domingo, 6 de dezembro de 2015

Em plena seca, comporta de açude é aberta e gera revolta em Catingueira; Veja...

Na última sexta-feira (05) a AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado) realizou a abertura da comporta do Açude Cachoeira dos Cegos, localizado no município de Catingueira, gerando uma grande revolta na cidade. O açude que abastece principalmente Catingueira é um grande manancial hídrico com capacidade máxima de 71.887.047 metros cúbicos de água, mas que se encontra com menos de 15 mil (m³), segundo o site da AESA.
Além de abastecer Catingueira, o açude também fornece água para outras cidades, já que vários carros pipas retiram grande quantidade de água diariamente do local para matar a sede de outras pessoas em diversas regiões do estado. A notícia da abertura da comporta deixou a cidade revoltada. Muitas pessoas não aceitam que a comporta do açude fosse aberta já que o Cachoeira dos Cegos está com um nível de água muito baixo. Veja o vídeo: (com Tardeli Pires)

2 comentários:

Unknown disse...

Amigo Ricardo, é bastante pertinente a sua matéria visto que todo o cuidado é pouco com as reservas hídricas. O que tem que ser informado para complementar a sua reportagem é que a finalidade dessa água é abastecer Piancó que já encontra-se com o sistema de distribuição em colapso há 15 dias. Ou seja, em Piancó há 15 dias que não tem água nas torneiras. Só lembrando que apesar de o açude ter sido construído no município de Catingueira pelo eterno Governador Wilson Braga, o açude pertence ao Estado da Paraíba e tem como gestor a Aesa. Quanto à capacidade, tenho certeza que a Aesa tem capacidade técnica para não comprometer o abastecimento das cidades já abastecidas. Parabéns pela matéria e saiba que sou leitor assíduo do seu blog. Forte abraço, amigo Ricardo !

Blog do Ricardo Pereira disse...

Obrigado,amigo Alexandre Vale pela deferência e informação complementar. Também pela audiência no blog, que existe para informar o que interessa e com conteúdo... Abraço!