com wscom)
José Nêumanne Pinto é natural da cidade de Uiraúna. Ele começou carreira jornalística no Diário da Borborema, em Campina Grande. Passou pela Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e está atualmente no jornal O Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: