sábado, 11 de julho de 2020

Deputado federal Julian Lemos confirma candidatura própria do PSL em Bayeux

O PSL, comandado na Paraíba pelo deputado Federal Julian Lemos, promete chegar forte na disputa eleitoral deste ano. Julian, que é pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, confirmou que na cidade de Bayeux, na região metropolitana da capital paraibana, o partido também terá candidatura própria.
“O nome que irá representar o projeto PSL é do Capitão Jaerson Alves” sentenciou o parlamentar. Recentemente Julian já havia declarado que o partido tem atraído excelentes filiações em todo o estado e afirmou que o PSL irá ‘surpreender’ nas eleições municipais deste ano.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Chegada de Temi Cabral ao ninho dos Regos e live com Cássio chorando dando realce a Antonio Vital do Rego pode sinalizar "casamento" político em Campina

Em tempos de ‘pandemia’ de LIVES o público internauta teve oportunidade de se emocionar terça feira (07) com uma não musical, mas poética, conduzida pelo ex-senador Cássio Cunha Lima através do seu canal no Youtube.
O programa teve três partes distintas, uma delas extra-pauta e hilária quando Cássio tentava sem muito sucesso do seu apartamento em Brasília conectar-se com o filho Pedro, deputado federal, que estava em João Pessoa.
Mostrando completo desconhecimento da nova técnica e confessando-se um “leigo” na ferramenta que começara a manipular, o ex-senador suou frio e mostrou certo constrangimento ao tentar descontrair mostrando comentários divertidos dos internautas, em sua maioria amigos e familiares que tentavam passar-lhe dicas para agilizar os procedimentos.
Depois de uns cinco minutos de frustradas tentativas ele acabou sendo socorrido por “Jace” (a esposa Jacilene), a quem apelou como última tábua de salvação, que enfim botou Pedro no ar. 
Passada a fase de risos, e acertado que não se falaria sobre política, mas exclusivamente sobre poesia em virtude daquele dia ser o do aniversário de morte de Ronaldo Cunha Lima, a quem filho e neto homenageariam, entrou a segunda parte onde Pedro deu um show de memória mostrando o tamanho do seu amor pelo poeta, de quem herdou a veia do verso e da trova.
Coube a Cássio adentrar sobre a vida do pai contando ao rebento momentos importantes da história, os tempos do êxodo da família em São Paulo e Rio de Janeiro, pós cassação do mandato do genitor como prefeito de Campina Grande, quando não pode deixar de recordar inimigos e amigos políticos que compuseram a trajetória do pai, dentre eles Raymundo Asfóra, Wilson Braga e Antonio Vital do Rego, que mereceu uma espécie de surpreendente capítulo à parte, identificado por Cássio como um INIMIGO que virou notável AMIGO.
A citação do nome de Vital do Rego mostrou-se necessária, à ótica do condutor da LIVE, para dimensionar o tamanho do “desprendimento” pessoal do poeta para com os seus adversários, todos eles – segundo Cássio – transformados em maravilhosos amigos.
A terceira parte teve a participação do jurista e amigo íntimo de Ronaldo, Irapuan Sobral Filho, que acabou por fazer Cássio chorar ao vivo e à cores, emocionado com as revelações e curiosidades contadas de modo elegante sobre a a vida do pai pelo talentoso advogado paraibano.
Finda a LIVE, e focando-se a alargada citação de Cássio sobre Antonio Vital do Rego, é inevitável para os analistas políticos de plantão especular sobre a existência já bem definida de uma hereditariedade político-social entre as duas famílias - Rego e Cunha Lima – capaz de “dar namoro” (ou casamento) já no pleito municipal que se aproxima.
Nesse foco, não será nenhum anormal exercício dizer-se que a também surpreendente chegada do assessor Temi Cabral ao ninho dos Rego não tenha sido caso pensado e passo inicial de uma relação política que poderá vir a contemplar novos tempos em Campina Grande, algo que só o tempo confirmará, ou não.
Com A Palavra

Marcondes Gadelha minimiza exonerações de aliados da PMJP e reforça não ter arrependimento em apoiar Ruy para PMJP

O PSC da Paraíba pagou o preço por decidir não seguir a orientação do prefeito Luciano Cartaxo (PV) nas eleições desse ano em João Pessoa e viu duas de suas indicações serem exoneradas de cargos estratégicos nesta sexta-feira (10). Mas, apesar da reação da gestão, o presidente estadual da sigla, Marcondes Gadelha, deixou claro que não se arrepende de apostar no nome de Ruy Carneiro (PSDB) para comandar a disputa que se avizinha.
“Nós optamos por votar para prefeito no deputado Ruy Carneiro por ver nele também um quadro altamente qualificado, um jovem talentoso, amante da política, e muito bem articulado em Brasília. No plano nacional o que é um diferencial competitivo dele e que vai ser muito útil para a cidade de João Pessoa. Além do mais o Ruy tem um histórico político importante, já deu uma contribuição na hora da saúde que a gente ver como relevante nessa hora que estamos atravessando uma crise, e se Deus quiser sairemos bem sucedidos”, ressaltou.
Dentre os indicados pelo PSC, foram exonerados Sebastião Flávio de Araújo, que ocupava a Secretaria do Trabalho. Ele é sogro do ex-prefeito André Gadelha; e José Gadelha Neto que era o adjunto do Trabalho e é sobrinho do ex-deputado Marcondes Gadelha. Para o dirigente, a movimentação de Cartaxo foi natural, todavia, o PSC sempre foi fiel ao grupo e agradece a parceria.
“Eu vejo nessas demissões um processo absolutamente natural. Encaro como dentro da normalidade e compreendo e respeito a decisão do prefeito. Não há nenhum ressentimento, não há nenhuma retaliação, nenhuma mágoa, nenhuma queixa. Continuamos admirando o prefeito, respeitando a sua pessoa e a sua administração, que é muito fecunda e muito útil para Paraíba. O prefeito tem sido correto com o PSC ao longo de todo esse tempo e essa recíproca também é verdadeira. Sempre nos comportamos com relação a ele com absoluta lealdade. Votamos três vezes com a família, votamos com Lucélio para governador, e tudo isso faz parte das relações políticas normais”, ressaltou. As declarações repercutiram no Arapuan Verdade.

Comércio de João Pessoa volta a partir da próxima segunda-feira, das 9h às 15h, e shoppings funcionarão das 12h às 20h​

Comércio de varejo e os shoppings centers de João Pessoa voltam a funcionar na próxima segunda-feira ( 13) conforme anúncio foi feito, em coletiva nas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (10), pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. No entanto, o gestor estabeleceu horários diferentes. 
Para o comércio da área central e bairros, os estabelecimentos devem funcionar das 9h às 15h. Já os shoppings centers, das 12h às 20h. As novas medidas fazem parte da terceira etapa da Flexibilização em João Pessoa. "Pensamos na necessidade de olhar para o transporte coletivo. Não queremos aglomerações e por isso estabelecemos horários diferentes", afirmou. 
Cartaxo destacou o retorno, na última segunda-feira (06), do transporte público. João Pessoa foi a capital que passou mais tempo sem transporte público no País. Com fluxo normal, o gestor informou que circulam diariamente mais de 177 mil pessoas. "Não pensamos duas vezes quando se tinha que se preservar a vida", destacou. A partir deste sábado (11), algumas secretarias estarão no Centro da cidade fazendo um trabalho sanitário para garantir um retorno seguro do comércio de varejo da cidade. O plano de flexibilização não é uma camisa de forças. "Ele é flexível", frisou. 
Os shopping centers só permitirão pessoas com máscaras, deverá fazer a medição de temperatura dos clientes e respeitar o distanciamento de 10m². A PMJP determina ainda a retirada de todo mobiliário como bancos, sofás e poltronas. Segue vedada a abertura da praça de alimentação, que poderá continuar funcionando apenas com delivery ou drive thru. Também está vedado o funcionamento das áreas de lazer, como os cinemas e as academias.

Paulinho de Zié recebe apoio de vários comerciantes itaporanguenses radicados em SP que desejam uma mudança de verdade pelo bem de Itaporanga

Após semanas de reuniões, muitas remotas, em Itaporanga com apoiadores seguida de caminhada pelo mercado público onde colheu demandas, sugestões e apoios de comerciantes, feirantes e artesãos (Veja Aqui), Paulinho de Zié está em Curitiba (PR), aonde divide com Itaporanga seus empreendimentos, antes teve em São Paulo recebendo o apoio de conterrâneos comerciantes radicados no maior centro comercial do país. 
Trata-se de uma turma ativa nos pleitos eleitorais de Itaporanga com participação importante em vitórias mais recentes. Como muitos outros em vários recantos do país saíram para trabalhar duro e com suor, esforço e perseverança, conseguir dar uma vida digna à suas famílias, mas sem esquecer de suas raízes. 
Como cidadãos preocupados com o futuro de sua terra fazem questão de estarem presentes na eleição lutando pelo que for melhor e bem dos seus conterrâneos. Atentos ao que acontece em Itaporanga entendem que é preciso uma mudança de verdade e que esta mudança atende pelo nome de Paulinho de Zié, que vai visitar outros centros pelo país à fora para conversar com mais conterrâneos que têm participação ativa na eleição local.
Pré-candidato a prefeito de Itaporanga pelo Cidadania, Paulinho de Zié também um desses abnegados que um dia decidiu buscar novos horizontes e vem construindo com sucesso seus empreendimentos em que proporciona a geração de emprego e renda para muitas famílias em Itaporanga. Por isso, ele sabe o quanto é importante ter essa demonstração de apoio de verdadeiros guerreiros a enfrentar os muitos desafios pelo mundo à fora. (Clique nas imagens para ampliar)
Nas imagens, é possível destacar amigos como: Carlos, Gilvan Catingueira e irmão, Galego, Jaqueilton Baião, Totinha, o ex-vereador Erivaldo Rufino, Menezinho, Everton, Neguinho de Raimundo da Trepadinha (famoso local no mercado público de Itaporanga), Peinha, Sales de Ana, Clean e esposa Nelisan, Washington, Cristiano, dentre outros.
"É sempre uma alegria estar com amigos valorosos e importante demais o apoio e força que eles vem me dando nessa caminhada. Companheirismo de gente que trabalha pesado, duro, diuturno, nos mais variados segmentos, para conseguir dar uma vida digna suas famílias. Somos todos irmãos e queremos o melhor para nossa terra, Itaporanga. Por isso, aceitei o desafio de abraçar um projeto consistente em lutar pelo bem dos itaporanguenses", disse Paulinho de Zié. 
O partido Cidadania, como disse o governador João Azevedo e o presidente estadual Ronaldo Guerra nos últimos dias, está pronto para ser protagonista nessas eleições em toda a Paraíba. Em Itaporanga, o(a) companheiro(a) de chapa na condição de pré-candidato(a) a vice-prefeito(a) de Paulinho de Zié deve ser apresentado nos próximos dias e completar time que vai polarizar a eleição local. A chapa de vereadores, por exemplo, está completa, robusta, com qualidade, e deve eleger entre quatro e cinco vereadores(as) para a câmara local.

Polícia, Gaeco, Receita Estadual TCE e CGU deflagram operação conjunta contra fraudes licitatórias na Prefeitura de Alhandra

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Receita Estadual (SEFAZ/PB), Polícia Civil, Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram em conjunto, na manhã desta sexta-feira (10), a Operação Estirque contra fraude em processos licitatórios na Prefeitura de Alhandra, Litoral Sul da Paraíba.
Ao todo estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão nas cidades paraibanas de Alhandra, João Pessoa, Cabedelo e Guarabira, bem como na cidade de Igarassu, em Pernambuco.

Sobre as investigações
A investigação teve início após notícias veiculadas na mídia a cerca da realização de um Pregão Presencial para a aquisição de plantas ornamentais, em plena situação de emergência e de restrição financeira causada pela Covid-19, cujo aprofundamento das investigações possibilitou a constatação de indícios de irregularidades em outras licitações e dispensas vencidas por empresas ligadas a familiares e amigos dos gestores daquele município, a exemplo do direcionamento da contratação para determinadas empresas, favorecimento a licitantes, contratação de empresas com estruturas incompatíveis com o volume de produtos/serviços a serem fornecidos ao município.
Os pagamentos realizados pela Prefeitura de Alhandra, em favor das empresas investigadas, totalizam o montante de R$ 5.387.178,47. O direcionamento das contratações, em favor de determinadas empresas ligadas direta ou indiretamente ao gestor público, possibilita a ocorrência de desvio de recursos públicos que poderiam ser utilizados tanto no combate à pandemia do novo coronavírus quanto em outras ações e serviços públicos voltados à melhoria da qualidade de vida da população do município de Alhandra, que atualmente conta com aproximadamente 400 casos registrados de pessoas que contraíram a Covid-19.

Sobre a operação
Os trabalhos contam com a participação de 8 auditores da CGU, 12 Auditores da SEFAZ/PB, 6 Auditores do TCE/PB, 3 Promotores e 22 servidores do Ministério Público da Paraíba (MPPB), além de 32 Policiais Civis e 20 Policiais Militares.
As equipes utilizam equipamentos de proteção individual (EPI), para que não haja comprometimento das medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Cidadania terá 175 candidatos a prefeito, diz presidente estadual Ronaldo Guerra seguindo mesmo tom dado pelo governador João Azevedo

Bastou pouco tempo de prosa com o presidente estadual do Cidadania, Ronaldo Guerra (foto), para saber que o governador João Azevedo resolveu sair da toca e partir para as definições políticas sobre a eleição municipal, de cujo saldo ao final do processo será possível entender melhor seu projeto de reeleição.
Esta é a essência não exposta por Ronaldo Guerra, peça importante para conduzir o processo partidário a partir da definição sobre João Pessoa pois, segundo disse, em quinze dias a legenda dirá se tem ou não candidato próprio a prefeito.
Ele deixou claro que o prazo não passa de 15 dias, logo as inúmeras reuniões passam a se intensificar visando a tomada de decisão na Capital, principal colégio eleitoral do Estado. Tudo pode acontecer, mas a opinião interna dos filiados pesará, segundo ele. Se for assim, há chances de candidatura própria.

ALIANÇAS E RC

O governador ainda não discutiu como vai conviver com críticas e mau humor do ex-governador Ricardo Coutinho, mas João Azevedo não tem tido medo de cara feia e assim deve se conduzir.
Já a hipótese de aliança com outro nome ou partido, conforme Ronaldo Guerra, depende da definição partidária interna para saber como quem dialogará, inclusive o ex-prefeito Cicero Lucena, que manifestou desejo de entendimentos com João.

NÚMEROS

Conforme Ronaldo Guerra, o Cidadania terá 175 candidatos a prefeitos envolvendo os que buscarão reeleição e os novatos.  O Cidadania, enfim, saiu da toca com tamanho expressivo. Precisa cuidar em que campo ideológico vai atuar sabendo do perfil progressista que pretende dar no jogo.

Com Walter Santos

Cícero Lucena confirma pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa: ''Eu digo sim''

Cícero Lucena divulgou um vídeo nas redes sociais em que confirma a pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa. O vídeo, divulgado nesta quinta-feira (9), tem o título ''Eu digo sim''.
''Eu estou pronto e digo sim. Estou pronto para o futuro da nossa capital João Pessoa e conto com vocês para enfrentarmos todos os desafios que temos pela frente, especialmente agora, pós-pandemia. Compartilhe esse vídeo com seus amigos e vamos formar uma grande corrente pelo bem da cidade. Com capacidade, união e equilíbrio. Chegou a hora!'', escreveu Cícero na legenda do vídeo.
Cícero havia anunciado uma live nesta quinta-feira (9) às 11h, quando era esperado que ele fizesse o anúncio da pré-candidatura, mas ele resolveu adiantar a notícia. O assunto da live deve ser os caminhos de João Pessoa no pós-pandemia.

João Azevêdo anuncia prorrogação de reajuste do Cartão Alimentação e beneficia 52 mil famílias paraibanas

O governador João Azevêdo anunciou, nesta quarta-feira (8), a prorrogação, por mais dois meses, do pagamento de R$ 50,00 do Programa Cartão Alimentação. O acréscimo de 42% é uma das medidas sociais adotadas pelo Governo do Estado para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade durante o período de enfrentamento da pandemia do coronavírus. 
O reajuste representa um impacto mensal de R$ 780 mil nos cofres públicos estaduais e contempla cerca de 52 mil famílias paraibanas. As pessoas cadastradas no programa recebem o valor reajustado de R$ 50,00 desde o mês de abril e também foram contempladas com a distribuição de cestas básicas de alimentos oriundos da agricultora familiar. 
O Cartão Alimentação é um programa de transferência de renda que atende às famílias em situação de vulnerabilidade social e abrange diversos municípios da Paraíba. Ele é utilizado na compra de gêneros alimentícios e é recebido em 218 estabelecimentos do Estado. O programa já teve o valor reajustado em 40% no ano passado, passando para R$ 35,00 e, agora diante da pandemia, o Governo do Estado determinou um acréscimo de R$ 15,00, que será pago, desta forma, até o mês de agosto.
“Além das ações desenvolvidas na Saúde, para assegurar um tratamento adequado para quem precisasse de um leito de enfermaria ou de UTI, também voltamos a nossa atenção para a área social, pois sabemos das dificuldades enfrentadas por muitas pessoas durante o período de isolamento social, necessário para conter o avanço de casos no Estado. Esse é mais um gesto do governo para atender a quem mais precisa e mais uma reivindicação atendida e que vai ajudar muitas famílias neste momento”, disse o governador.

PF deflagra operação para desarticular crimes previdenciários na Paraíba que causaram prejuízo de R$ 4 milhões

A Polícia Federal na Paraíba, através da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários (DELEPREV), deflagrou na manhã de hoje  (9), uma operação para desarticular crimes previdenciários ocorridos em detrimento do INSS. A operação Capim Fértil estima que o prejuízo com as fraudes seja de R$ 4 milhões. 
Os delitos foram cometidos com a expedição de documentos falsos para a obtenção de benefícios previdenciários. Um proprietário rural no município de Capim-PB emitiu declarações inverídicas de que pessoas que nunca trabalharam em suas terras haviam sido trabalhadores na propriedade, fazendo jus, assim, a benefícios rurais previdenciários. Mais de 60 declarações para empregados rurais foram emitidas.
As condutas investigadas, em tese, são tipificadas como estelionato qualificado, sem prejuízo de outros delitos eventualmente verificados com o decorrer do inquérito. A operação foi deflagrada por policiais federais e servidores da Força Tarefa Previdenciária e Trabalhista, do Ministério da Economia, com o cumprimento de dois mandados expedidos pela Justiça Federal da Paraíba.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

João Azevêdo garante que Cidadania terá candidatos a prefeito e vice-prefeito em 175 municípios paraibanos

O Partido Cidadania terá candidato a prefeito e vice-prefeito em 175 municípios paraibanos, segundo revelou o governador da Paraíba João Azevêdo (Cidadania), durante entrevista ao Arapuan Verdade, na tarde desta terça-feira (07). Além disso, o partido terá 2 mil candidatos a vereadores. Nas grandes cidades do Estado ainda não tem nomes definidos.
“Lógico que as grandes cidades são as que mais chamam atenção, mas o importante ter o crescimento do partido em todo o Estado da Paraíba e nós estamos trabalhando. E vamos no momento certo apresentar aonde teremos candidatos próprios pelo Partido Cidadania, aonde nós vamos fazer alianças políticas visando as eleições de agora de 2020”, afirmou.
Segundo João Azevêdo, até então, o foco estava no enfrentamento a covid-19. “Esse ainda continua, mas existe um calendário eleitoral e se tem um olhar pela política. Já promovemos algumas reuniões e continuaremos com as reuniões”, revelou. Questionado sobre candidatura própria do Cidadania, em João Pessoa, João Azevêdo comentou não haver discussão com as forças políticas ou pré-candidatos na cidade, mas o partido está discutindo internamente e que a posição do Cidadania será entendida por todos.

Lista com nomes de pessoas que receberam auxílio emergencial indevidamente deve crescer; CGU trabalha com novos cruzamentos de dados na Paraíba

A lista com nomes de pessoas que receberam indevidamente o auxílio emergencial do Governo Federal deve aumentar, pois a Controladoria Geral da União (CGU), na Paraíba, já está trabalhando com novos cruzamentos de dados. A informação foi repassada ao ClickPB, pelo superintendente do órgão, Severino Queiroz. 
Além do documento encaminhado, na segunda-feira (06), à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal (MPF), com cerca de 30 mil nomes, a CGU também já enviou ofícios para as prefeituras e Câmaras de Vereadores da Paraíba, assim como também Governo do Estado e autarquias como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

Leia mais: 
Agora, a Controladoria Geral da União trabalha com novos cruzamentos para identificar mais nomes de pessoas que receberam indevidamente o auxílio. “Vamos trabalhar em outras bases, fazer novos cruzamentos e possivelmente identificar novos casos”, afirmou.
De acordo com Severino Queiroz, os municípios da Região Metropolitana de João Pessoa já receberam o ofício com os nomes dos servidores públicos que receberam o benefício. “As prefeituras não são obrigadas a notificar. Estamos pedindo parcerias nessa investigação”, frisou. A CGU pede que as pessoas que receberam indevidamente entre nos canais e façam a devolução e evitem uma ação penal.