sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vale festeja nesta 6ª-feira 1ª Festa do Arroz Vermelho

O Vale do Piancó celebra nesta sexta-feira (3) a I Festa do Arroz Vermelho, evento técnico cultural que será realizado na cidade de Santana dos Garrotes, sob coordenação do Sistema Faepa/Senar que promove também o 1º Seminário sobre o Arroz Vermelho na Paraíba. Além do Sistema Faepa/Senar, o evento é uma iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais do município de Santana dos Garrotes, com o apoio das Prefeituras municipais vizinhas e outras instituições.
O evento deve reunir cerca de 800 pessoas, envolvendo toda a região principalmente os municípios de Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Piancó, Itaporanga e Pedra Branca. A programação inícia pela manhã, no Salão da Casa Paroquial com o seminário e palestras do Sistema Faepa/Senar, SFA, Ibama e Sudema, voltadas para os produtores rurais.
No período da tarde, os produtores poderão apresentar suas principais preocupações sobre o produto  levantar questões sobra a implantação da Indicação Geográfica (IG), selo de reconhecimento concedido a uma região ou produto, pela relevância histórica, social e econômica. À noite, acontece o evento cultural com shows, festival de gastronomia, artesanato e o concurso para escolha da Rainha e da Princesa do Arroz Vermelho, que reunirá pessoas de todas as cidades da região no Clube Santana Show.
Sobre o Arroz Vermelho - O Arros Vermelho constitui um dos principais ingredientes da culinária regional da Paraíba. É no Estado, mais especificamente no Vale do Piancó, onde se concetra a sua maior produção.
O arroz vermelho e o branco são variedade diferentes da mesma espécie e seus grãos são muito parecidos. Antes do beneficiamento nem dá para distinguir um do outro. A cor vermelha surge com a retirada da casca. Está na película que envolve o grão.
Desde 2008, o Senar-PB vem desenvolvendo ações voltadas para o fortalecimento e formação de empreendimentos rurais através do projeto "Arroz Vermelho do Vale do Piancó", trabalhando com capacitações específicas para o aprimoramento em Gestão, Produção e Comercialização.

Nenhum comentário: