terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pró-Reitor visita Itaporanga e define com prefeito Djaci terreno aonde será construído Campus do IFPB; até sua conclusão prefeitura disponibiliza uma Sede provisória para oferta de cursos já em 2012

Com o anúncio do Plano de Expansão III, que beneficia Itaporanga com um Campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba uma reunião técnica foi realizada nesta terça-feira (13) em Itaporanga com a presença do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização do IFPB, Antônio Carlos Gomes Varela, e dos Assessores Especiais para Assuntos Estratégicos da instituição Jimmy de Almeida Lélis e (o itaporanguense) Ridelson Farias. A reunião presidida pelo prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) contou com a participação do prefeito Luis Carnaúba, de Curral Velho, do vice-prefeito Neto Teotônio, de Pedra Branca, e secretários municipais representando outros municípios.
O prefeito Djaci Brasileiro e sua equipe esteve reunida com o Pró-Reitor com o objetivo de definir o terreno para construção do Campus no município. De acordo com Antônio Carlos, a visita tem a missão de viabilizar uma Sede aonde irá funcionar provisoriamente o Campus Avançado de Itaporanga já em 2012 até que seja concluído sua construção, num período em torno de um ano e meio. No momento em que o prefeito e sua equipe foram verificar o terreno aonde será construído o Campus, a equipe de assesores da instituição debateu com os secretários sobre os cursos a serem implantados.
A princípio o prefeito Djaci havia assinado um termo de compromisso para doação de dois hectares, entretanto, tendo uma visão mais na frente com a expansão do referido Campus, então, ficou acertado a viabilidade de não apenas os dois mais sim uma área total de seis hectares, área geral para abrigar o Campus que terá: Bloco Administrativo, Bloco Acadêmico, Dezenas de Salas de Aula, Auditório, Biblioteca, Laboratórios, Campo de Futebol, Piscinas, dentre outros.
Foi apresentado, na oportunidade, um estudo dos cursos a serem implantados em Itaporanga. No entanto, atendendo um pedido da equipe técnica do IFPB não iremos divulgar, agora, quais cursos serão oferecidos. Isso porque, uma audiência pública a ser realizada em breve, com a participação de caravanas dos demais municípios da região, será o espaço apropriado aonde a comunidade irá se expressar sobre os cursos que deseja. O que podemos divulgar é que num primeiro momento serão oferecidos sete cursos, sendo: três na 1ª fase, em 2012, que funcionarão numa Sede provisória; e outros quatro numa 2ª fase, já na Sede Permanente.
Segundo o Pró-Reitor, o Campus de Itaporanga já é uma realidade garantida devido suas potencialidades. "Agora, é a vez das responsabilidades das forças geopolíticas envolvidas no processo aonde entra a Prefeitura Municipal com a doação do terreno para construção do Campus. Mas, como a idéia é já implantarmos cursos no segundo semestre de 2012 a Prefeitura aumentar sua parceria ao proporcionar e viabilizar uma Sede provisória para atendermos ao projeto com a oferta de cursos pioneiros, sugeridos democraticamente através de uma audiência pública", disse.
Com a definição do terreno o processo para construção do Campus irá acelerar, já que os recursos foram garantidos pelo Governo Federal, e segundo Varela o início dos serviços está previstos para março de 2012 e conclusão entre abril e maio de 2013. Até lá a Prefeitura já colocou à disposição da instituição prédios públicos para abrigar a Sede provisória, sendo uma das alternativas a Escola Modelo Municipal que  terá sua construção retomada nos próximos dias e tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2012. O prefeito Djaci levou o Pró-Reitor até o prédio da Escola Modelo, a qual o deixou fascinado pelo seu projeto e que serve muito bem ao pleito do IFPB.
"A ansiedade é grande em Itaporanga para a construção do campus do IFPB que, mesmo sendo instalado aqui irá beneficiar todo o Vale do Piancó. Mas, sem dúvidas, será um sonho que realizaremos para todos os valepianenses", comentou o prefeito Djaci. Quando o Campus for construído será realizado concurso público para a contratação de 110 profissionais, sendo 60 professores e 50 técnicos. Na visita à Escola Modelo o Pró-Reitor fotografou alguns ambientes como o auditório, as salas de aulas, as salas para laboratórios, as salas para administração, dentre outros.
 

Nenhum comentário: