quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Tubarão foi capturado por pescadores na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

Um tubarão foi capturado por um grupo de pescadores na praia do Cabo Branco na manhã desta quinta-feira (7). O animal da espécie Ginglymostoma cirratum, mais conhecido como tubarão-lixa, tem aproximadamente dois metros.
De acordo com o analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na Paraíba (IBAMA), Andrei Silva, uma equipe da instituição deve ir até o local onde o tubarão foi capturado para realizar uma vistoria.
Andrei acredita que a captura do tubarão foi resultado de uma pesca acidental, já que se trata de uma espécie ameaçada. “Ele provavelmente ficou preso na rede e para aproveitar a carne, os pescadores o trouxeram”, afirmou.
O tubarão-lixa é uma espécie até comum no litoral brasileiro, de acordo com Andrei Silva que lembrou também que ele é consumível, mas não tão valorizado, além de sua pesca ser proibida. O analista ambiental pediu tranquilidade à população em relação à segurança e destacou que a espécie tem hábitos noturnos e não traz perigo aos banhistas.
Essa espécie de tubarão está ameaçada de extinção – é ovípara (põe ovos) e tem dificuldade de procriar fora de seu habitat.

Nenhum comentário: