sábado, 16 de março de 2013

PB é 1º no NE em servidores no governo mostra pesquisa do IBGE revela que 87.694 pessoas estão ocupadas nas administrações direta e indireta

A Paraíba é o Estado do Nordeste com o maior número de servidores por habitante na administração pública estadual. De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística, 87.694 pessoas estão ocupadas nas administrações direta e indireta, o equivalente a 2,3% da população paraibana. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2012, divulgados ontem pelo IBGE. A pesquisa leva em consideração os quantitativos de pessoal ocupado por vínculo empregatício relacionado a estatutários, celetistas, comissionados, estagiários e sem vínculo permanente. Os dados foram fornecidos pelo governo do Estado em 2012. Nos vizinhos Pernambuco e Rio Grande do Norte, o percentual de servidores por habitantes é de 1,9% e 1,7% respectivamente. Os Estados do Ceará (0,7%) e da Bahia (0,9%) apresentaram os menores percentuais de pessoas ocupadas em relação à população residente em todo o país. 
De acordo com pesquisa, 85,9% do total de pessoal ocupado no serviço público estadual na Paraíba está vinculado à administração direta, enquanto 14,1% exerce atividades na administração indireta. Os dados da Estadic 2012 também revelou que o quadro de recursos humanos da administração direta é composto, em sua maioria, por servidores estatutários que abrangiam o montante absoluto de 44.276 pessoas, representando 58,8% do total. Os resultados confirmaram também que a segunda maior modalidade contratual é a de pessoal sem vínculo permanente, a qual correspondia a 35,7%, ou seja, 26.892 pessoas.
A pesquisa também mostrou dados relacionados ao nível de escolarização dos servidores: 29,5% deste contingente apresenta nível superior ou pós-graduação, totalizando 22.229 pessoas; outros 67,4%, com nível fundamental e médio, com 50.810 pessoas. Já outras 2.247 pessoas não possuem instrução. De acordo com o Sagres do TCE, o número de servidores em setembro do ano passado no serviço público estadual era de 112,8 mil. Os dados da pesquisa, segundo o IBGE, foram recolhidos durante todo o ano de 2012 junto à Secretaria de Administração do Estado.
A Secretaria de Comunicação do Estado disse que possui atualmente 114 mil servidores, conforme dados de fevereiro de 2013. “Com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, estamos dentro do limite prudencial, de acordo com a última publicação do relatório, ocorrida em janeiro de 2013”, disse o secretário de Comunicação, Paulo André Leitão. O governo não explicou a diferença entre os dados do IBGE e do Sagres.

Nenhum comentário: