sábado, 14 de janeiro de 2012

Confirmado: Prefeito Luciano Agra desiste de reeleição em carta enviada ao PSB de João Pessoa

A decisão foi pessoal, anunciada em reunião na Granja Santana. A informação foi confirmada pela secretária de comunicação do município, Marly Lúcio
O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (na foto acima com o editor), encaminhou no final da manhã deste sábado (14) uma Carta Renúncia ao seu partido comunicando a desistência de disputar as eleições deste ano. A informação foi confirmada com exclusivade ao Portal MaisPB pelo presidente municpal do PSB, Ronaldo Barbosa, que disse respeitar a decisão de foro íntimo do socialista e prefeito pessoense.
Na carta, que será divulgada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, Agra alega que percebeu não ter tempo para cuidar da cidade e ao mesmo tempo tocar uma campanha eleitoral. "Ele diz que quer fazer a cidade que sonha e não tem tempo para fazer as duas coisas. No documento, ele se mostra decepcionado com o jogo baixo da política", adiantou Barbosa.
Com a desistência de Luciano Agra de disputar a reeleição o diretório municipal do PSB deve se reunir nos próximos dias para discutir o nome que susbstituirá o prefeito. A reunião ainda não tem data marcada, mas pode acontecer a qualquer momento, segundo revelou o presidente municipal do partido, Ronaldo Barbosa.
Internamente, já está sacramentado o nome da secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra, mas por questão de burocracia partidária o nome só será confirmado após a reunião.  
Confira, abaixo, a carta na íntegra:
CARTA ABERTA AOS PESSOENSES
“Os ideais que cultivamos, nossos maiores sonhos e esperanças mais ardentes podem não se realizar durante nossa vida. Mas isto não é o principal. Saber que em seu tempo você cumpriu o seu dever e viveu de acordo com as expectativas de seus companheiros é em si uma experiência compensadora e uma realização magnífica”. (Mandela, 1985)
Nesse momento, em todo país, partidos e candidatos dão a largada para o processo eleitoral, faltando menos de nove meses para as disputas municipais. Na Paraíba não é diferente. Pelo contrário. Aqui não é apenas o sol que chega primeiro. Eleições chegam antes e insistem em nunca visitar o poente. Vivemos eternamente um período eleitoral. Neste cenário, seria normal eu chegar para meus concidadãos e correligionários, no início do ano, para anunciar a coordenação de campanha, eixos do programa de Governo e as etapas a serem cumpridas até o dia 6 de outubro de 2012.
Preferi outro caminho. Prefiro os caminhos diferentes de um São Francisco de Assis, ao voltar das Cruzadas, renegando as batalhas vencidas e a vida de conforto. A paz consigo mesmo é o melhor ensinamento diante da guerra permanente, da beligerância em cada esquina que figuras de almas atormentadas tramam contra mim e a cidade que me adotou como filho.
Cheguei ainda menino na João Pessoa que aprendi a descortinar e amar. Doei grande parte da minha vida a servir a esta cidade, como legítimo servidor público. Tudo começou nos anos 70, com o engenheiro Hermano Almeida, que projetou esta cidade para o futuro, passando pela primeira gestão de Ricardo Coutinho, de quem fui secretário e vice-prefeito, e culminando agora com minha passagem pelo cargo mais importante da cidade de Nossa Senhora das Neves.
Na vida temos que fazer escolhas. Elencar prioridades. E é isso que estou anunciando neste momento. Vou priorizar a gestão, o modelo administrativo, a continuidade de um projeto que vem mudando a face da nossa Capital e que não pode ser interrompido, muito menos retroceder no tempo. Precisamos avançar no processo de mudança estrutural empreendido desde 2005 e, para isso, se faz necessário concentrar todos os nossos esforços na ampliação e consolidação deste modelo. E para concretizá-lo é fundamental que eu dedique todas as minhas energias tão somente na gestão administrativa.
João Pessoa passou por uma transformação extremamente significativa nos últimos anos. Redescobrimos a capacidade de investimento com recursos próprios, além de firmarmos parcerias importantes que nos trouxeram desenvolvimento urbano, econômico e social, com inclusão e democracia participativa. Assim, pudemos pagar quase toda nossa dívida, acumulada em décadas, e investir em obras, novos programas, projetos ousados e ações que nos enchem de orgulho e alegria.
Com a régua e o compasso a me conceder o encontro imaginário entre o Sanhauá e o Cabo Branco, pudemos redesenhar a velha-nova João Pessoa e assim, também projetando-a para o futuro. Este ano, iremos executar as obras de ampliação das Avenidas Epitácio Pessoa e Beira-Rio, além de implantar um binário no Castelo Branco e duplicar a Avenida Panorâmica, no Altiplano. Obras do projeto ‘Caminho Livre’, que está promovendo o recapeamento asfáltico de mais de 70 quilômetros e realizando a pavimentação de 200 ruas em diversos bairros da nossa cidade.
O sonho da casa própria já se tornou realidade para 6,5 mil famílias pessoenses, graças aos projetos realizados pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal desde 2006, quando criamos a Secretaria de Habitação. Hoje estamos com 6.478 casas sendo construídas e outras 4.473 em processo de licitação.
Em 2011, implantamos o modelo de Tempo Integral em seis escolas e este ano ampliaremos para mais seis unidades. Iremos construir duas novas escolas padrão com ginásios poliesportivos e cinco Centros de Referência da Educação Infantil (Creis), incluindo ainda reforma e ampliação de 14 escolas.
A população da nossa cidade ganhará 36 novas Unidades de Saúde da Família. Dez já estão sendo construídas e 16 sendo licitadas. Os novos prédios abrigarão 70 equipes de saúde e os bairros de Cruz das Armas e Valentina de Figueiredo ganharão Unidades de Pronto Atendimento (UPA), semelhante da que foi construída no Retão de Manaíra.
Dois mil e doze também será o ano que o município irá implantar os serviços especiais de cardiopatia e hemodiálise no Hospital Santa Isabel; a UTI pediátrica no Hospital do Valentina; a Casa de Parto e a Casa de Apoio à Gestante na Maternidade Cândida Vargas, além de uma Central de Abastecimento de Medicamento.
Entregaremos os parques Cuiá e Parahyba; concluiremos as obras da Estação das Artes do Complexo Estação Cabo Branco, bem como da Vila Olímpica, no bairro do Valentina; finalizaremos as obras nos Mercados da Torre e Cruz das Armas e continuaremos com as obras de construção e revitalização de nossas praças.
A concretização de todas essas obras revela o foco da gestão no respeito à coisa pública e na melhoria da qualidade de vida dos pessoenses. Revela ainda nosso olhar para a inclusão social, geração de emprego e renda, identidade cultural e a dignidade dos nossos servidores, que este ano serão contemplados com a implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração da Guarda Municipal e STTrans. Também realizaremos concurso para as respectivas áreas e ainda para a Procuradoria Geral do Município.
João Pessoa respira novos ares e para manter esse clima é que quero focar na gestão, priorizar a continuidade desses e de vários outros projetos em execução e não deixar que qualquer processo eleitoral contamine esse momento singular que a cidade vive.
Confesso aos meus amigos e amigas desta cidade que não sou afeito ao jogo bruto da política, aos sofismas e frases de efeitos para escamotear o que se pensa ou não falar a verdade. Também não sou afeito a política dos tapinhas nas costas, da politicagem em geral. Sou um técnico, um planejador, um arquiteto. E tenho orgulho disso. Fui vítima de ataques frontais, de denúncias absurdas, tudo porque resolvi dedicar-me integralmente à administração, a cuidar bem da cidade e de seus habitantes.
Tudo que tenho é meu nome limpo, a dedicação dos meus pais em me formar para o mundo sempre ensinando a respeitar o próximo, ajudar os semelhantes e amar a Deus. Deixo o julgamento do que fiz ou deixei de fazer para quem tem o poder de fazê-lo, no futuro, longe das paixões partidárias e da sanha terrível de adversários que pensam apenas no poder pelo poder.
Prefiro o caminho da conclusão deste projeto único e cheio de perspectivas. Apoiarei sem titubear alguém que sempre esteve com a gente e represente essa ideia transformadora, se comprometendo em representá-la junto à comunidade. Esse é o meu desejo. Meu pensamento. Minha decisão.
Luciano Agra
Prefeito

Nenhum comentário: