sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Piancó: escola desenvolve Projeto de Intervenção Pedagógico Memórias de Ariano

A Escola Ademar Leite no município de Piancó está desenvolvendo o Projeto de Intervenção Pedagógico Memórias de Ariano em prol de nossa arte popular com alunos do 6º ao 9º ano. O projeto tem a intenção de proporcionar o aluno a viajar através da leitura de cordéis, motivando-os a desafiar sua imaginação para escreverem seus próprios folhetos; Despertar o prazer pela leitura e escrita de cordéis aguçando o potencial cognitivo e criativo do aluno.
Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir, focando um gênero o cordel; Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização das ideias; Compreender a função social do gênero cordel e suas características básicas (leitura, produção e diagnóstico da língua). Como também abraçará as manifestações que fazem parte da vida de Ariano Suassuna, esse grande pensador e artista nordestino, idealizador e apaixonado pelo Movimento Armorial, a literatura de cordel, a xilogravura, os repentes, bem como, outros elementos ricos da cultura popular nordestina.
Quanta-feira (16) esteve realizando as primeiras atividades das oficinas de cordel que serão promovidas, o poeta Hosmá Passos Filho. Essas atividades envolveram a leitura do cordel ” O Mundo em Frente e Verso” do poeta J. Sousa de Itaporanga – PB, poemas sobre Ariano Suassuna e de outros temas, como também poemas da coletânea de Hosmá. Um dos objetivos além da leitura foi mostrar a estrutura do cordel e produzir algumas estrofes com os alunos. Durante as oficinas serão priorizados os cordelistas de Piancó e do Vale como forma de valorizar nossos poetas locais e do vale.
Professores Idealizadores: Artunho Araujo , Maria do Socorro Leite ,Maria Lopes Moreira, Rivaldo Andrade, Olga Antonia, Terezinha Fernandes, Ana Maria Silva, Fatima Caldas, Veralucia Fernandes, Amarante Candido, Lucia Braz, Ducilene Gonçalves, Laelson, Antonia Regina(Peta), Margarida Freitas, funcionários e equipe Mais Educação, Prof. Edlene Cristovão, João Filho, Eluzimar Vale. Gestora Escolar: Zilma Casé.

Nenhum comentário: