quarta-feira, 7 de março de 2012

Governo vai terceirizar hospitais de Patos e Taperoá; H.D.I também deve passar a ser gerenciado por uma OS

Hospital Distrital de Itaporanga (H.D.I) também deve passar a ser gerenciado por uma OS
A secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira (7) a abertura de novos editais para a contratação de novas organizações para administrar dois hospitais estaduais. As escolhidas vão assumir o Hospital Distrital Doutor Antônio Hilário Gouveia, que fica no município de Taperoá, no Cariri , e a Maternidade Doutor Peregrino Filho, localizada em Patos. A contratação será feita pelo processo de dispensa de licitação .
O governo da Paraíba passou a ter o direito de contratar organizações sociais para o gerenciamento de serviços como saúde, educação e cultura desde outubro de 2011. O secretário Waldson de Souza disse que o objetivo é estender o modelo de gestão para toda a Paraíba principalmente para os hospitais de grande porte e os 12 regionais. 
A Secretaria de Estado da Saúde já possui parceria com organizações para gerenciamento de duas instituições. A Cruz Vermelha, que atua no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa e o Instituto Social Fibra que está gerindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira.
O Ministério Público do Trabalho questiona na Justiça a contratação de organizações sociais para o gerenciamento de hospitais. O procurador-chefe Eduardo Varandas defende que serviços de saúde não podem ser terceirizados , pois constitucionalmente a prestação deles seria uma obrigação do estado.
Na quinta-feira (1º), Varandas entrou com uma ação na Justiça do Trabalho pedindo que o estado fique impedido de terceirizar mão de obra na saúde.
JornaldaParaíba

Nenhum comentário: