sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Juiz inaugura sistema de monitoramento por câmeras da cadeia de Conceição...

Foi inaugurada na tarde de ontem (10) um moderno sistema de monitoramento por câmeras na Cadeia Pública de Conceição. Presidida pelo juiz da comarca local Dr. Antônio Eugênio, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades que conheceram in loco o sistema. 
O sistema é composto de sete câmaras instaladas em pontos estratégicos da Cadeia, na parte interna e externa, onde 24 horas todo movimento interno e externo está sendo monitorado e gravado em um moderno sistema de informatização. A partir de uma central e de celulares  o diretor da cadeia pública, pode acompanhar tudo o que acontece em todos os espaços do presídio.
O sistema foi bastante elogiado por todos os presentes, pois vai permitir uma maior segurança dos presidiários, dos próprios policiais e da sociedade em geral, tendo em vista que a cadeia pública é um recinto por onde passam por dias diversas pessoas como parentes dos apenados, advogados, policiais, etc. Outro objetivo do sistema é coibir possíveis atos ilícitos como entrada de armas, celulares, drogas e outros produtos não permitidos ao recinto, bem como acompanhar o comportamento dos presidiários, como possíveis brigas internas.
No inicio da solenidade o diretor do presídio, o Sr. Adelmo Kerle deu as boas vindas aos presentes e agradeceu ao empenho do juiz Dr. Antônio Eugênio, no sentido das ajudas que tem destinado àquela unidade prisional, ajudas estas que tem permitido diversas melhorias, como este sistema de monitoramento com câmera, reforma do telhado, pintura, etc. Na oportunidade o diretor do Presidio agradeceu também a parceria com o Ministério Público Estadual, na pessoa do Promotor de Justiça Dr. Osvaldo Lopes Barbosa, que também tem sido um fiel colaborar das melhorias daquela unidade prisional.
Dr. Osvaldo também falou na solenidade, dizendo da sua alegria em colaborar com as melhorias daquele presídio, dizendo que ali estavam pessoas que precisavam de socialização, de ajuda, e que futuramente seriam devolvidas para a comunidade, e todos deveriam colaborar para que aquele local fosse um lugar de reeducação.
 
Por último, Dr. Antônio Eugenio fez uso da palavra, falando da alegria de trabalhar com Dr. Osvaldo Lopes Barbosa, e que juntos, Ministério Publico, Justiça e Sociedade deveriam trabalhar em parceria para ajudar aquelas pessoas que ali estavam no presídio, cumprindo um castigo, e que mais tarde seriam devolvidas a sociedade. Falou que os presídios precisam ser lugares de humanização, e não somente amontoados de pessoas. Parabenizou o trabalho do Diretor do Presídio, o Sr. Adelmo Kerle, pela sua dedicação. 
Elogiou o projeto de artesanato que desenvolvido naquela unidade prisional, como terapia ocupacional e educacional dos presidiários, que precisam de ressocialização para futuramente voltar a sociedade. Na oportunidade pediu a ajuda de todos para que juntos, possam ajudar neste processo de humanização dos presídios e ressocialização dos apenados.
Diversas autoridades estavam presentes nesta solenidade, como o Prefeito de Conceição, Sr. Nilson Lacerda, o Prefeito de Ibiara, Sr. Pedro Feitosa, o Prefeito de Santa Inês Dr. João Nildo, o Comandante da Policia Militar, Capital Wendell Kelson, o Secretário de Educação de Conceição, Professor Fidelis Mangueira.
No final da solenidade todos foram convidados a conhecer os artesanatos produzidos pelos presidiários. (com Frank Edson)

Nenhum comentário: