quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fumap beneficia mais 83 famílias e Djaci anuncia ajuda mensal a todas aquelas não incluídas no Bolsa Família

Nesta quinta-feira (4) mais 83 famílias carentes de Itaporanga foram contempladas através do Fundo Municipal de Assistência à Pobreza (Fumap), com entrega de ajudas para as mais variadas demandas apresentadas ao conselho gestor do programa, que vão desde uma simples reforma de banheiros, reboco de casas até a compra de cadeira de rodas, entre outros. O programa foi criado pela a atual gestão, ainda em meados de 2009, por uma iniciativa própria do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) com o objetivo de amenizar os efeitos drásticos da pobreza na camada mais carente do município de Itaporanga.
Coordenada pelo secretário Chefe de Gabinete, Ricardo Pinto, a solenidade de entrega das ajudas contou com a presença, além do próprio prefeito, da diretora geral do Hospital Distrital de Itaporanga, Wilka Rodrigues, dos vereadores Erivaldo Rufino e Zé Queiroz, bem como, de Paulo Mirato que é membro do conselho. Nesta edição, o programa destinou recursos da ordem de R$ 34.300,00 mil. Até o momento, após quatro edições de entrega de ajudas, já foram beneficiadas mais de 250 famílias. Cada família recebe em média cerca de R$ 400,00 reais para suprir a demanda apresentada.
O programa é gerido e fiscalizado por um conselho formado por representantes do Executivo e Legislativo, da Secretaria Municipal da Assistência Social, das Associações de Bairros e Comunidades Rural, das Igrejas Católica e Evangélicas, dentre outras instituições de respeito e credibilidade. "Agradeço demais ao prefeito por ter criado esse programa para ajudar os pobres porque tem dia que nós não temos nem como colocar arroz no prato de nosos filhos quanto mais fazer uma reforma em nossa casa", diz emocionada dona Maria Euza, uma das beneficiadas pelo programa.
Os recursos que abastecem o programa são oriundos da arrecadação do ISS, sendo 1% pagos por pessoas físicas e 2% por pessoas jurídicas. Vinculado à SMAS, tem esse lado social de onde haver problemas abrangentes que os recursos financeiros por si só não der para se resolver, mas ameniza e muito o sofrimento das famílias carentes do município.
 Prefeito entregando benefício a uma das contempladas
Na oportunidade, o prefeito ainda anunciou que determinou à sua equipe a distribuição mensal de uma cesta básica para àquelas famílias incluídas na camada de extrema pobreza e que mesmo cadastradas no sistema único da assistência social, ainda, não estão recebendo o Bolsa Família. Sob forte aplausos todos parabenizaram o gestor pela iniciativa.
 O vereador Zé Queiroz também fez entrega de benefício 
No momento em que Erivaldo entregava ajuda uma beneficiária não conteve a emoção e lágrimas por ter sido contemplada, porque irá amenizar as dificuldades dentro de casa.
As famílias agradeceram ao secretário Ricardo Pinto pelo trabalho empreendido no programa
Presente à solenidade a diretora do HDI, Wilka Rodrigues, atestou a grande importância do programa para as famílias mais carentes, que em muitos casos não tem a quem recorrer.

Nenhum comentário: