quarta-feira, 23 de maio de 2012

Vereador diz que governador quer terceirizar 190 da Polícia Militar

O vereador pessoense Marcos Vinícius (PSDB) revelou na tarde desta quarta-feira (23) que o governador Ricardo Coutinho (PSB) deseja terceirizar nos próximos meses o sistema de telefonia que serve aos serviços de urgência e emergência do estado, inclusive o 190 da Polícia Militar. A proposta do governo seria a de que os atendimentos de emergência seriam feitos por civis (terceirizados), que depois do contato com a vítima repassam a ocorrência à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou ao Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu).
O serviço já foi implantado em alguns estados e também já gerou reclamações. "Inclusive em janeiro deste ano um comerciante de Aracaju foi assassinado, mesmo depois de tentar acionar a polícia e pedir ajuda. Ele ligou para o 190, mas, do outro lado da linha, estava uma operadora de telemarketing que não percebeu a gravidade da situação". Em Sergipe, o serviço de atendimento do 190 foi terceirizado no ano passado. Operadores de telemarketing recebem as ocorrências e repassam para a polícia. O caso gerou polêmica e dividiu opiniões entre militares.
"Entregar ocorrências das mais diversas gravidades a pessoas que não conhecem da atividade de policial ou mesmo de medicina é um risco a vida do cidadão", avaliou o vereador. 

Nenhum comentário: