segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Num claro retrato da política local enquete promovida pelo blog dá ligeira vantagem de Djaci sobre Porcino

Antônio Porcino abraça o prefeito Djaci Brasileiro
Encerrada nesta segunda-feira (19) a enquete que o blog promoveu sobre a disputa eleitoral em Itaporanga, para as eleições municipais do ano vindouro, foi bastante acessada, falada e movimentou como nunca as rodas de conversa no município e fora dele. Durante 13 dias expusemos a questão: "Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para Prefeito de Itaporanga?", obtendo a opinião de milhares de internautas.
A enquete foi exposta extamente 22.451 vezes e recebeu exatos 15.502 votos (intenção de voto). A enquete não tem base científica e o internauta que participou é desconhecido. Administrada pelo site enquetes.com.br, nacionalmente conhecido e conceituadíssimo, seu programa permitiu que um voto fosse computado intercalado por um intervalo de tempo. Só para se ter uma idéia da dimensão da enquete, em 2012 o município deve ultrapassar a faixa dos 17 mil eleitores.
A movimentação foi grande entre os agrupamentos políticos locais durante os dias que a enquete esteve no ar e antes que alguém possa taxá-la de 'fajuta', algo que não o é, o cenário dela extraído é uma nítida e clara demonstração do acirramente que sempre existiu nas campanhas em Itaporanga. O que deve novamente acontecer se, realmente, tivermos as candidaturas de Djaci Brasileiro (à reeleição) e Antônio Porcino. O objetivo da enquete era exatemente este: aquecer e movimentar os "exércitos".
Desde a zero hora desta segunda-feira (19) os votos deixaram de ser computados. O resultado da enquete é o seguinte: Djaci Brasileiro obteve 48,69% (7.548 votos), Antônio Porcino 48,05% (7.448 votos), Audiberg Alves 2,63% (408 votos) e Nosman Paulo com 0,63% (98 votos). Ou seja, tivemos um empate técnico entre o atual prefeito Djaci (PSDB), que leva ligeira vantagem, e aquele poderá ser seu principal oponente, o ex-prefeito Porcino (PMDB).
Mas, como em política nada é absoluto nem certo há articulações em curso que podem levar à uma união política entre os principais candidatos a prefeito na 'Rainha do Vale' visando a eleição de um deputado nato em 2014 para representar o Vale do Piancó. Caso assim não o seja e Djaci e Porcino decidam, realmente, se enfrentarem teremos, então, uma reedição da disputa de 2008 quando o grupo político de Djaci derrotou o grupo político de Porcino, que tinha como candidato Audiberg (PTB).
Uma das diferenças de lá pra cá é que Djaci não era prefeito e teve até o impedimento de várias lideranças políticas estaduais de estar em seu palanque, a exemplo, do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB) que atendeu o pedido do então deputado Armando Abílio (PTB) e não pisou os pés em Itaporanga. Mesmo assim, Djaci foi eleito. Enquanto Armando obteve como pagamento o ostracismo político.
Em 2012, Itaporanga (assim como os demais municípios da Paraíba) verá um Cássio fortalecidíssimo, como a maior liderança política do estado, subindo de palanque em palanque para eleger o maior número de aliados já visando a disputa estadual de 2014. Sem dúvidas, forte apoio para qualquer candidato...

Nenhum comentário: