sábado, 2 de março de 2013

Jacklino revela que Ubiramar, Hélio, Jailson e Ivanilto, querem aumentar próprios salários mas se negam ao reajuste do funcionalismo municipal.

Como podia-se perceber o clima já estava tenso e a tendência era esquentar mais ainda. E o projeto do Executivo voltou ao meio fio causando uma nova discussão. Até o vereador Hélio do Bar (PTB), que como relator da CRJ deu parecer e acordou para que se o Executivo não enviasse a documentação exigida voltou atrás ao pedir para que a matéria fosse colocada em pauta porque agora já estava entendendo do assunto. 
No entanto, Jacklino manteve a decisão de retirar a matéria de pauta gerando um protesto da parte de Ubiramar. "Protesto, Senhor Presidente, contra o seu autoritarismo por retirar uma matéria de pauta... Não estou aqui pra defender prefeito A ou B. Tenho compromisso com a comunidade de Itaporanga. Hoje, teve uma importantíssima matéria retira de pauta por decisão de uma minoria. Quem vai julgar isso será o povo. O meu compromisso é com o povo. E o que for bom pro povo, estou aqui pra representá-lo", disse Ubiramar.
"A Presidência da CRJ pediu e a Mesa acatou a retirada de pauta da matéria. Se essa documentação chegar amanhã, votaremos imediatamente por uma questão de bom senso. A secretária se comprometeu nesse sentido e não terá coragem de vir aqui e dizer o contrário. O próprio vereador Ubiramar disse na reunião - 'se ela não trouxer, não votamos', e agora muda de palavra. Aqui não se trata de fazer oposição, mas fazer o que é certo", disse Jacklino. Em seguida, Ubiramar chamou Jacklino de autoritário e arrogante, esquentando o debate: "Quero que registre em ata que o projeto foi retirado de pauta por contra própria do presidente, por seu autoritarismo e arrogância". 
Logos depois, da tribuna, Ricardo Pinto disse que deixara de ser Chefe de Gabinete em março de 2012, contrariando afirmativa de Ubiramar, e pediu que os vereadores da bancada de situação descesse do palanque, e ao relatar episódio ocorrido com Ubiramar quando Djaci era secretário estadual [governo Cássio] o petebista retrucou dizendo que o resultado não foi o esperado porque tinha as 'costas largas'. "O prefeito Djaci, quando era secretário estadual, não lhe demitiu [da Secretaria de Desenvolvimento Humano] porque não quis...", disse Ricardo. "Não, foi porque eu tinha as costas larga!", rebateu Ubiramar. "Vixe, será que era mais do que a do governador [Cássio]", replicou Ricardo.
Ao final da sessão, o plenário ficou boquiaberto e estarrecido com uma revelação feita pelo presidente da Casa concernente aos bastidores do Legislativo-Mirim, envolvendo vereadores da bancada de situação diante da reprovação de requerimentos pedindo reajuste para o funcionalismo municipal: "Eu acho interessante, ouvi atentamente as palavras do nobre vereador Ubiramar para dizer que o presidente desta Casa usa do autoritarismo, por retirar de pauta tal projeto, e é arrogante. Mas, agora mesmo, ele acabou de dá a maior prova de quem verdadeiramente é arrogante, quando diz que o prefeito Djaci não lhe demitiu porque tinha as 'costas largas'. Isso é ou não arrogância?", disparou Jaklino para um plenário em silêncio e atento às suas palavras.
"Outra prova grande de hipocrisia do vereador Ubiramar é quando diz estar aqui pra defender os interesses do povo. Dá uma prova maior de arrogância, quando vota contra reajuste de servidores públicos municipais e pede aos demais vereadores, por se dizer líder já que oficialmente é Nené de Adailton (PSB), para acompanhá-lo no voto, derrotando iniciativas que visam beneficiar a população. Isso é ou não é arrogância? Você, Ubiramar, vota contra reajuste do funcionalismo municipal e isso não é picuinha? Requerimento pedindo abertura de PSF, auxílio funeral, etc, e isso não é picuinha política?", falou um contundente Jacklino.
Jacklino finalizou seu raciocínio com uma revelação que deixou, como disse, boquiaberto os presentes na sessão: "Todos tem o direito de julgar os atos aqui praticados por nós. Então, o nobre vereador usou da tribuna pra dizer que estava defendendo os interesses do povo, mas votando contra reajuste para os funcionários? Tá beneficiando quem? Do mesmo jeito o vereador Ivanilto, que diz defender o povo, mas vota contra o mesmo. Então, aproveito a oportunidade para tornar público que os vereadores da situação: Ubiramar, Hélio do Bar, Jailson e Ivanilto, assinaram um abaixo-assinado pedindo, olha só que interessante, reajuste para seus salários. E isso há apenas dois meses como vereadores".
"Quero que a população saiba disso. Não vejo aqui nenhum dos senhores pedindo reajuste pros servidores municipais, mas já querem aumentar seus próprios salários. E o povo? Cadê a defesa do povo? Cadê os interesses do povo? Isso é uma prova que vocês, estão, realmente, defendendo os interesses do povo?", ironizou Jacklino Porcino diante do silêncio dos vereadores e do público presente à sessão.

Nenhum comentário: