terça-feira, 12 de março de 2013

Deputado revela que pesquisa traz o senador Cássio Cunha Lima em 1º lugar, seguido por Vené, Agra e RC na disputa pelo governo em 2014.

Cássio, Veneziano, Agra e RC
O assunto se tornou recorrente entre deputados, tanto governistas, quanto oposicionistas, na Assembléia. A revelação veio do deputado Raniery Paulino que teria obtido resultado de uma recente pesquisa, realizado no Estado, que mostrou o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na liderança da disputa pelo Governo em 2014, na amostragem espontânea.
Ainda pela pesquisa, Cássio é seguido de perto pelo ex-prefeito Veneziano. Em terceiro, viria o também ex-prefeito Luciano Agra. O governador Ricardo Coutinho estaria em quarto lugar. Na pesquisa, computando apenas João Pessoa, Agra praticamente empatado com o senador Cássio em primeiro. Já em Campina Grande, Cássio e Veneziano lidera num empate técnico.
No interior, há uma tendência de crescimento do governador. Mas, mesmo assim, ainda estaria oscilando entre o segundo e o terceiro lugar, na amostragem espontânea, revezando com Veneziano em algumas localidades. Cássio seguiria bem em todos os cenários. Na maioria das regiões do interior, Agra viria apenas em quarto lugar. 
A pesquisa, obviamente, não tem qualquer valor para as eleições do próximo ano, até porque não estamos dentro do processo eleitoral, mas, caso os números sejam realmente verdadeiros, conforme apurou o deputado, mostra o atual humor do povo paraibano em relação aos quatro principais atores para a disputa de 2014. A surpresa de fato é o desempenho do governador. É improvável que os quatro sejam candidatos. Até os aliados do governador entendem que o senador tucano não será candidato. Um estudo do advogado Marcelo Weick, feito sob encomenda para o governador, mostraria a inelegibilidade de Cássio para 2014. Mas, Cássio pode ser, novamente, o grande eleitor do pleito.
Também tem crescido os rumores quanto à formação de uma terceira via, que seria capitaneada pelo PT, PP e PSC, afora outras legendas aliadas. Nesse cenário, poderia figurar então a candidatura de Luciano Agra, ainda sem partido. Já Veneziano está confirmado como candidato pelo PMDB, enquanto RC assumiu seu projeto de reeleição. Mas, como dito, trata-se de uma amostragem sem cunho científico, considerando a distância até as eleições. Até lá, obviamente, o governador RC, até pela força da máquina, terá como catapultar sua candidatura. Mas, a verdade é que, pelo menos a preço de hoje, ainda continua intensa sua reeleição, especialmente nos grandes colégios eleitorais. (HelderMoura) 

Nenhum comentário: