sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Deputados estão criando regiões metropolitanas sem critérios na Paraíba

Virou brincadeira. A apresentação de projetos de lei complementar propondo a criação de regiões metropolitanas na Paraíba virou 'febre' na Assembleia Legislativa da Paraíba. Cada deputado que queira 'mostrar serviço' para os municípios que integram a sua base eleitoral e apresentem seus projetos. A ideia é agrupar municípios por região para estabelecer parcerias e viabilizar resoluções de problemas comuns, facilitar a captação de recursos etc. 
O problema é que as iniciativas na maioria das vezes, quando aprovadas, não passam do papel, e podem ocorrer de forma indiscriminada, até mesmo repetindo municípios em mais de uma região, sem que o parlamentar acompanhe, posteriormente, a implantação do seu projeto e busque benefícios para sua região. Logo haverá mais regiões metropolitanas que municípios na Paraíba.
O deputado Domiciano Cabral (DEM) apresentou projeto na ALPB que institui a Região Geoadministrativa de Solânea, com 15 municípios, entre os quais o de Araruna. Já a deputada Olenka Maranhão (PMDB) propôs criar a Região Metropolitana de Araruna, composta por seis cidades. Das seis, quatro estão na propositura de Domiciano.
As metropolitanas - Sousa, Itabaiana, Vale do Mamanguape, Cajazeiras, Esperança, Vale do Piancó, Barra de Santa Rosa, Guarabira, Patos, Campina Grande e João Pessoa são algumas das cidades que sediam as regiões metropolitanas que se tem notícia de terem passado na ALPB.

Nenhum comentário: