sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Direitos das crianças e dos adolescentes são discutidos em Conferência Regional na cidade de Itaporanga

 
O direito à sobrevivência, ao desenvolvimento pessoal e social e o direito à integridade física, psicológica e moral foram assuntos discutidos na 3ª Conferência Regional  dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada das 8h até as 17h desta sexta-feira (2), na cidade de Itaporanga. Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaporanga, juntamente com os conselhos dos municípios de Aguiar, Boa Ventura, Igaracy, Olho D'água, Santana dos Garrotes e Santana de Mangueira.
Com o tema: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e de Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”, o encontro visou a mobilização e participação da sociedade civil, entidades não governamentais e autoridades diversas no encaminhamento de propostas que subsidiarão a Conferência Estadual e, posteriormente, a Nacional. 
A mesa dos trabalhos foi composta pelo prefeito Djaci Brasileiro (anfitrião do evento); pela doutora Socorro Carvalho [coordenadora do Forum Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, também doutoranda em Serviços Serviços]; pela secretária Geralda Figueiredo [Assistência Social]; pela secretária Fátima Caiana [educação], pela extencionista Roméria Pereira [coordenadora regional da Emater]; pelo conselheiro tutelar Ildemarcos Frade [presidente do Conselho Tutelar de Itaporanga]; por Carmem-Eliane [representando os programas sociais do município]; e, ainda pelos representantes dos demais municípios: Peracchix Mangueira [Santana de Mangueira], Deijane Lacerda [Aguiar], Betinha [Igaracy], Adelaide [Santana dos Garrotes], Jacilene [Olho D'água] e Lourdes Estanislau [Boa Ventura].
Foram discutimos temas relevantes para as políticas públicas das crianças e dos adolescentes. Na abertura da conferência, a secretária Geralda Figueiredo ressaltou a importância do encontro para a conquista de políticas públicas dos direitos humanos da criança e do adolescente. “As conferências ajudam a construir um modelo de gestão participativa e compartilhada. Nosso objetivo é o de mobilizar as três esferas do poder (municipal, estadual e federal) e a sociedade em geral, para a implementação e o monitoramento da política municipal e do plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes", disse.
Para o prefeito Djaci são muitos os avanços voltados à criança e ao adolescente que sua gestão vem desenvolvendo no município, mas nada foi conquistado com facilidade. “Hoje temos uma tarefa muito importante. Estamos nos preparando para o fortalecimento do universo da criança e do adolescente. São grandes os desafios, mas unidos seremos capazes de realizar ações efetivas e transformadoras. Esse é um momento muito esperado, porque daqui sairão às deliberações da nossa cidade, que levaremos para as outras duas conferências. Esperamos que as propostas que saírem daqui, se transformem em ações positivas”, falou.
Após a participação da doutora Socorro Carvalho que abordou sobre os temas a serem debatidos no encontro externando sua alegria por estar em sua região natal, já que é natural de Igaracy, e falou sobre a importância desse momento, o advogado Titico Pedro [presidente da Fundação Anália Rodrigues] pediu espaço e propôs que o evento debatesse sobre os direitos de crianças em situação de tutela judicial que estariam passando por dificuldades quanto à cobertura social do INSS. E para isso deu um exemplo que acompanha de perto. 
Houve ainda uma apresentação teatral do grupo de crianças que são atendidas pelo PETI em Itaporanga, que muito emocionaram aos presentes. Em seguida, os debates foram conduzidos durante todo o dia.
 
Prefeito Djaci Brasileiro fala do compromisso que a atual gestão tem para com os direitos da criança e do adolescente em Itaporanga e conclama a todos para lutar juntos nesse sentido.
 Grupo de crianças do Peti em Itaporanga fez uma linda apresentação teatral no evento

Nenhum comentário: