quinta-feira, 15 de março de 2012

Desvio de R$ 30 milhões leva Paraíba e mais três estados a corte de repasse do SUS pra procedimentos oftalmológicos

Uma auditoria realizada pelo Ministério da Saúde apontou que estabelecimento conveniados ao SUS em quatro estados do Nordeste teriam recebidos indevidamente mais de R$ 30 milhões em procedimentos oftalmológicos durante dois anos e meio. Até a conclusão das investigações, o governo federal suspendeu os repasses, o que afetou o tratamento de milhares de pacientes.
Segundo o Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS), o valor teria sido pago indevidamente por consultas e tratamento não realizados em pacientes com glaucoma nos Estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os relatórios já foram encaminhados aos ministérios públicos estaduais e federais, que deverão aprofundar investigações e ingressar com as ações judiciais para ressarcimento. Os gestores de saúde locais também foram informados e deverão se pronunciar sobre o caso. O nome de 29 clínicas e hospitais acusados é mantido em sigilo pelo Ministério da Saúde.
Por conta da descoberta das fraudes, o repasse de recursos para tratamento da doença foi suspenso preventivamente às unidades de saúde dos quatro Estados. O corte interrompeu a entrega gratuita do colírio. O medicamento é essencial para controle da doença - que não tem cura - e era distribuído pela clínica conveniada para o tratamento. Estima-se que mais de 70 mil pessoas possam ter sido afetadas pelo corte. 
Da Redação com UOL - Davi C. L (na ausência do editor)

Nenhum comentário: