domingo, 15 de janeiro de 2012

GloboEsporte intitula craque itaporanguense de 'Cigano' do futebol brasileiro: volta ao time que o revelou 23 anos atrás

Edmundo já jogou em mais de 20 clubes. Passou por 10 estados e já jogou até na Líbia. Em 2012, aos 42 anos, volta ao modesto Esporte de Patos.
Atacante Edmundo retorna (Foto: Divulgação / Esporte)
Edmundo durante apresentação na festa do Esporte
Ele é jogador de futebol profissional desde 1989 e ao longo de 23 anos já passou por mais de vinte clubes do Brasil e até um do exterior. Teve uma longa passagem pelo futebol mineiro, jogando inclusive duas temporadas pelo Cruzeiro em 1995 e 1996, e passou ainda por times importantes como Bahia, Paraná Juventude e Santa Cruz. Goleador, marcou ao longo da carreira mais de 500 gols e agora, aos 42 anos de idade, abandona a aposentadoria recém-iniciada para defender as cores do clube que o revelou, o Esporte de Patos, modesta equipe do interior paraibano que vai participar do Campeonato Paraibano de 2012.
Este é Edmundo, paraibano que nasceu no município de Itaporanga e que é um verdadeiro “cigano” do Futebol. Jogou em pelo menos 10 estados diferentes do Brasil (Paraíba, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná) e por duas temporadas foi o artilheiro do Alahly Trípoli, da Líbia.
Edmundo na verdade se chama Raimundo Clementino da Silva, mas carrega desde o início da carreira o apelido que um de seus primeiros técnicos lhe colocou. Mas avisa que o nome não tem nenhuma relação com o Animal, ex-atacante do Palmeiras, do Vasco e da Seleção Brasileira. - Não tem nada a ver. Acho que inclusive eu sou mais velho do que o outro lá – brinca, se referindo ao “xará” famoso que foi vice-campeão mundial na Copa do Mundo de 1998. De fato, o Edmundo famoso tem 40 anos e é dois anos mais novo do que o paraibano. 
Depois de toda esta trajetória, o artilheiro resolveu se aposentar no meio do ano passado, quando algumas contusões no joelho atrapalharam seu desempenho no Paraibano 2011, quando defendeu as cores do Botafogo-PB. Seis meses depois, contudo, Edmundo aceitou retornar aos gramados para ajudar seu primeiro clube, que em crise financeira quase foi rebaixado no ano passado para a 2ª divisão do Paraibano. Agora em 2012, o time quer evitar vexames justamente no ano que completa 60 anos de fundação.
Edmundo (Foto: Felipe Gesteira) 
Edmundo em treino do Botafogo-PB no ano passado, pouco antes de se 'aposentar' (Foto: Felipe Gesteira)
- Eles me convidaram para voltar, e inicialmente a ideia era que eu apenas compusesse o elenco para que eles pudessem fazer algumas campanhas de marketing com o meu nome. Mas depois de muito pensar eu disse que só voltava se fosse para jogar sério, o que eles aceitaram na hora – explica o atacante, que vai jogar com a camisa 60 para homenagear o aniversário do clube.
O atleta admite que o preparo físico vai ser um problema no início, já que ele não joga há pelo menos seis meses, mas promete chegar ao seu melhor em pouco tempo. - Estou dentro do meu peso. Só preciso agora ganhar um pouco de condicionamento, o que deve acontecer até o dia da estreia, no dia 5 de fevereiro – destaca.
Sobre seu faro de gol, ele diz que isto é uma coisa que o artilheiro não esquece. E algo que mesmo aos 42 anos ele pretende fazer o maior número possível. - Vou trabalar sério. E nas oportunidades que eu tiver vou colocar a bola para dentro. Sei que estarei num time intermediário do futebol paraibano, mas vou jogar como se estivesse em qualquer outro time grande que já joguei em minha carreira.
O Esporte de Patos entrou em crise interna e atualmente é administrado por uma junta governativa, desde que o então presidente Marcos César renunciou. Tanto é que o time foi o último a se apresentar para a pré-temporada e está pelo menos 20 dias atrasados com relação aos adversários, que começaram os treinamentos ainda em 2011. Na noite desta sexta, Edmundo foi apresentado na festa de apresentação do clube patoense como o "grande nome do elenco".
- Teremos 20 dias para nos preparar. É um bom tempo, mas acredito que na estreia estaremos com 60% de nosso ideal – concluiu. (por PhelipeCaldas)

Nenhum comentário: