sábado, 11 de junho de 2011

Prefeito Djaci participa do encerramento da 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa em Itaporanga

Nesta sexta-feira (10) a Prefeitura Municipal de Itaporanga, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, encerrou a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2011, iniciada no mês passado. O prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), acompanhado do secretário Sebastião Lemos, fez o encerramento simbolico da campanha na Comunidade Cantinho.
Sebastião Lemos informou, na oportunidade, que os criadores tem até o próximo dia 15 para estar declarando todo o seu rebanho, já a 2ª etapa começa em novembro. "Este ano houve uma mudança na data, anteriormente a campanha tinha início em abril e outubro, ficando agora para maio e novembro". A Prefeitura distribuiu 1.200 doses da vacina aos pecuaristas.
O trabalho realizado pela secretaria foi avaliado como possitivo devido a grande divulgação feita pela equipe da SAMA, bem como, pela conscientização dos pecuaristas uma vez que a febre aftosa causa inúmeros prejuízos não só por causa das mortes que ocasiona mas, principalmente, dos danos econômicos, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes produtores.
Os pecuaristas que deixarem de fazer o procedimento serão considerados inadimplentes e não poderão transitar ou comercializar animais, já que fizarão impossibilitados de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para movimentação do gado nas estradas. O diferencial do trabalho é que a equipe faz, durante a vacinação, um trabalho de conscientização com os produtores das propriedades visitadas.
“Nós aproveitamos a vacinação para fazer a parte de atendimento rural com os pequenos produtores do nosso município. Esse contato é muito importante”, disse o secretário.

Nenhum comentário: