segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Consulta pública vai decidir sobre retorno da Micarande...

EM 2013: consulta pública vai decidir se Prefeitura de Campina Grande adota ou enterra tese do retorno da Micarande
Bombardeado com indagações de políticos, de populares, de empresários e até da mídia paraibana sobre a retomada ou não de um dos maiores eventos da história da Rainha da Borborema – a popular Micarande – o prefeito eleito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB) deverá submeter o tema a uma consulta popular para ter elementos que corroborem sua decisão - seja ela qual for.
Como gestor público, Romero Rodrigues confessa não ter ainda um juizo de valor a respeito do retorno ou não do evento, que surgiu em Campina Grande no final da década de 80 e que, em 2009, chegou ao fim. Atualmente Campina Grande já conta com um evento de grande porte, que é o Maior São João do Mundo, que compreende 30 dias de festa durante todo o mês de junho e ressuscitar mais um evento na cidade não seria tarefa fácil.
A Micarande foi criada na primeira gestão do então prefeito Cássio Cunha Lima, no entanto, foi perdendo ao longo do tempo seu encanto e não evitou o processo de decadência que já atingia outros carnavais fora de época no Brasil - principalmente pela perda inexorável da força da axé music, ritmo baiano que ditava as regras do evento. Sem raizes culturais fortes na cidade, a Micarande foi perdendo seu fôlego pela insistência dos organizadores do poder público, pressionados pelos representantes da iniciativa privada, de manter o mesmo formato, sem a introdução de inovações que pudessem revitalizar o evento. A mesmice ao longo dos anos matou a festa.
VIOLÊNCIA - Em tempos de proliferação de crack, com um sistema de segurança pública frágil e toda uma geração focada em outros ritmos e badalações, o retorno da Micarande parece um debate fora de época, literalmente. Esvaziada de público, enfraquecida economicamente e sem mais o apelo popular de seus bons tempos, a festa teve morte natural. Ressuscitá-la seria uma tentativa arriscada.
A FESTA - A primeira micareta realizada fora da Bahia e que, por muitos anos, foi símbolo de sucesso, até a sua total decadência, praticamente 20 anos depois.  (Márcia Dias)

Nenhum comentário: