sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Conceiçãoense vai patentear sistema de monitramento de velocidade de veículos

Quem não conhece o talento do conceiçãoense Janiedson Gomes de Oliveira, imagina, talvez, que ele seja apenas mais um, neste contingente de pessoas anônimas do planeta terra. Porém, ninguém se engane com o que é ele capaz de fazer com uma ferramenta certa na mão e com uma boa dose de concentração. De simples troca de bico de luz aos mais emblemáticos consertos relacionado à engenharia eletrônica, ele é capaz de criar, modificar e fazer funcionar.
Foi o que aconteceu recentemente com a sua mais nova criação: Sistema de monitoramente de velocidade de ve´culos. Ele passou noites em claro, atrasou todos seus consertos de aparelhos de celulares, especialidade sua, e criou desde a montagem do primeiro componente até o teste final do sistema eletrônico de monitoramento de velocidade de veículos para o kartódromo Jesus Kart, na cidade de Conceição.
A central do sistema, que fica localizada em uma sala especial de transmissão, controla o painel de largada dos veículos. É a partir de um ‘Start’, no modo automático, que a mesa central abre os sinais de largada, ligando e desligando as luzes verde, vermelha e amarela, programa o tempo de corrida, libera a monitoração da velocidade para cada veículo, que faz a contagem das voltas em um painel interno do próprio automóvel.
Cada veículo tem um painel próprio de controle de velocidade e contagem das voltas, durante cada competição. O painel possui um receptor de sinal infravermelho, interligado ao painel de largada. No momento em que o veiculo passa pela barreira, localizada embaixo do painel do semáforo de largada, a mesa faz a leitura, através do sensor do infravermelho e passa as informações para o cronômetro instalado em cada veículo.
 
Mas isso todo leigo pode saber. O que muitos não sabem e dificilmente saberão é montar todo um sistema, absolutamente complexo para quem não tem nenhum curso de formação na área da eletrônica, assim como o próprio Janiedson não tem. Especialista em consertos de celulares, ‘Jani’, como é chamado pela maioria dos seus clientes, foi capaz de criar, começando do zero, um sistema que poucos acreditavam que ele seria capaz de criar.
Alguns equipamentos foram improvisados, a exemplo dos painéis instalados nos veículos, que ele usou de bicicletas de corrida. Os demais equipamentos saíram da cabeça dele, lógico observando exemplos existentes em sistemas já criados. A partir da mesa central de controle até o último sensor instalado nos veículos, Janiedson montou todo o sistema, que será patenteado por ele, em breve. “Ele dedicou muito tempo nesse projeto. Passou várias noites acordado, fazendo testes, atrasou os serviços da loja, mas valeu a pena, porque eu vi no olhar dele a felicidade de mais um feito, quando o projeto estava pronto. Jani é do tipo que quando muitos dizem ser impossível, ele vai lá e faz”, destacou Aninha, esposa do engenheiro eletrônico que nunca sentou em uma cadeira de universidade.
O kartódromo Jesus Kart, visto como um dos maiores empreendimentos da cidade de Conceição, sobretudo do ponto de vista do entretenimento e diversão, fica localizado na comunidade Maria Soares. (Por Gilberto Ângelo)

Nenhum comentário: