terça-feira, 4 de outubro de 2011

Governador entra com ação no STF contra pagamento de PCCR dos servidores da Suplan

Ação vai de encontro a acórdão do Tribunal de Justiça que determinou a implantação do Plano de Cargos e Salários dos servidores da Suplan.
O governador Ricardo Coutinho (PSB) ajuizou ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra acórdão do Tribunal de Justiça (TJ-PB) que determinou à Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) que implantasse o Plano de Cargos e Salários para seus servidores, tendo como base o salário mínimo. De acordo com RC, a decisão do TJ, tomada no julgamento de um recurso de apelação, ainda determinou um escalonamento de 5% entre os integrantes de cada classe hierarquicamente organizados.
Na ação, Ricardo Coutinho diz entender que, ao se substituir ao Poder Executivo, o Judiciário estadual teria afrontado o princípio da separação de poderes previsto no artigo 2º da Constituição Federal, além de desrespeitar o comando constitucional que veda a vinculação do salário mínimo para qualquer fim, conforme dispõe o artigo 7º, IV. Além disso, ao utilizar o salário mínimo como indexador, fazendo com que a remuneração dos servidores fique vinculada a índices e atos administrativos de natureza federal, a decisão do TJ teria afrontado o princípio federativo, previsto no artigo 18 da Constituição Federal de 1988. (JP)

Nenhum comentário: