domingo, 22 de novembro de 2015

ICV amplia protocolos de segurança do paciente e abrange cuidados...

Direto de João Pessoa - Visando dar mais segurança ao paciente e estimular a melhoria na qualidade dos serviços prestados, o Instituto Cândida Vargas (ICV) está ampliando os protocolos de segurança do paciente determinados pelo Ministério da Saúde (MS). Para isso será lançado na noite desta terça-feira (17), às 19h15, no auditório do ICV, um guia explicativo com os novos protocolos.
“Já seguíamos os protocolos oficiais do Ministério da Saúde, mas fizemos algumas adaptações a nossa realidade hospitalar e de cunho municipal para melhor beneficiar nossos pacientes e suas famílias”, comenta Patrícia Trindade, gerente de risco e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do ICV.
Ainda de acordo com a gerente de risco do ICV, o MS exige que sejam implantados seis protocolos em torno de identificação correta do paciente, prevenção de quedas, correta higiene das mãos, processo de cirurgia segura, prevenção de erros de medicamentos e prevenção de úlceras de pressão (escaras) e aconselha que essas exigências sejam adaptadas a realidade do hospital.
Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) – Seguindo uma exigência da Anvisa, através do RDC 36/2013, o núcleo de segurança do paciente do ICV foi criado em agosto de 2013 e segue os seis protocolos indicados pelo Ministério da Saúde. Atualmente conta com uma equipe formada por 14 profissionais, sendo três farmacêuticas, 10 enfermeiras e um médico. Pelo cumprimento das resoluções o ICV recebeu recentemente o título de hospital referência em segurança do paciente.

Nenhum comentário: