quarta-feira, 9 de setembro de 2015

História: Rainha Elizabeth II se torna monarca a ocupar mais tempo trono britânico; Recorde era de sua tataravó, Vitória, que reinou por 63 anos e 216 dias. Elizabeth II foi coroada em 1953, aos 25 anos, após a morte de seu pai.

Rainha Elizabeth II chega ao Parlamento britânico usando a coroa imperial. O discurso da rainha marca o início do ano parlamentar britânico (Foto: Suzanne Plunkett/AFP)
A rainha Elizabeth II se torna nesta quarta-feira (9) o monarca a ocupar o trono britânico por mais tempo. Precisamente a partir das 13h30, pelo horário de Brasília, ela supera o reinado de sua tataravó, a rainha Vitória, que permaneceu no trono por 63 anos e 216 dias, entre os anos de 1837 e 1901.
Coroada no dia 2 de junho de 1953, a soberana de 89 anos ocupa o trono do Reino Unido e outros 15 reinos, entre eles Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Jamaica, e no passado também foi a monarca da África do Sul, Sri Lanka, Paquistão e Nigéria.
Na semana passada, a casa da moeda do Reino Unido lançou uma edição especial de moedas para comemorar o feito de Elizabeth II. A peça de prata, com um valor de 20 libras (cerca de R$ 112), mostra os cinco retratos de Elizabeth II que apareceram em moedas e notas britânicas desde sua coroação.
O reinado de Elizabeth II "será recordado como um feito impressionante, permanecer de maneira segura no trono ao longo de um período de tremendas mudanças sociais e econômicas", diz à AFP Andrew Gimson, autor do livro "Gimson's Kings and Queens: Brief Lives of the Monarchs since 1066" ("Reis e Rainhas de Gimson: Breves Vidas dos Monarcas desde 1066").
Apesar de ser a monarca de mais idade no mundo depois da morte do rei saudita Abdullah, aos 90 anos em janeiro, ela não é a pessoa que está há mais tempo na função. Esta honra corresponde a Bhumibol Adulyadej, de 87 anos, rei da Tailândia desde 1946.

Árvore genealógica da família real britânica (Foto: Arte/G1)
Trajetória - Elizabeth Alexandra Mary - apelidada de "Lilibeth" por sua família - era a terceira na linha de sucessão ao trono, atrás de seu tio Edward, príncipe de Gales, e seu pai Albert, duque de York.
Nasceu em abril de 1926 e foi criada por tutoras. Se mudou ao palácio de Buckingham em 1937, quando seu pai foi coroado, depois que seu tio Edward VIII abdicou ao trono para se casar com a divorciada americana Wallis Simpson. No fim da Segunda Guerra Mundial, aos 18 anos, se integrou às Forças Armadas como motorista.
Em novembro de 1947 se casou com seu primo em terceiro grau, o comandante naval Philip Mountbatten, que renunciou aos seus títulos de príncipe da Grécia e da Dinamarca para se casar. Seu primeiro filho, o príncipe Charles, nasceu em 1948. Foi seguido pela princesa Anne, em 1950, pelo príncipe Andrew em 1960 e pelo príncipe Edward em 1964.
Elizabeth II se tornou rainha com apenas 25 anos, após a morte repentina de seu pai, o rei George VI, em 1952. Antes disso, em seu 21º aniversário, prometeu dedicar sua vida ao império britânico em um programa de rádio na Cidade do Cabo, onde viajava com sua família.
"Declaro a todos vocês que toda a minha vida, seja longa ou curta, estará dedicada a vosso serviço e ao serviço de nossa grande família imperial à qual todos pertencemos", prometeu.
Quando ascendeu ao trono, Winston Churchill era primeiro-ministro, a Índia havia acabado de conseguir sua independência e a Grã-Bretanha ainda governava em partes da Ásia e da África.
Desde então, se converteu em um símbolo de constância que atravessou a desintegração do império, a Guerra Fria, as mudanças sociais do pós-guerra e dos anos 60, e a chegada da era digital, com a abertura de uma conta no Twitter.
Os tempos mudaram e a popularidade da monarquia sofreu altos e baixos, mas a rainha sempre foi uma figura popular, possivelmente a mulher mais reconhecida do mundo.

Sucessão - O recorde de reinado de Elizabeth II significa que agora há três gerações de futuros monarcas na lista de herdeiros, algo que não acontecia desde a morte de Vitória.
O filho mais velho da rainha, o príncipe Charles, de 66 anos, é agora mais velho que a idade de aposentadoria britânica. Ele é o herdeiro que passou mais tempo na função na história britânica, pois ostenta a honra desde os três anos.
A ordem de sucessão tem em segundo lugar o filho mais velho de Charles, o príncipe William, neto da rainha, de 33 anos. Em terceiro vem o filho mais velho de William, bisneto da rainha, o príncipe George, que completou dois anos em julho (veja abaixo árvore genealógica da família real).
Coroação da rainha Elizabeth II foi em 2 de junho de 1953 na Abadia de Westminster (Foto: AP Photo) O Palácio de Kensington, residência oficial do príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, divulgou nesta quinta-feira (9) as fotos oficiais do batizado da filha do casal, a princesa Charlotte, realizado no último domingo (5) (Foto: Reprodução/Instagram/Kensington Palace)
Coroação e a Rainha ao lado da família no batizado de sua bisneta, a princesa Charlotte.
Década de 1950: No dia 2 de junho de 1953 a rainha é coroada quase 16 meses após a morte de seu pai, num momento em que o país se reerguia da Segunda Guerra Mundial. A cerimônia, na abadia de Westminster, é transmitida ao vivo no rádio e na televisão em 44 línguas.
Década de 1960: Em 1965 a rainha fez uma visita histórica à Alemanha, sendo o primeiro monarca britânico a visitar o país em 52 anos.
Década de 1970: A rainha recebe o imperador Hirohito do Japão em 1971, em sua primeira visita à Grã-Bretanha desde a Segunda Guerra Mundial.
Em 1977, celebra seu jubileu de prata (25 anos no trono), acompanhado por 500 milhões de espectadores na televisão. Os "Sex Pistols" estragaram em parte a festa com a canção "God Save The Queen", primeira afronta real à monarquia, chamada de "regime fascista". A capa do álbum mostra a rainha com os olhos e boca vendados.
Em 1979 recebe no palácio Buckingham a primeira premiê mulher, Margaret Thatcher e no mesmo ano se torna a primeira soberana da Grã-Bretanha a viajar ao Oriente Médio.
Década de 1980: Como chefe da Igreja na Inglaterra, a rainha recebe no palácio de Buckingham a visita do papa João Paulo II em 1982, que é a primeira visita de um Papa ao país em 450 anos. No ano seguinte, concede Ordem de Mérito à Madre Teresa de Calcutá, em Nova Déli, na Índia. Realizou a primeira visita oficial de um monarca britânico à China, em 1986.
Década de 1990: A rainha visitou lugares nunca antes imagináveis, como Hungria, Rússia, Polônia e República Checa. Também esteve com o presidente da África do Sul, Nelson Mandela, em visitas de Estado reciprocadas realizadas em 1995 e 1996. Em 1997 lançou o primeiro site da Monarquia Britânica. Em 1999, abriu órgãos constitucionais descentralizados no País de Gales e na Escócia.
Década de 2000: celebra seu jubileu de ouro (50 anos no trono) em 2002, com um tour pelos países do Commonwealth, como Jamaica, Nova Zelândia, Austrália e Canadá, além de 70 cidades do Reino Unido, e dois grandes shows nos jardins do palácio de Buckingham.
Década de 2010: Visita a Irlanda em 2011, a primeira visita de um monarca britânico ao país desde sua independência. No ano seguinte completa 60 anos no poder e comemora o jubileu de diamante com uma viagem pelo Reino Unido e diversos países do Commonwealth. Em 2014 faz o seu primeiro tweet, para divulgar uma exposição no Museu de Ciências de Londres. 

Nenhum comentário: