sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Avião Oficial do Estado que conduzia o governador Ricardo Coutinho faz pouso forçado em CG; Aeronave passou por revisão há cerca de 20 dias.

O avião oficial do Governo do Estado, um Embraer modelo Sêneca, ano 1997, com capacidade para 5 passageiros (na foto ao lado), que conduzia o governador  Ricardo Coutinho, teve que fazer um pouso de emergência no início da tarde desta sexta-feira (25), no aeroclube de São José da Mata, distrito de Campina Grande, pousando de barriga. O piloto que conduzia a aeronave percebeu um problema hidráulico no trem de pouso.
Não tendo o que fazer, o comandante comunicou que seria obrigado a um pouso forçado. Sem o apoio do pneu dianteiro, a aeronave aterrissou de barriga na pista. De acordo com informações preliminares, o estado em que ficou a aeronave é de quase perda total da funilaria e estrutura. Apesar do susto, nem o governador, nem ninguém que compunha a comitiva - como o secretário Ricardo Barbosa [do PAC] - se feriu. A pista de São José da Mata foi a escolhida para o pouso porque, nesse horário, o aeroporto João Suassuna está fechado. Ileso, o governador inaugurou (foto abaixo) uma UPS (Unidade de Polícia Solidária). Seguindo sua agenda normalmente, às 17 horas, o governador retorna à João Pessoa onde também inaugura uma Unidade de Polícia Solidária no bairro do Geisel.
O avião ficou bastante danificado. Seguiam para Campina, além do governador, o piloto e o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento, Ricardo Barbosa. O pouso já estava previsto para ocorrer mesmo no aeroclube de Campina Grande, segundo o secretário chefe do Gabinete Militar, coronel Fernando Soares Chaves.
Em entrevista a Rádio Paraíba FM, o governador falou sobre o susto no momento do pouso. Segundo ele, desde a decolagem já havia sentido que a aeronave estava voando baixo e sem muita velocidade. "No Aeroclube o avião arremeteu, me parece que não baixou o trem de pouso e se arrastou por cerca de 100 metros, correndo o risco de incendiar", comentou Ricardo Coutinho.
Ricardo Barbosa relatou que: "O avião rodopiou e fui jogado diversas vezes. O avião caiu de 'barriga', se o bico bate primeiro ou a asa faz o avião virar, poderia ter acontecido uma explosão. Foi tudo muito rápido", disse. 
A causa do defeito no avião ainda é desconhecida. O avião permanecerá no local e será  submetido à uma vistoria, para a emissão de laudo técnico informando a causa da avaria. Segundo informações, a aeronave havia passado por uma revisão a cerca de 20 dias. Não há informações oficiais sobre o caso, mas de acordo com algumas testemunhas, o avião ficou com uma das asas destruída. As portas foram abertas com o impacto. Ainda segundo informações extraoficiais, a habilidade do piloto evitou um mal maior, já que o pouso aconteceu no Aeroclube e não no Aeroporto João Suassuna, já que onde aconteceu a aterrissagem a pista é de barro e não de asfalto. O impacto no asfalto poderia ter ocasionado um dano maior e até um incêndio.

Nenhum comentário: