terça-feira, 27 de setembro de 2011

CTB/PB realiza 2ª etapa do Curso de Formação Sindical

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) na Paraíba em parceria com o CES (Centro de Estudos Sindicais do Trabalho) realizou nos dias 24 e 25 de setembro de 2011, no auditório do CCHLA, Campus I da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), João Pessoa, a segunda etapa do Curso Básico de Formação Sindical. Os temas desenvolvidos nos dois dias foram os seguintes: Estado, Partido e Sindicato, onde a exposição foi feita pelo professor Augusto César Petta; Projeto Nacional de Desenvolvimento e Desafios do Movimento Sindical, pela professora Celina Padilha Areas; e o Sindicalismo Latino Americano pelo professor Carlos Rogério de Carvalho Nunes.
O curso reuniu 93 sindicalistas, representando 28 entidades sindicais e 24 municípios no estado, sendo 54 mulheres e 39 homens. Para o professor Augusto Petta a CTB Paraíba vem cumprindo de forma satisfatória o planejamento estratégico situacional no estado e hoje é uma referencia nacional na preocupação com a formação sindical dos dirigentes sindicais. A professora Celina Areas, destacou a participação efetiva das mulheres, à frente dos sindicatos na Paraíba, tendo sempre a maioria de mulheres em todos os eventos realizados no estado. “Tenho percebido que nos encontros realizados aqui na Paraíba, as mulheres sempre são maioria e isto é muito importante para o grande desafio colocado para todas nós, de disputar o poder político”, disse a mesma.
Já o professor Rogério Nunes agradeceu mais uma vez o convite feito para contribuir com a formação sindical na Paraíba, inclusive aceitando um titulo de cidadão paraibano pelas inúmeras vezes que já esteve no estado. “Eu, enquanto cearense e residindo em São Paulo, me sinto em casa aqui na Paraíba e estou acompanhando o crescimento da CTB, especialmente na formação sindical e como tenho vindo muitas vezes, aceito o titulo de cidadão paraibano”, brincou o mesmo com os presentes.
Foi escolhida comissão de formação no estado composta por Marcos Santos, Alcicleide Lacerda, Nilton da Silva, Maria Lúcia Rocha, José Fábio Marques de Santana, Antonio Ricardo Pinto Taboza, Elizabete Barreto de Oliveira, Jamerson de Oliveira, Geralda Victor dos Santos, Cláudio Aurélio de Araújo Dantas, Maria de Fátima Marques da Silva e Francisco de Barros Costa, que tem como objetivo fazer um planejamento específico para a área de formação, iniciando o trabalho de formação em cada sindicato filiado.
O presidente da CTB/PB, José Gonçalves, agradeceu a grande contribuição que a CTB nacional vem dando a Paraíba, nos mais variados aspectos, e, que o próximo desafio será cumprir a meta de chegar a 10% dos sindicatos legalizados no Estado, que estão filiados a central.Gonçalves aproveitou a discussão do tema sindicalismo Latino Americano e fez uma proposta da viagem à Cuba no próximo ano com uma grande delegação de sindicalistas paraibanos no dia 1º de maio naquele país.
No final, foram aprovadas duas moções de repúdio contra as Prefeituras de Piancó e Tavares, em virtude da perseguição sofrida pelas presidentes dos dois sindicatos, Alcicleide Lacerda e Ledecler Melo, com a pressão dos gestores municipais para que os servidores se desfiliem das entidades sindicais. Foi deliberada a formação de uma caravana da CTB para percorrer todo os municípios onde tem sindicatos filiados à central, priorizando estes dois, com a realização de um ato público, denunciando o que está acontecendo, sendo no dia 3 de outubro em Tavares e no dia 5 em Piancó, além de entrar com ações na justiça para reverter a situação do corte de salários, no caso específico de Piancó. (com ascom)

Nenhum comentário: