sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Demonstrando união e força vereadores da região discutem criação de associação para lutar pelos interesses do Vale do Piancó

Cerca de 50 Vereadores de 16 municípios [dos 20] da região do Vale do Piancó estiveram presentes no encontro regional, nesta sexta-feira (08), na Câmara Municipal de Itaporanga para discutir a criação de uma associação regional da classe. De forma coesa e unidos os parlamentares-mirins do Vale declararam favoráveis à constituição da entidade por entender que a região precisa ser melhor representada diante dos poderes constituídos. O que lamentavelmente não tem acontecido.
Entretanto, desde a renovação que o eleitorado regional, acima dos 150 mil, deu nas eleições municipais do ano passado uma turma com vontade de trabalhar e representar o povo como este espera tem dado seu recado desde a posse, em janeiro passado. Tratam-se de homens e mulheres que não tem medido esforços no sentido de defender o desenvolvimento regional e o bem-estar dos valepiancoenses. E para embalar essa vontade de trabalho é que foi sugerido por um grupo de Vereadores a criação de uma associação.
A entidade, que a título de sugestão e aprovado pela plenária será denominada de AVEVAP (Associação dos Vereadores do Vale do Piancó, deve ser oficializada nos próximos trinta dias e entrará em funcionamento legal logo em seguida. A intenção dos Vereadores é fortalecer as Câmaras Municipais, assim como foi feito décadas atrás no âmbito das prefeituras, com a criação da AMVAP (Associação dos Municípios do Vale do Piancó).
Com a associação, o Vereadores ganham mais força para reivindicar projetos e ações dos governos Estadual e Federal. O presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, Jacklino Porcino (PMDB) ficou muito satisfeito com o resultado desse primeiro encontro que superou as expectativas, fruto de muita articulação e do interesse dos demais pares em lutar por objetivos comuns à todos. "Estamos dando uma demonstração de união e força ao criarmos esta importante ferramenta que será um marco na região", disse.
Logo na abertura dos trabalhos, coordenado pelo signatário do blog, foi composta mesa com  participação do ex-prefeito de Itaporanga e atual presidente nacional dos frentistas, Antônio Porcino; o gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, executivo Miguel Anselmo; o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Itaporanga, empresário Severino Soares de Araújo; o presidente do Sindicato, José Inácio; a vereadora Helena Fernandes, de Pedra Branca; além do próprio Jacklino Porcino (na foto abaixo).
O ex-prefeito Porcino, quando do uso da palavra, parabenizou à todos pela iniciativa e disse que ali nascia uma grande entidade que representará mais de 200 mil habitantes, com força e voz perante governos e instituições. "Vocês estão de parabéns por essa corajosa e brava iniciativa, companheiros. Aqui nasce uma entidade importantíssima para lutar e defender os interesses da região, de quase duzentos mil habitantes. Juntos, vocês tem força para dizer em alto som o que queremos para nossa região", declarou.
O vereador Issac de Carvalho, presidente da Câmara de Olho D'Água, fez um discurso enfatizando a independência que o Poder Legislativo deve ter perante o executivo, mesmo que seja ele presidido por um aliado do prefeito de plantão. "Só assim companheiros teremos respeito perante eles e o povo. Temos que cobrar o repasse regular do duodécimo, dentre outras medidas obrigatórias, que em muitos casos são relevado por sermos aliados do chefe do executivo. E não é desse jeito que a coisa anda", pontuou.
Já o vereador Rênio Macedo, presidente da Câmara de Santana dos Garrotes, falou do sofrimento que a região atravessa, desde algum tempo atrás, por falta de representatividade política. "Cadê os deputados representantes do povo dessa região, que está esquecida? cadê o poder público [estadual] para resolver problemas do nosso município, como a seca que causa dor no sertanejo? É por isso, que estamos hoje reunidos. Para organizados lutar em defesa do nosso povo".
 
Ex-prefeito Porcino parabeniza vereadores e Issac defende independência do Poder Legislativo 
Outros vereadores, a exemplo de Vicente Júnior (Emas) e Ubiramar (Itaporanga), também usaram da palavra para cobrar mais atenção dos poderes constituídos com o setor educacional. "Não é possível que iremos continuar vendo o governo implantar cursos superiores nas demais regiões e excluindo o Vale do Piancó. A partir de agora estaremos unidos na defesa de uma educação e uma saúde melhor em nossa região, assim como está acontecendo na região de Cajazeiras, Cariri, Curimataú, etc", disse Ubiramar. O vereador Dr. Júnior, do município de Boa Ventura, discorreu oportunamente sobre os desgaste que o povo do Vale do Piancó tem para se dirigir à Patos ou Campina Grande em buscar de resolver problemas com órgãos, como a Receita Federal. "Por quê o Vale do Piancó não tem uma agência avançada da Receita? do Sebrae? dentre outros. Porque falta representação política. Mas, vamos tentar mudar essa penúria que o Vale passa pois é atrás de nós que eles (políticos) vem durante as eleições", tascou.
Após as falas, foi dada uma pausa de cinco minutos para um lanche e, em seguida, os trabalhos continuaram com a parte temática do encontro. Quando foram decidida a localização da sede da entidade, que ficará em Itaporanga, bem como, a formatação do estatuto e sua formalização, que ficará sob a responsabilidade de uma comissão formada para elaborar os detalhes. Ficou decidido, ainda, que essa comissão irá se reunir na próxima sexta-feira (15), em Itaporanga, para junto com assessoria jurídica embasar o arcabouço. E no próximo dia 08 de março haverá uma assembléia geral dos Vereadores da região para aprovar o estatuto e eleger uma diretoria definitiva para a entidade. "Não queremos que essa associação funcione apenas no papel, pelo contrário, queremos uma entidade ativa. Tenho certeza que essa associação irá dar uma unidade maior para a nosso região quando o assunto for a luta pelos anseios da nossa gente. Vamos fortalecer não só as Câmaras Municipais da região, mas teremos mais representatividade na hora de exigir que as reivindicações da população sejam executadas", comentou Jacklino Porcino.
A Comissão Provisória (com alguns membros na foto acima) que irá elaborar os estatutos e formalizar oficialmente a entidade, está composta pelos seguintes vereadores: Jacklino Porcino - presidente da Câmara de Itaporanga; José Gervázio Júnior (Boa Ventura); José Braulio de Sousa Júnior - presidente da Câmara de Piancó; Damião Alves de Sousa - presidente da Câmara de Ibiara; Damião Clementino da Silva - presidente da Câmara de Igaracy; Vicente Júnior Paulo Rufino (Emas); Francisco Geneton de Caldas - presidente da Câmara de Pedra Branca; Marcílio Ildison Lacerda - presidente da Câmara de Conceição; Issac de carvalho Veras - presidente da Câmara de Olho D'água; Alan Deivid Martins Gomes - presidente da Câmara de Diamante; Rênio Macedo de Araújo - presidente da Câmara de Santana dos Garrotes; Francisco Inácio - presidente da Câmara de Santana de Mangueira; Dedé de Lula - presidente da Câmara de Nova Olinda - Francisco Barbosa - presidente da Câmara de Aguiar; e Ronildo Silva - presidente da Câmara de São José de Caiana.

Nenhum comentário: