terça-feira, 30 de abril de 2013

De forma pacífica e com apoio de motoristas, Avevap fecha BR-361 pra pedir implantação de IML, campus da UEPB e funcionamento UTI/HRP.

De maneira pacífica e recebendo apoio, inclusive, dos próprios motoristas a Avevap (Associação dos Vereadores do Vale do Piancó) promoveu na manhã de hoje uma importante manifestação com objetivo de cobrar do Governo do Estado mais respeito e atenção para com o povo desta região. A entidade pede a implantação de uma unidade do IML, de um Campus da UEPB e o funcionamento da UTI do Hospital Regional de Piancó, demandas estas que se faz urgente para atender uma população estimada em mais de 200 mil habitantes e que congrega vinte municípios. 
O protesto aconteceu na BR-361, na altura do triângulo de acesso ao municípios de Olho D'água, que foi fechada por cerca de três horas, com liberação para passagem dos veículos em intervalos de 15 minutos. Porém, ambulâncias e veículos particulares com pessoas doentes tinham passagem livre. O movimento teve a participação de vereadores de todos os municípios da região, com presença em massa dos presidentes de câmaras e contou com apoio de vereadores da cidade de Patos, além de entidades de classe, Maçonaria, professores e estudantes. 
Durante o tempo em que a rodovia era fechada, a cada 15 minutos, os próprios vereadores percorriam de veículo em veículo entregando o panfleto informativo do movimento explicando sobre as reivindicações. Os motoristas, motoqueiros e passageiros, compreenderam a necessidade do movimento e externaram apoio a entidade. O presidente da Avevap, vereador Jacklino Porcino (presidente da Câmara de Itaporanga) disse que outras manifestações deverão ser realizadas enquanto nenhuma dessas ações reivindicadas pelo movimento não chegarem na região, além de outros pleitos que os vereadores continuarão cobrando. 
Para o vereador Isaac Carvalho, presidente da Câmara de Olho D'água, o movimento foi realizado como um alerta aos governantes e com muita responsabilidade. já o vereador Rênio Macedo, presidente da Câmara de Santana dos Garrotes, disse que todos os vereadores irão a audiência pública do Orçamento Democrático, na próxima sexta-feira, em Itaporanga, falar sobre os pleitos diretamente com o governador. O vereador Vicente Ramos, de Conceição, informou que todas as câmaras enviaram representantes e o movimento foi considerado positivo.
O vereador José Braúlio Júnior, presidente da Câmara de Piancó, afirmou que amanhã, 1º de maio, durante a abertura do Poeirão 2013, em Itaporanga, a Avevap vai cobrar dos deputados e senadores presentes que também se integrem na causa dos vereadores para que estas e outras ações sejam efetivadas o mais rápido possível.  Por sua vez, o vereador Branco, presidente da Câmara de Ibiara, deixou claro que a classe não vai parar um só minuto que cobrar melhorias para a região. Enquanto, o vereador Alan Deivid, presidente da Câmara de Diamante, disse está é uma maneira de dizer aos nossos governantes que o povo dessa região quer mais respeito e atenção. 
O vereador Charles, presidente da Câmara de Aguiar, lembrou que as reivindicações cobras pela Avevap são de extrema importância para a região e precisam ser atendidas o mais breve possível. O vereador Vicente Júnior, do município de Emas, pontuou que o Vale do Piancó não quer mais promessa e sim realizações, com o campus universitário, o IML e a UTI. O vereador Dr. Romero Jucá, da cidade de Patos, também usou da palavra e disse que estava ali para prestar total apoio à classe e ao movimento, por considerar um fato inédito a união dos parlamentares-mirins em prol de benefícios para uma região. 
Enfim, o movimento contou com apoio da Polícia Militar teve a participação de cerca de 130 vereadores  da região, que, no final, assinaram um documento que será entregue ao governador na próxima sexta-feira em Itaporanga.
 Os veículos tinham passagem liberada a cada 15 minutos; vereadores de Patos apoiando o movimento...





Nenhum comentário: