sábado, 13 de junho de 2015

MPF investiga 'conluio' na compra de patrulhas mecânicas por 50 prefeituras da PB

O Ministério Público Federal está investigando dezenas de licitações públicas feitas por prefeituras paraibanas para aquisição de patrulhas mecânicas, com recursos viabilizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nos últimos quatro anos o Governo Federal repassou cerca de R$ 80 milhões para a compra dessas máquinas. 
O Procurador da República Djalma Gusmão Feitosa foi quem converteu um procedimento preparatório em "inquérito civil para apurar diversas irregularidade, notadamente conluio em procedimentos licitatórios, em aquisição de patrulhas mecanizadas pelas prefeituras do Estado da Paraíba em decorrência de recebimento de verbas de repasse federais para esta finalidade".
Para não atrapalhar as investigações, o MPF não adiantou os municípios envolvidos nas supostas irregularidades, mas a apuração deve chegar a 50 cidades. O kit da patrulha é composto por retroescavadeira, motoniveladora, caçamba, caminhão-pipa, trator e carregadeira. Os equipamentos são destinados à construção de melhorias das estradas vicinais e barreiros para armazenamento de água.
Várias prefeituras do Vale do Piancó adquiriram maquinários durante o período e podem estar na relação de investigadas.

Nenhum comentário: