quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MDA começa a pagar Garantia-Safra a agricultores de seis municípios paraibanos, dentre eles o de Santa Inês

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicou nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial da União, a portaria que autoriza o pagamento da Garantia-Safra para 55 municípios dos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais. Mais de 34 mil agricultores familiares aderidos ao programa começam a receber, este mês, os pagamentos relativos à safra 2010-2011. Na Paraíba, serão beneficiados 6 municípios, são eles: Arara, Aroeiras, Puxinanã, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, e Santa Inês.
Na maior parte dos municípios, os agricultores recebem em janeiro a primeira de quatro parcelas do seguro. As parcelas seguintes serão pagas nos meses subsequentes. Em janeiro, o valor total a ser pago para todos os agricultores é de R$ 6.680.960,00, provenientes do Fundo Garantia-Safra - composto por recursos da União, dos estados, dos municípios e dos agricultores. Os beneficiários tiveram perdas comprovadas causadas principalmente por seca.
O Garantia-Safra cobre perdas de safras de milho, arroz, feijão, mandioca e algodão causadas por estiagem ou enchentes no Semiárido (região Nordeste, norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Espírito Santo). Com o Garantia-Safra, o agricultor familiar do Semiárido, com renda de até 1,5 salário mínimo, tem a garantia de receber cinco parcelas de R$ 136, em caso de secas ou enchentes que causem a perda de pelo menos 50% da produção do município. Na safra atual 2011-2012, mais de 563 mil agricultores familiares já aderiram ao programa.

Nenhum comentário: