quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Tião Gomes lança Adriano Galdino e afirma que deputado ‘é o melhor quadro da Paraíba para o Senado’

O deputado estadual Tião Gomes (Avante), disse nesta quinta-feira (25) que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, é o melhor nome da Paraíba para disputar a vaga de senador nas eleições de 2022. A informação é do Blog do Anderson Soares.

De acordo com Tião, por sua liderança indiscutível, experiência administrativa e credibilidade, Galdino reúne as credenciais necessárias e é o nome mais forte para a disputa ao Senado Federal. Tião Gomes afirmou que já vem trabalhando o nome de Adriano Galdino nas suas bases políticas e a aceitação é acima do esperado.

“Naturalmente, cabe a Adriano avaliar o cenário para 2022 e decidir se enfrenta esse desafio, mas o importante é que ele tem dentro da Assembleia a maioria absoluta dos deputados ao seu lado e a aceitação popular”, argumenta Tião.

O vice-presidente do legislativo paraibano destacou ainda que Adriano Galdino “é agregador e cumpridor, vem mostrando um excelente trabalho à frente da Casa, já foi prefeito de Pocinhos e tirou a cidade do isolamento e do esquecimento, revelando à Paraíba suas qualidades de gestão, fato que é reconhecido por aliados e adversários”.

Sérgio Queiroz não descarta disputar cargo eletivo nas eleições de 2022 na Paraíba

O secretário de Modernização do Estado do Governo Federal, o paraibano Sérgio Queiroz   não descartou nesta quarta-feira (24) a possibilidade de disputar um cargo eletivo nas eleições de 2022 na Paraíba. “Essa decisão depende mais do presidente Jair Bolsonaro do que de mim, mas  se houver essa oportunidade eu topo”, disse durante entrevista ao  Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação.

Ele disse que  ao assumir essa nova pasta, se aproximou ainda mais do presidente da República.  Sérgio Queiroz fez um balanço de todas as funções que exerceu principalmente no combate a corrupção  e disse que sente preparado para qualquer disputa, “ mas isso é uma decisão, é um processo que precisa ser  pensado,  amadurecido e bem avaliado para saber a viabilidade da candidatura”,  finalizou.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

ALPB aprova projeto de Júnior Araújo que proíbe apreensão de veículo com IPVA atrasado; Assista

Em sua primeira reunião da legislatura, realizada nesta terça-feira (23), a Comissão de Orçamento, Fiscalização Tributária e Transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o Projeto de Lei nº 1.045/2019, de autoria do deputado Júnior Araújo, que dispõe sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

De acordo com a proposta, não haverá recolhimento, retenção ou apreensão do veículo pela identificação do não pagamento do imposto, exceto, se existir outra hipótese de recolhimento ou retenção prevista na Lei Federal 9.503/97 ou Lei Estadual vigente.

O autor destaca que o Estado não poderia, para além da aplicação da multa, recolher ou apreender o veículo como meio de coerção para o pagamento do imposto. “É essa a intenção deste projeto, ou seja, regulamentar essa proibição. A Paraíba vive flagrante inconstitucionalidade ao apreender veículos automotores com IPVA atrasado. E quem afirma isso é o próprio Supremo Tribunal Federal (STF), como guardião da Constituição”, acrescentou.

Confira o vídeo da reunião:

Prefeita de Emas emite nota de pesar e lamenta a morte da médica Eva Riama

Em nome da prefeitura de Emas, a prefeita Anete Loureiro, emite nota de pesar pelo falecimento da médica Eva Riama Torres de Andrade Bacamarte, 66 anos, que faleceu, na tarde desta segunda-feira (22), em Campina Grande.

Ao tomar conhecimento do fato, a prefeita lamentou profundamente o falecimento de “Eva”, momento que presta suas condolências a família e amigos.

“Deixamos nossas condolências e desejamos que Deus dê força e serenidade para que possamos superar a dor da perda dessa mulher brava, lutadora, trabalhadora e que tanto fez por Emas e cidades onde prestou seus relevantes serviços. Deus lhe conceda um bom lugar e seremos eternamente gratos por seus ensinamentos”.

Eva Riama é minha irmã, meus filhos a amavam e eu não encontro palavras para expressar minha dor. Acho que não sei como superar esse momento tão escuro em minha vida e tenho certeza na vida de muitas pessoas que Eva tanto fez. Finalizou a prefeita Anete Loureiro.

Eva Riama era natural de Patos e faleceu em decorrência da Codid-19. Ela estava internada na Clínica Santa Clara, em Campina Grande.

Assim como na UFPB, Bolsonaro nomeia último colocado da lista tríplice como reitor da UFCG

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Antônio Fernandes como novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O decreto foi publicado nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU).

Antônio foi o terceiro colocado na consulta acadêmica para escolha do reitor. Assim como ocorreu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em diversas outras Instituições pelo país, o presidente desconsiderou a escolha de estudantes, servidores e professores.

O vencedor da eleição foi o professor Vicemário Simões, que obteve 50,45% dos votos; John Kennedy foi segundo com 30,07%. Já Antônio Fernandes, o nomeado,  teve 19,47% dos votos.

O professor Antônio Fernandes é formado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele tem doutorado em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP) e leciona nos cursos de Enfermagem e Medicina na UFCG.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

“É a opção entre a vida e a morte” enfatiza João ao defender ao menos 15 dias de medidas restritivas mais duras

A adoção de medidas mais restritivas contra a disseminação do novo coronavírus, por conta do avanço dos casos em toda a Paraíba é um dos assuntos que estão dando o tom tanto do governo estadual quanto da Prefeitura de João Pessoa desde o início da manhã desta segunda-feira (22).

Reuniões estão marcadas para a manhã de hoje e mesmo antes de realizá-las, tanto o governador João Azevêdo quanto o prefeito Cícero Lucena já anteciparam algumas medidas que devem ser adotas. Cícero defendeu o toque de recolher das 22h às 5h durante entrevista, enquanto que João também defende a restrição na abertura de bares, escolas e igrejas por pelo menos 15 dias.

Durante entrevista à TV Cabo Branco, João declarou que é necessário um ‘choque’ durante esses 15 dias para barrar a contaminação e evitar o colapso da rede de saúde, já que a transmissão está sendo muito rápida. 

“Precisamos de um choque de 15 dias. Nós temos que tomar medidas sérias para que isso surta efeito  no número de casos e não haja pressão no sistema de saúde. Tivemos um carnaval onde houve muita movimentação e que o reflexo será em março” destacou o gestor estadual.

As medidas que serão discutidas nesta segunda englobam o toque de recolher já defendido por Cícero, a suspensão das aulas presencias na rede pública e privada, redução do horário do comércio e de bares e restaurantes, fechamento da orla além de restrição na realização de cultos e missas.

“Entendo que determinadas medidas trazem impacto, mas é a opção entre a vida e a morte” enfatizou João.

Cícero Lucena anuncia toque de recolher a partir das 22h em João Pessoa para evitar aglomerações e conter o aumento dos casos de Covid-19

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou na manhã desta segunda-feira (22), que deverá adotar o toque de recolher na capital paraibana. A medida foi anunciada nesta manhã durante entrevista a uma rádio. Segundo o prefeito, a nova regra determina que as pessoas devem ficar em casa das 22h às 5h. A medida tem como objetivo  evitar aglomerações e conter o aumento dos casos de Covid-19.

Ainda segundo o prefeito, os bares e restaurantes deverão fechar até as 22h e a comercialização de bebidas só até as 20h. Cícero informou que irá se reunir com o governador da Paraíba, João Azevêdo, e demais prefeitos da Região Metropolitana de João Pessoa, para estudar a medida. Um anúncio oficial deverá ser realizado ainda hoje. 

O prefeito descartou fechamento de igrejas e academias, no entanto, reforçou que os protocolos sanitários devem ser respeitados. Neste domingo (21), a Paraíba registrou 1.004  casos da Covid- 19. Agora o Estado totaliza 212.286 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. 

Governo do Estado fecha parceria com Grupo Ferreira Costa para exposição e venda do artesanato paraibano

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, participou, sexta-feira (19), de reunião com representantes do Grupo Ferreira Costa onde discutiu os últimos ajustes de uma parceria. O grupo pernambucano cederá um espaço na loja localizada na estrada de Cabedelo para os artesãos exporem e comercializarem seus produtos. 

Na oportunidade, Ana Maria Lins agradeceu a parceria firmada entre o Governo do Estado e o Grupo Ferreira Costa. "Essa parceira é mais que bem-vinda, e só mostra a sensibilidade desse grupo empresarial com as ações que vêm sendo adotadas pelo governador João Azevêdo em prol do artesanato paraibano. É um espaço muito importante para os artesãos exporem seus produtos em tempo de pandemia", afirmou. 

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, destacou que o objetivo da parceria é beneficiar o maior número de artesãos possível. "Vamos fazer um regime de rodízio em que os artesãos terão uma oportunidade de quinze dias, em média, para exporem e comercializarem seus produtos. É uma oportunidade maravilhosa, sobretudo em tempos de pandemia. Ter essa vitrine dentro da Ferreira Costa é uma excelente oportunidade", disse, ressaltando que serão cumpridas todas as medidas sanitárias.

Já a superintendente de Desenvolvimento de Obras do Estado (Suplan), Simone Guimarães, destacou a estrutura do espaço oferecido pelo Grupo Ferreira Costa. "O papel da Suplan foi fazer uma análise do espaço, avaliar o que será feito. É uma estrutura muito boa, que vai oferecer aos artesãos uma oportunidade ímpar de vendas e de exposição", acrescentou.

O gerente corporativo de Trade Marketing do Grupo Ferreira Costa, Alexandre Fernandes, explicou que um dos motivos da parceria com o Governo do Estado é a identidade do Grupo com a Cultura Popular. "Faz parte de nossa história preservar e valorizar a cultura popular. Na família, temos a arquiteta Janete Costa, grande cultuadora da genuidade que traz a arte popular. Sempre trabalhamos no resgate desses valores, e a Paraíba gera essa oportunidade", comentou. (Janete Costa, arquiteta que também dá nome à Casa do Artista Popular, localizada em João Pessoa e que será entregue em breve pelo Governo do Estado, era prima legítima de Ciro Ferreira Costa, proprietário do grupo empresarial). 

A previsão é que o espaço dos artesãos paraibanos na Ferreira Costa, localizada na estrada de Cabedelo, comece a funcionar em março. O local tem circulação de 3 mil pessoas diariamente, sendo, antes de tudo, uma grande vitrine para os artesãos paraibanos. Participaram ainda da reunião a gerente de Assuntos Corporativos do Grupo Ferreira Costa, Cláudia Nascimento, o gerente-geral, Edgard Silva, e a arquiteta Andréa Cabral.

João Azevêdo define hoje novas medidas contra a pandemia em meio à alta de casos na Paraíba

O governador João Azevêdo se reúne, nesta segunda-feira (22), com os representantes da Secretaria de Estado da Saúde e de diversos órgãos do setor sanitário do Estado, bem como da Procuradoria Geral do Estado, para definir ações de enfrentamento da pandemia, a fim de conter o avanço da Covid-19 na Paraíba.

A reunião ocorreu em meio à alta de internações pela doença, causada pelo novo Coronavírus, na Paraíba. A última avaliação do Plano Novo Normal do Estado aponta um crescimento expressivo de 527% em municípios na bandeira laranja.

De acordo com esse 19º levantamento, 99% dos municípios paraibanos figuram nas bandeiras amarela, laranja e vermelha. Logo após a reunião, João Azevêdo concede entrevista à imprensa sobre as ações discutidas na reunião.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Prefeito de Santana dos Garrotes prestigia abertura das sessões legislativas

O prefeito José Paulo Filho(Dedé de Zé Paulo), participou na manhã deste sábado(20), da abertura dos trabalhos legislativos da câmara de vereadores de Santana dos Garrotes. O prefeito agradeceu ao convite do presidente da câmara Tavinho, ressaltou a importância da harmonia entre os poderes, lembrou dos tempos de vereador e falou dos investimentos do seu primeiro mandato como prefeito.

Informou que já havia cortado 80% das terras da zona rural, de reformas e construção de praças públicas, escolas e mercado público, construção de calçamento, renovação do contrato da Casa de Apoio em João Pessoa, reivindicou, 3 KM de asfalto para cidade, calçamento e asfalto para Pitombeira de Dentro, conclusão da praça de eventos.

O prefeito destacou a parceria entre os deputados Hugo Mota e Nabor Wanderley. Dedé falou do inicio das aulas remotas, pagamento em dia, investimentos em todos os setores administrativos e pediu cuidados diante da pandemia e finalizou dizendo de sua viagem a Brasília para trazer mais recursos.

José Paulo finalizou agradecendo a população santanense e garantiu em seu novo mandando, mais investimentos. “Sou o mesmo Dedé de sempre, o Dedé da praça, o Dedé da prefeitura, o Dedé do cafezinho, o Dedé que todo dia esta em Santana dos Garrotes falando com todos”. Disse José Paulo Filho(Dedé)

Além do prefeito participaram da sessão o médico Pedro Lopes, Nilssando Luíz, assessor contábil, Marcílio Batista assessor jurídico, Clério Nunes, secretário de Juventude, Esporte, Lazer, Turismo e Cultura, Sebastião Oliveira(Vandeco), além de ex-vereadores, e advogados. (Por Vale newsPB)

Secretaria de Educação, Esportes e Turismo de Igaracy promove jogo entre veteranos

A prefeitura de Igaracy, através da Secretaria de Educação e Esportes e Turismo, promoveu na tarde deste sábado(20). Uma partida de futebol, simbólica entre os ex-atletas do munícipio. O jogo simbólico marcou a primeira disputa entre equipes no Estádio de Futebol da cidade. Participaram da disputa ex-jogadores que se destacaram no futebol de Igaracy e região.

A primeira dama e secretaria de Educação, Esportes e Turismo, Toinha Batista, responsável pelo evento. Destacou o empenho do prefeito Lídio Carneio, na construção do estádio de futebol. Toinha lembrou e homenageou o jovem “Gustavo”, ex-atleta, que morreu, após um acidente, em 2020. Exaltou os feitos de Luiz Carneiro, antigo treinador de futebol e seu “Lulu”, veterano jogador de bola, o qual coube o pontapé inicial da partida, que finalizou empatada em 1×1.

O prefeito Lídio Carneiro também rendeu homenagens a Gustavo, e a todos os atletas da cidade. Afirmou que em breve reiniciarão as obras de conclusão do estádio. Pediu cautela e cuidados a população diante da pandemia. Destacou sua equipe de governo, reconheceu e enalteceu o trabalho de sua esposa, Toinha Batista como Secretária municipal e agradeceu ao povo de Igaracy.

Ao final o prefeito Lídio Carneiro, entregou dois troféus às equipes (Másters) e elogiou a participação dos ex-companheiros de futebol.  O evento aconteceu obedecendo ao protocolo de segurança. Todas as pessoas que adentraram no estádio verificaram a temperatura, usaram álcool gel, cuidados com o distanciamento, além do uso de máscaras. (Por ValeNewsPB)