sexta-feira, 6 de março de 2020

Após pedido de intervenção em Bayeux, João Azevêdo diz que Estado está pronto para tomar medidas e manter gestão funcionando

O governador João Azevêdo comentou na manhã desta sexta-feira (06) sobre o pedido feito pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) para que o Estado faça uma intervenção junto à Prefeitura Municipal de Bayeux. Apesar da decisão do TCE-PB tomada em plenário, o Estado ainda não recebeu notificação do pedido e só poderá se manifestar oficialmente após a formalização.
Ainda assim, o governador antecipou que “o Governo do Estado estará pronto para tomar as medidas necessárias para manter a gestão funcionando e as pessoas com a assistência, com os serviços que precisam ser prestados, de saúde, educação”.
Em entrevista coletiva concedida à imprensa, João Azevêdo declarou que “assim que a Justiça encaminhar, nós vamos tomar todas as medidas necessárias para fazer com que, primeiro, não haja dissolução de continuidade numa gestão de uma cidade tão importante, quase 100 mil habitantes aqui na região metropolitana. Isso seria o caos administrativo para uma cidade”.
Até o momento não há definição sobre a nomeação de um interventor pelo Governo do Estado da Paraíba para comandar a gestão na cidade de Bayeux. “É uma questão que será tratada a partir da oficialização do processo”, afirmou o governador.
Ele enfatizou ainda que “manter o funcionamento da máquina administrativa de Bayeux vai ser uma tônica assim que nós tivermos e fomos notificados”.
Na última quarta-feira (04), o TCE-PB aprovou, por unanimidade, o pedido de intervenção estadual na Prefeitura Municipal de Bayeux. A decisão decorre da análise de uma inspeção especial de contas realizada no município. 
O relator da matéria, conselheiro André Carlos Torres Pontes, em seu voto, reconheceu os requisitos constitucionais necessários para a medida extrema, diante das graves irregularidades apontadas no relatório da Auditoria.

quinta-feira, 5 de março de 2020

Governo da Paraíba aciona justiça contra a Cruz Vermelha cobrando R$ 52 milhões em ressarcimento por desvio de verbas

O Governo da Paraíba entrou com uma ação de ressarcimento de valores contra a Cruz Vermelha Brasileira cobrando o valor de R$ 52,2 milhões, que teriam sido desviados dos cofres públicos. A ação movida pela Procuradoria-Geral do Estado tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital.
Além da Cruz Vermelha, seis dirigentes da OS também são alvos da ação. São eles: Sabrina Grasielle de Castro Bernardes, Milton Pacífico José Araújo, Ricardo Elias Restum Antonio, Constantino Ferreira Pires, Sidney da Silva Schmid e Saulo de Avelar Esteves.
A Cruz Vermelha administrou o Hospital de Trauma de João Pessoa e as contas dos contratos firmados com a OS são a base da denúncia. 

segunda-feira, 2 de março de 2020

Clã Porcino reacende força de luta em prol do povo com pré-candidatura de Jucelino Porcino a prefeito e embola disputa em Itaporanga

A imagem pode conter: Jucelino Porcino, sentado, mesa e área interna
Vai ficando interessante a corrida eleitoral esse ano pela prefeitura de Itaporanga, claramente aberta para os competidores em potenciais. A novidade que o fim de semana recém-findo nos deu foi a pré-candidatura do audacioso Jucelino Porcino, levando ao tabuleiro a grife do Clã Porcino que alcançou seu ápice com a eleição de seu tio, sindicalista Antônio Porcino, como prefeito (2005-2008) e eleito suplente de senador (Zé Maranhão, em 2002). Antes, já foi vice-prefeito (2001-2004, do ex-prefeito Will Rodrigues)
O Clã Porcino já dispunha da 'Baraúna' Zé Porcino com vários mandatos na Câmara Municipal aonde desempenhou com fervor o mandato de Vereador. Mais tarde, em 2012, teve outro Porcino, desta vez Jacklino, que fez um festejado mandato também como Vereador, vindo a exercer com segurança e capacidade a presidência do Legislativo-Mirim local. Nesse meio tempo, tivemos Paulo Porcino (em 2008) e Zé Porcino (em 2012) como candidatos a vice-prefeito.
Uma das marcas registradas do saudoso ex-prefeito Antônio Porcino, por exemplo, foi a de cumprir o que falava. Porcino não prometia, ele falava, estava dito e cumpria. E fez muito por Itaporanga sem ensejar por promessas vazias. Portanto, a entrada de Jucelino Porcino como pré-candidato ao cargo de prefeito reacende uma força vigorosa em prol do povo que leva preocupação à base de situação, pois ao lançar seu nome pela oposição causa forte baixa no esquema de situação - que elegeu Divaldo em 2016.
Presidente do Sinpospetro, no estado do Mato Grosso, Jucelino é elogiado por sua atuação e capacidade à frente do sindicato dos frentistas e pela condução na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores do setor. Em contato com o Blog, nesta segunda (2), ao lado do irmão ex-presidente da câmara Jacklino, ele disse estar empenhado em mostrar ao povo de Itaporanga que existe uma opção capaz de lutar pelo bem da coletividade e do desenvolvimento do município.
"Quero mostrar que temos uma opção e vamos construir um projeto capaz de retomar a dignidade do povo itaporanguense", pontua. Portano, está pronto e firme pra enfrentar a contenda.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, pessoas andando, carro, quadra de basquetebol e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 15 pessoas, incluindo Jucelino Porcino, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Cartaxo dá prazo até fim do mês para que “aliados” decidam se permanecem no governo

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), deu um ultimato aos partidos que integram o arco de alianças do Partido Verde, na capital. Quem for lançar candidato próprio, terá que entregar os cargos mantidos na prefeitura. A lista de siglas que podem ser abarcadas pela decisão envolve PSDB, que tem Ruy Carneiro como candidato, e o PP, além do SD do vice-prefeito Manoel Júnior.
Cartaxo aponta o dia 30 de março como prazo razoável para a definição do nome por parte dos aliados. “Quero saber quais os partidos vão querer continuar conosco. Vamos aguardar as definições dos partidos. Mas, é natural que vivemos em um processo democrático. Eu não faço nada sem consultar. Vai chegar o momento da decisão. Nesse mês de março vamos ter a decisão de tudo que está sendo feito”, ressaltou.
Na base do prefeito, o que não falta é quem esteja disposto a disputar as eleições. Entre os secretários, a maior movimentação é a de Durval Ferreira (PP). Na sala ao lado, Cartaxo deve esbarrar com muita frequência com Manoel Júnior em busca de votos. Outro que “bate cartão” nos eventos da prefeitura é o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB). Cartaxo garantiu, no entanto, que o candidato sairá das fileiras do PV.
Ou seja, teremos muita gente deixando o governo neste mês.

Henrique Maroja deixa o Cidadania e se filia ao PSL e vai disputar a prefeitura de Santa Rita

O empresário e advogado Henrique Maroja, filho da ex-deputada Estefânia Maroja, acaba de se filiar ao PSL para disputar a prefeitura de Santa Rita. Em 2016, antes de levar uma rasteira do então deputado estadual Janduhy Carneiro, Maroja disputava o segundo lugar nas pesquisas eleitorais.
Maroja estava filiado ao Cidadania, antes mesmo da chegada do governador João Azevedo, mas a cúpula do partido e Ronaldo Guerra não quiseram apostar numa candidatura própria em Santa Rita. É um bom quadro que o partido perde por falta de diálogo e tática eleitoral.

Cícero Lucena deixa em aberto volta à política: “Quem sabe é Deus sobre o amanhã”

Resultado de imagem para cícero lucena entrevista
O ex-senador Cícero Lucena (PSDB) comentou nesta segunda-feira (2) a possibilidade do seu retorno à cena política paraibana. Sempre cotado para as disputas partidárias, Cícero deixou em aberto a sua volta para tentar um cargo eletivo. O Tucano cravou que permanece no PSDB, que sua intenção é se manter fora da política, mas o amanhã pertence a Deus.
“Continuo no PSDB, não sei nem quando é essa janela. Continuo pensando em não participar da vida pública agora sempre reafirmando que muitas vezes a gente tem um plano, mas quem sabe é Deus sobre o amanhã”, declarou. Cícero comentou que a decisão de ficar fora da política é familiar, e pontuou que uma mudança nessa decisão requer uma ‘causa bem maior’.
“Na verdade, a nossa decisão de família é que eu não volte à política então é necessário que haja uma causa bem maior para que justifique o meu retorno” comentou.

Eleições 2020: Governador Azevedo pode não participar de disputa onde tenha mais de um aliado se enfrentando

Resultado de imagem para João azevedo e cidadania aliados
Em Campina Grande o campo das esquerdas deve ter mais de uma candidatura nas eleições deste ano: Ana Cláudia (Podemos), Inácio Falcão (PC do B) e Gustavo Feliciano (PDT), já com projetos na rua, mas o partido do governador João Azevedo, o Cidadania, deve apresentar também um nome na disputa sendo o mais cotado o do secretário Geraldo Medeiros (Saúde).
Esse cenário tende a se repetir em João Pessoa e muitos outros municípios, o que leva o governador a adotar neutralidade aonde a disputa for entre aliados. Na Capital, por exemplo, o vereador Bruno Farias já avisou que o Cidadania terá candidatura própria. Outro partido da base governista, o DEM já lançou o ex-deputado Raoni Mendes como candidato a prefeito. 
Em Cajazeiras, o grupo ligado ao governo deve ter também duas candidaturas: a da ex-prefeita Denise Albuquerque (esposa do ex-prefeito Carlos Antônio), que vai concorrer pelo Cidadania e tem o apoio do deputado Júnior Araújo (que foi vice-prefeito de Denise), e Marcos Campos (PSB) que será candidato apoiado por seu irmão deputado Jeová Campos (PSB), aliado de João Azevedo.
Em Patos, a base aliada do governo deve ter dois candidatos: o deputado Nabor (Republicano) e o deputado Érico Djan (Cidadania). Aguarda-se, portanto, qual será a postura de João diante das postulações de aliados. Uma fonte ligada ao governador, no entanto, avaliou que ainda é muito cedo para tomar decisões. “Vamos aguardar ainda as filiações”, resumiu. 
Mas em alguns casos já certo que o governador não vai se envolver do pleito.

domingo, 1 de março de 2020

Juninho de Lula lança pré-candidatura a vereador e embaralha a disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Itaporanga

Juninho no canto da mesa ao lado do coordenador do GI, Ricardo, ladeados por
Custódio Júnior, Lula da Farmácia, Professor Ivo e Nosman, na Orla do Bessa
Passadas as festas de carnaval as atenções se voltam agora para os próximos trinta dias, que antecedem o prazo final da janela partidária para os detentores de mandatos (Vereadores) mudarem de partido sem que sejam punidos pela legislação em vigor. O mesmo prazo vale para os demais postulantes a algum cargo eletivo nas eleições deste ano.
Em Itaporanga, no Vale do Piancó, uma novidade surgiu neste domingo (1º/3) no tabuleiro da disputa por uma das onze cadeiras na Câmara Municipal. Trata-se da pré-candidatura do jovem Juninho de Lula, filho do comerciante e ex-presidente da câmara Lula da Farmácia. Lula é pré-candidato ao cargo de prefeito, no pleito vindouro. Basta clicar na imagem para ampliar
Com a decisão, a família marca terreno e embaralha a batalha proporcional pela eleição dos 11 (onze) novos vereadores que se transforma numa parada duríssima. A pré-candidatura de Juninho é uma postulação que causa muita preocupação aos atuais vereadores porque se a situação já se configurava com certa dificuldade de reeleição para muitos, a partir de agora, será uma guerra gigantesca.
Chapas de grupos menores, como o GI (Grupo Independente), já estão bem definidas na busca de aumentar sua bancada para ao menos cinco cadeiras no Legislativo-Mirim. Enquanto, os maiores aonde pululam promessas e mais promessas a desconfiança é reinante por saberem da tendência de renovação girando em torno de 7 (sete) vagas na câmara.