segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Comando Nacional orienta o fim da greve; Bancários da PB decidem nesta segunda

A greve dos bancários está muito próxima de terminar. Conforme informações repassadas, neste domingo (25), pelo presidente do Sindicato dos Bancários na Paraíba, Marcos Henriques (foto), o Comando Nacional dos Bancários já recomendou a aprovação da proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Ainda segundo Marcos Henriques, restam apenas pendências a definir pelo comando de greve em relação aos bancos públicos, especificamente, no caso da Caixa Econômica Federal (CEF). Os bancários do Banco do Brasil já teriam aceitado a proposta. “Nesse caso as negociações ainda seguem em andamento”, informou diretamente de São Paulo, onde participa desde a semana passada das rodadas de negociação.
O Sindicato dos Bancários na Paraíba promove uma assembleia-geral da categoria nesta segunda-feira (26), às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários. A tendência é que o movimento ponha fim à greve que vai completar 21 dias.

Proposta - A Fenaban procurou o Comando Nacional dos Bancários, neste sábado (24), para apresentar uma proposta global de encerramento da Campanha Nacional 2015. Além dos reajustes de 10% para os salários, para a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e para o piso e o de 14% para os vales refeição e alimentação.
Os banqueiros ainda aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, um dia após a assinatura do acordo, os trabalhadores, compensariam, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.
Para o Comando de Greve, a nova proposta da Fenaban “significa a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados”. Na proposta inicial, que levou os bancários à greve, os banqueiros se negavam até mesmo a repor a inflação do período e tentaram reconstruir um modelo ultrapassado de abono salarial.

Nenhum comentário: