sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pólo UAB-Itaporanga presta homenagem ao ex-prefeito Porcino pela grandeza de investir na melhoria da educação de Itaporanga e do Vale.

Responsável em 2008 pela implantação do Pólo Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Itaporanga, que hoje tem mais de 1.500 alunos matriculados em diversos cursos superiores - da UFPB e UEPB - o ex-prefeito Antônio Porcino, quando era prefeito, deixava assim sua marca como timoneiro na luta pela melhoria do setor educacional na região. O Pólo UAB-Itaporanga também está de luta com a perda do seu mais audacioso incentivador:
"É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do ilustre, amigo, parceiro e idealizador de ideias futuristas a nossa querida Itaporanga. Um homem de visão que soube como ninguém ser um ícone e uma referência no que tange o progresso educacional de nossa terra.
Talvez muitas pessoas não têm conhecimento, mas o Polo de Apoio Presencial de Itaporanga, vinculado ao sistema Universidade Aberta do Brasil, visto como uma unidade operacional, que viabiliza o acesso a educação superior na modalidade a distancia, em nossa cidade, concedendo aos alunos todo o vale do Piancó e região o tão sonhado curso superior. Uma iniciativa ousada e brilhante do saudoso ex-prefeito Antônio Porcino Sobrinho. 
Antonio Porcino não mediu esforços, que após a propositura do projeto do então vereador Audiberg Alves, em agilizar a implantação do Polo da UAB, encaminhou ao MEC o Termo de Adesão ao Programa, seguido do projeto que após aprovação, foi celado um acordo de cooperação entre a Prefeitura/MEC/CAPES, compartilhando responsabilidades, onde coube ao município, a cessão do espaço físico, a aquisição de equipamentos, mobiliários, livros, recursos humanos e manutenção. 
Desta forma, ficam evidentes as intenções educacionais do Ilustre Porcino: melhorar a qualidade do ensino no município, trazer o progresso educacional para Itaporanga. E recordando as palavras de Dom Helder Câmara “Sonhar sozinho é apenas um sonho, mas sonhar coletivamente é uma realidade transformadora”. E realmente esta realidade foi se transformado a partir da vontade política de um gestor municipal em fazer a diferença, tornando-a um ponto de partida para uma nova história na educação do município com a criação do Pólo, dando a muitos jovens, que não teriam oportunidade de fazer um curso superior, as ferramentas básicas para essa transformação.
Não poderíamos deixar de prestar essa homenagem a esse grande homem, grande parceiro do Polo de Itaporanga. Um homem de coragem, que abraçou a causa de muitos e fez historia em nossa Pedra Bonita. Pois, cada aluno que concluir seu tão sonhado curso se lembrará que alguém sonhou antes e não se deteve a realizá-lo.
Que Deus possa lhe acolher na morada eterna.. 
A nós fica a saudade e o exemplo de um grande homem.
Aqui deixamos nossa gratidão:
Coordenadora, Tutores, Servidores e Alunos do Polo UAB de Itaporanga".

Nenhum comentário: