segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Secretários de Saúde da região se reúnem em Itaporanga pra debater PPI; A 'Rainha do Vale' referenciou vários procedimentos especializados...

Secretários municipais de Saúde de várias cidades do Vale do Piancó, estiveram reunidos durante esta segunda-feira (28), no auditório da 7ª Gerência Regional de Educação, em Itaporanga, para debater a Programação Pactuada Integrada (PPI), que consiste num instrumento desenvolvido pelo SUS para dinamizar a sistemática da assistência à saúde, visando cumprir o princípio constitucional que assegura o acesso irrestrito aos serviços de saúde em todos os níveis de abrangência.
A PPI foi ministrada pela Drª Ana Ivaní Pinto Neves e Maria Aparecida Alves Conserva, atual secretária de Saúde de Itaporanga, objetiva garantir à população cobertura dos serviços de média e alta complexidade disponíveis ou não em seu município de residência, devendo orientar a alocação de recursos e definição de limites financeiros para todos os municípios.
A cidade de Itaporanga referenciou alguns procedimentos em serviços especializados e que os municípios vizinhos não dispõem, o PPI tratou justamente dos serviços que poderão ser implantados em Itaporanga para atender aos municípios integrados, a exemplo do que já acontece na cidade de Piancó com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, no caso com extensão também em Itaporanga. As secretárias Magnady Lacerda (Conceição), Nena Pinto (Boa Ventura), Mônica (Pedra Branca), Adelânia (Aguiar), dentre outros participaram do evento.
Confira as especialidades que poderão ser implantadas em Itaporanga: Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetra, Gastroenterologia, Mastologia, Ortopedia, Traumatologia, Pediatra, Psiquiatra, Urologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia. Serão utilizados recurso federias deliberados por cada município, definidos globalmente em cada estado a partir da aplicação de critérios e parâmetros de programação ambulatorial e hospitalar, respeitado o limite financeiro estadual, bem como da definição de referências intermunicipais na PPI.
Dessa forma, o limite financeiro por município deve ser gerado pela programação para o atendimento da própria população, deduzida da necessidade de encaminhamento para outros municípios e acrescida da programação para atendimento de referências recebidas de outros municípios. Confira os municípios que participaram: Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Diamante, Ibiara, Igaracy, Curral Velho, Nova Olinda, Pedra Branca, Santa Inês, Santana dos Garrotes, Santana de Mangueira, São José de Caiana, Serra Grande. (com Ascom)

Nenhum comentário: