sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Itaporanguense Demilson Lemos, gerente de irrigação da PB, inspeciona Várzeas de Sousa com representante do Ministério da Integração Nacional

Representantes do Governo do Estado e do Ministério da Integração Nacional realizaram nesta quinta-feira (5) uma visita técnica no canal das Várzeas de Sousa. O objetivo da inspeção foi fazer um levantamento das necessidades técnicas para revitalização das obras.
A visita foi realizada pelo engenheiro civil do Ministério, Victor Hugo Ribeiro; o gerente de Irrigação da Paraíba, órgão ligado à Secretaria dos Recursos Hídricos do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, Demilson Lemos (na foto acima, de camisa amarela), e o engenheiro Haroldo Vanderley, responsável pelas obras. Eles percorreram os 37 km de extensão do canal, que se inicia no açude Coremas-Mãe D’ água e vai até o projeto Várzeas de Sousa.
Em todo o percurso, foram encontrados problemas de funcionamento, vertedouros com vegetação, placas danificadas e aproximadamente 90 pontos de captação clandestina de água do canal sendo feita por produtores rurais. Pequenos açudes estão sendo construídos ao longo do canal.
Para o representante do Ministério, o Governo da Paraíba tem demonstrado grande interesse na expansão do Projeto Várzeas de Sousa. “Vamos fazer o levantamento para a liberação de verba. Nossa visita foi uma solicitação do governo paraibano que sempre nos procura para solucionar problemas, não somente desse empreendimento, mas de outros setores”, disse.
O engenheiro do Ministério da Integração Nacional informou que vai elaborar relatório sobre a situação e encaminhar ao secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, e ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O relatório sobre a situação do canal também será entregue secretário de Estado dos Recursos Hídricos, João Azevedo, e vai subsidiar a liberação de verba federal para obras de recuperação do canal que, segundo ele, deverá ser liberada no próximo ano. (com Secom)

Nenhum comentário: