quinta-feira, 9 de junho de 2011

MEC: Sobram quase metade das vagas de cursos para professores e prazo de inscrições termina nesta 6ª-feira

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou pela segunda vez o prazo para que professores da rede pública possam se inscrever em cursos de formação continuada. O prazo termina nesta sexta-feira (10) e ainda sobram vagas. Das 86 mil vagas disponíveis, até o momento apenas 50 mil (58%) foram solicitadas pela direção das escolas. Apenas no Acre, em São Paulo e no Paraná a demanda é maior do que a oferta. Nos outros 23 estados e no Distrito Federal a procura é menor do que o número de vagas. Amazonas, Pernambuco e Rio de Janeiro são os estados com menor participação. Nessas unidades da Federação, apenas 6%, 9% e 12% das vagas disponíveis foram solicitadas, respectivamente.
Lançado em 2009, o Plano Nacional de Formação de Professores tem como objetivo capacitar docentes que não têm a formação mínima exigida por lei – ou não têm o ensino superior ou são formados em áreas diferentes daquela que ensinam. Os cursos são oferecidos pelo governo federal em parceria com instituições públicas de ensino superior. Para os que já concluíram essa etapa, são oferecidas vagas em cursos de capacitação ou atualização – presenciais, semipresenciais ou a distância – em universidades públicas. Mas a demanda está aquém do que foi planejado pelo ministério.
A inscrição do professor deve ser feita pelo diretor da escola. A lista dos cursos disponíveis, com informações sobre a duração e o conteúdo de cada um deles, está disponível na Plataforma Freire. Em seguida, o educador inscrito pela escola deve confirmar se quer ou não participar do curso até dia 12 próximo. (R7)

Nenhum comentário: