sábado, 23 de outubro de 2010

Ricardo, Cássio e Efraim participam de comícios hoje em Conceição, Itaporanga e Piancó

Estamos retornando as postagens após dificuldades com sinal da net. Agradeço a todos a grande audiência e paciência também. 
Informando que o Vale do Piancó recebe hoje Ricardo, Cássio e Efraim que participam de três comícios. O primeiro em Conceição, por volta das 19h, seguindo por Itaporanga, por volta das 21h, e terminando em Piancó, por volta das 23h. Em Itaporanga, a concentração para grande carreata acontece às 20h no pátio do Cemfel (Centro Municipal de Formação, Esporte e Lazer). De lá todos percorrem as principais avenidas da cidade até a Getúlio Vargas, aonde acontece um grande comício.
No comício Ricardo irá receber formalmente as adesões, conquistas em Itaporanga, do suplente de deputado estadual Nosman Paulo (PT do B) e dos vereadores Duvan Pereira (PMDB), Lula da Farmácia (PSDC), Zé Porcino (PMDB) e Zé Queiroz (PMDB), além do suplente de vereador Deda Viriato (PMDB).
Ainda no palco haverá surpresa: a adesão de mais um prefeito que subirá no palco para anunciar a decisão. Quem será? Só mais tarde divulgaremos...
Quer dizer se a chuva deixar, porque está chuvendo muito e em toda região. Mesmo assim o ânimo da militância do 40 é tão grande que estão fazendo mini-carreatas o dia todo, com chuva e tudo. 

Já Luiza Erundina diz que paraibanos de SP estão orgulhosos da PB que vai eleger Ricardo Coutinho

Já a socialista Luiza Erundina, reconduzida à Câmara Federal pelo Estado de São Paulo, afirmou que os paraibanos que vivem em São Paulo estão orgulhosos da decisão da maioria dos paraibanos que votou em Ricardo Coutinho para governador do Estado. A declaração foi feita na noite desta sexta-feira (22), durante comício realizado no município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa.
Segundo a deputada, os paraibanos residentes em São Paulo acompanham com entusiasmo esse “fenômeno extraordinário que é Ricardo Coutinho”. Para ela, o Estado está bem representado com Ricardo. “O interesse público é o bem comum mais importante para construção de um novo Estado. Só quem pode mudar seu próprio destino é o povo. Eu saí da Paraíba porque fui expulsa pela ditadura e pelo latifúndio. Ricardo rompe com essa lógica. Tenho certeza de que essa nossa cansada Paraíba quer mudança. Ricardo irá comandar todo o Estado, trazendo melhorias e desenvolvimento”, argumentou.
Luiza Erundina falou das dificuldades aqueles que fazem a política na Paraíba e das poucas mudanças que viu nos processos políticos do nosso Estado. Para ela, Ricardo veio dar esperança a quem quer revigorar a democracia. “É difícil fazer política onde quem tem poucos recursos financeiros e mantém vigor ético. A Paraíba mudou muito pouco em relação a isso, tanto é que o governo que aí está é o mesmo há 10 anos. Ricardo veio para alterar a lógica do poder nesse Estado.”, frisou a parlamentar.

Governador do Ceará Cid Gomes reforça campanha de Ricardo. "Só um governador comprometido com os mais pobres poderá diminuir as desigualdades..."

O governador reeleito pelo PSB no Ceará, Cid Gomes, declarou que só um governador comprometido com a população mais humilde, poderá diminuir as desigualdades sociais presentes no Nordeste , especialmente na Paraíba. A afirmação foi feita na noite desta sexta-feira (22), durante comício realizado no município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Gomes afirmou que Ricardo é um político comprometido com populações carentes, em virtude de suas políticas públicas já apresentadas em João Pessoa. Para eles, a gestão de Ricardo contemplou as regiões carentes do município, levando habitação, saúde, educação e lazer.
“Nossa região sempre foi castigada por políticos ineficientes. O Brasil é um país desigual e nossa região sofre com isso. Mas as subsequentes más administrações a que fomos submetidos é que nos colocam nos mais baixos níveis de desenvolvimento do país. Ricardo conseguiu fazer o oposto, diminuindo estes índices”, assinalou Cid Gomes. Segundo o governador do Ceará, é chegada a hora de levar alguém que pense moderno ao governo do Estado. Para ele, Ricardo representa a mudança e o desenvolvimento que a Paraíba precisa para despontar.
“Há regiões ricas e regiões com grandes desafios no Brasil, mas isso não é por obra do destino ou designo de Deus. Por isso, para mudar essa história, é preciso pensar grande, pensar em alguém que leve o Estado da Paraíba ao século 21. Ricardo representa esta autonomia que a Paraíba precisa para evoluir”, finalizou.

Coligação Uma Nova Paraíba fez comício em Patos ontem com presenças de Cássio e Efraim



Aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 22, comício da oposição ao governo do estado da Paraíba. A atividade política foi realizada no Bairro do Santo Antonio na Rua Augusto dos Anjos, na localidade conhecida como Rua da Baixa. O evento não estava fazendo parte do calendário oficial da campanha majoritária, mas pode contar com a presença do senador Cássio Cunha Lima - PSDB e do também senador Efraim Morais – DEM que não logrou êxito na eleição.
A chuva que caiu no decorrer do comício não dispersou o povo que aguardava para ouvir às lideranças políticas que fazem oposição ao governo do estado. A presença de Cássio Cunha Lima foi comemorada pelos líderes e recebida com entusiasmo por todos os presentes.
Com várias lideranças políticas do cenário estadual e regional, entre elas o deputado Dinaldo Wanderley - PSDB, Antonio Mineral – PSDB, deputada Socorro Marques - PPS e de prefeitos e vereadores de Patos e região o evento contou com várias pessoas nessa reta final de campanha. A atividade pode ter sido o último comício da chapa majoritária na cidade de Patos. As informações repassadas pela coordenação de campanha da oposição revelaram que na próxima semana uma carreata encerrará as atividades no município.
Comício em Patos
Cássio ao fazer uso da palavra disse: “Aguardarei o resultado do STF com a confiança que a justiça será feita. Quero agradecer ao povo de Patos pela votação e dizer que seguiremos em frente rumo à vitória com Ricardo Coutinho”.
 Jozivan Antero-patosonline.com

Após decisão do TSE, Cássio se mostra confiante e diz que no final a soberania popular vencerá

O senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) lamentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que manteve o indeferimento da sua candidatura, na noite desta quinta-feira (21), por quatro votos contra três. Apesar disso, o tucano se mostra confiante para reverter a situação no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Perdemos uma batalha e não a guerra. A palavra final será do STF. A luta continua e no final ganhará a democracia e a soberania popular”, disse Cássio no seu miniblog Twitter. Segundo ele, numa democracia, no Estado de Direito, não há como ser punido duas vezes pelo mesmo fato. “Já cumpri minha pena. Que vença o povo”, frisou.
Cássio se mostrou confiante ainda com o voto do presidente do TSE que proferiu voto ao seu favor. Segundo ele, esse voto reflete para uma vitória no Supremo Tribunal Federal já que o ministro também compõe a Corte Superior. “Como diz Fernando Sabino: No final tudo da certo, se não deu certo é porque ainda não chegou o fim...”, finalizou.

Advogado Remígio Júnior desqualifica vereador e diz que suposta ameaça é loucura

Prefeita Flávia Galdino e Remígio Júnior
O advogado Remígio Júnior, assessor jurídico da prefeitura de Piancó, negou neste sábado (23) a procedência das denúncias feitas pelo vereador Pádua Leite (PT) de que teria recebido ameaças de morte por parte do próprio Remígio, da prefeita Flávia Galdino e do filho dela, Daniel. Segundo o advogado, as queixas não são novidade e já viraram motivo de processo: "A prefeita e o filho dela decidiram processar o vereador por causa dessas denúncias que ele tem feito nos veículos de comunicação da Paraíba. Ele responde a dois processos movidos pela prefeita e pelo filho, por calúnia e difamação. Mas, não são somente esses. Ele tem uns 30 processos pelo mesmo motivo. Ele é desequilibrado. Precisa de uma vaga para tratamento no CAPS e eu posso conseguir", ironizou.

Remígio comentou especificamente a queixa feita por Pádua sobre a sessão da Câmara Municipal de Piancó na última quinta-feira, quando o vereador denunciou que a sede do legislativo teria sido invadida por cerca de 20 homens sob o comando de Daniel Galdino, filho da prefeita. "Não houve invasão nenhuma. Eu fui a Câmara porque sou assessor jurídico da Prefeitura e sempre acompanho as sessões nas quais há projetos de interesse da administração municipal. Naquela ocasião, dois vetos da prefeita estavam em pauta e eu, como ex-vereador, fui convidado pelo presidente da Câmara, a acompanhar os trabalhos no plenário,  mas recusei e fiquei nas galerias. Quando acabou a sessão, Pádua foi à tribuna e me chamou para brigar, dizendo que não tinha medo de mim. Eu fui provocado e não deixei sem resposta. Diante disso, ele quis chamar a polícia e disse que estava sendo ameaçado. O que existe é uma provocação que ele repete há um ano e meio. Ele tem um distúrbio mental e quer aparecer. Eu normalmente não dou resposta a ele, porque acho que não merece", disse Remígio ao Parlamentopb.
Ainda de acordo com Remígio Júnior, o vereador petista terá uma audiência no próximo mês para tentar provar as denúncias de morte que alega existir contra ele vindas da prefeita, do filho e do assessor jurídico da Prefeitura: "Ele nunca provou nada porque não existe o que ser provado. O vereador ainda se queixa de que a Justiça é lenta, mas essa lentidão tem beneficiado ele. Se os processos fossem rápidos, ele já teria perdido o mandato", arrematou.

Vereador Pádua Leite renova denúncia de que está sendo ameaçado de morte pela prefeita Flávia

O vereador Antonio de Padua Leite (foto) diz que vai acionar o Ministério da Justiça e pedir segurança de vida porque estaria sendo ameaçado de morte pela prefeita Serra Galdino (PP), de Piancó, e pede segurança à Justiça. Segundo ele, a prefeita está cometendo “assaltos aos cofre públicos” da cidade e como ele tenta combater estas ações estaria sendo perseguido.
“Estou sendo ameaçado de morte, onde já está até anunciado que o meu caixão estava pronto. Qualquer coisa que acontecer comigo é de responsabilidade da prefeita Flávia Serra Galdino por conta, unicamente, da minha ação fiscalizadora nas contas públicas da prefeitura de Piancó, onde eu já constatei uma verdadeira quadrilha de assalto nas contas públicas de Piancó”, disse o vereador petista.
As declarações de Antonio de Pádua Leite foram registradas na rádio Arapuan FM na tarde desta sexta (22). O vereador disse que já está tomado providências jurídicas junto à Polícia Federal e a Justiça Federal e ao Tribunal de Contas do Estado e da União com relação às ações da prefeita. “Infelizmente a Justiça demora”, frisou. O vereador disse que na segunda-feira (27) estará pedindo providências ao ministro da Justiça para ter segurança de vida, mas deixou um recado. “Se eu morrer, não vou sozinho”.
Além de Flávia, Pádua também fez acusações contra o advogado Remígio Júnior e Daniel Galdino, que vem a ser filho da prefeita. Essa denúncia o vereador já havia feito no dia 9 de novembro do ano passado ao editor do blog no programa Show de Notícia.
Confira: Barril de pólvora: vereador Pádua Leite diz estar sendo ameaçado de morte e culpa a prefeita Flávia Galdino, o filho Daniel e o advogado Remígio Jr

Ex-prefeito de Sousa Salomão Gadelha pode ser o próximo a deixar Maranhão pra aderir a Ricardo. Mas falta combinar com o 'Mago' primeiro...

Olha só quem pode anunciar adesão a Ricardo Coutinho (PSB), após a deputada estadual Iraê Lucena (PMDB) ter rompido com José Maranhão, nada mais nada menos do que o ex-prefeito de Sousa Salomão Gadelha (PMDB), que tentou se eleger deputado estadual, mas não teve êxito. “Estou refletindo muito. Penso no partidarismo, mas também no estrago que o "estadista de Araruna" (Maranhão) pode causar à Paraíba. É grave”, disse.
Desde o primeiro turno, Salomão (na foto ao lado de Maranhão) vem usando sua página no Twitter para fazer críticas a Maranhão e também à cúpula de sua campanha. Ele também vem se posicionando em contrário a forma como o PMDB está organizado. Ele foi enfático ao dizer que o atual governador não tem responsabilidade com o partido, pois colocou seu contador, Antônio Sousa, para presidir a legenda.
“Após as eleições, vamos rediscutir nosso partido. Vamos democratizá-lo, dar-lhe uma nova feição, abrir as portas da sede do partido. Vamos discutir os novos rumos do PMDB de forma democrática. Sou membro do Diretório Estadual. Se preciso for, bateremos chapa”, declarou Salomão no Twitter.
Eitcha!!!!!!!!!!!!!!!! Falta só saber se Ricardo Coutinho quer, pois lá em Sousa...

Prefeita desmente assessoria de Zé: "Continuo com RC". Assessoria de Maranhão à cada dia atrapalha mais ainda sua campanha.

Quando soube da ida da prefeita Maria Aparecida Amorim, do município de São José dos Ramos, disse cá comigo: "Que diabos é isso? Adere de manhã e retorna à tarde...", no entanto, quando todos pensavam que ela própria estava se desmoralizando o que a Paraíba presencia é um completo desnorteamento da assessoria de Maranhão que o tem lavado ao ridículo. 
A prefeita desmentiu na tarde desta sexta-feira (22) a assessoria do governador revelou que não voltou a apoiar a candidatura do peemedebista. Segundo ela, o seu apoio e da população do município será dada ao candidato do PSB, Ricardo Coutinho, como já havia anunciado no início desta semana. Maria Aparecida afirmou que sua ida a Granja Santana se deu apenas para comunicar ao governador as razões pelas quais rompeu politicamente com seu projeto político para apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho.
“Fui à Granja para dar uma satisfação ao governador sobre minha adesão a Ricardo. Tive esse cuidado porque no primeiro turno havia apoiado a candidatura de Maranhão e precisava comunicá-lo pessoalmente da minha decisão”, frisou a prefeita. Na ocasião, Maria Aparecida afirmou que ficou surpresa com a notícia encaminhada pela assessoria do governador informado que ela não teria aderido. “Eu fiquei surpresa com isso porque aquela foto foi tirada apenas como um registro da minha visita ao governador, mas em nenhum momento eu concedi entrevista afirmando que teria voltado atrás na minha decisão de apoiar a candidatura de Ricardo”, finalizou.
Na realidade, fiquei sabendo que o deputado estadual João Gonçalves (PSDB), que é irmão da prefeita, foi bombardeado tanto pelo Cícero Lucena quanto pelo próprio Maranhão com a notícia da adesão e Gonçalves tentou demover a irmã da decisão tomada. Porém, sem sucesso. Agora, a assessoria de Maranhão deu uma baita do 'tiro' na campanha do próprio chefe.

Policiais civis decidem entrar em greve por tempo indeterminado a parti da próxima segunda-feira

Os policias civis da Paraíba decidiram, durante assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (22), entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da meia-noite da próxima segunda-feira (25). Durante a greve, apenas algumas delegacias deverão permanecer abertas para prestar serviços essenciais, como o registro de flagrante delito. "Serão divulgadas escalas de serviço que vão dizer que delegacias ficarão abertas. Na verdade não vamos realizar serviço nenhum, a não ser serviços essenciais, como flagrante delito, e somente nas delegacias que estiverem funcionando", afirmou Flávio.
Segundo o presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba, Flávio Moreira, policiais representantes de todas as regiões do Estado participaram da assembleia. Segundo o presidente da Aspol, a Paraíba tem cerca de 1.400 policiais civis, entre ocupantes dos cargos de Agente de Investigação, Escrivão de Polícia Civil, Agente de Telecomunicação e Motorista Policial. Todos deverão aderir ao movimento.
Em carta aberta divulgada à população paraibana, a Aspol alega que a decisão de deflagrar a greve aconteceu porque o reajuste oferecido pelo Governo do Estado estaria abaixo do que teria sido prometido à categoria. A associação informou que os policiais recusaram o aumento oferecido na mensagem nº 59, que ficou conhecida como PEC 300 da Paraíba, entregue na Assembleia Legislativa na última quarta-feira.

Homem é preso em Conceição acusado de crime de pedofilia contra uma menor de 13 anos

A polícia prendeu Everton Santos Teixeira, de 18 anos de idade, solteiro, que mora na Rua Miguel Gomes de Lima, em Conceição, cidade localizada na Região do Sertão paraibano. Ele é acusado da prática de crime de pedofilia contra uma estudante, menor de 13 anos de idade. De acordo com a policia, o crime aconteceu nesta sexta-feira (22), na casa da estudante, na cidade de Conceição. Familiares contaram à policia que o acusado ficou em companhia da menor, pois a mãe da vítima precisou se deslocar até a cidade de Santana de Mangueira.
Se aproveitando da situação, Everton Santos passou a amanhã na companhia da vítima, tomando banho em um açude existente nas proximidades da sua residência. Quando familiares chegaram em casa flagraram o acusado abraçando e beijando a menor. Após presenciarem o fato, as testemunhas acionaram a polícia e o acusado foi preso e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Conceição, onde foi autuado em flagrante.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Iraê Lucena acaba de anunciar rompimento com Maranhão e apoio a Ricardo Coutinho no 2° turno

Não teve sucesso a ida de Wellngton Roberto (PR) e Vitalzinho (PMDB) ao apartamento da deputada estadual Iraê Lucena (PMDB) para tentar demovê-la da idéia de anunciar apoio a Ricardo Coutinho (PSB). Na manhã desta sexta-feira (22) a deputada anunciou em coletiva na Assembléia seu rompimento com o governador Maranhão (PMDB).
Durante entrevista coletiva realizada na Assembleia Legislativa a parlamentar que não conseguiu se reeleger revelou que a partir de agora passa a apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo da Paraíba. Nós publicamos a notícia quarta-feira (20) passada. "Em política ninguém pode ser tão amigo ao ponto de não poder romper, nem tão inimigo ao ponto de não poder se reconciliar”, citou a famosa frase do ex-presidente Tancredo Neves.
Ela lembrou que toda a sua história foi no PMDB e que continua respeitando a legenda, mas ponderou que está aderindo a um “projeto de renovação”, de quem tem mais condições de diminuir as disparidades existentes no Estado. “Entendo hoje que Ricardo Coutinho é a melhor opção para a Paraíba”, destacou. “Inicio hoje um novo capítulo em minha vida política”, completou.
A deputada disse que espera que a Paraíba dê as mãos para avançar e que ficará muito feliz que os seus aliados e eleitores a seguirem. “A decisão de aderir a Ricardo é madura e refletida”, frisou. Iraê conquistou 23.567 votos nas eleições de 3 de outubro e não conseguiu se reeleger por apenas 165 votos. Sobre a sua derrota eleitoral, inclusive, ela disse que foi vítima do “quoeficiente eleitoral”.

Genival Matias anuncia apoio a Serra em SP e diz que 2° turno na PB será decidido em reunião com grupo político

Falando nisso, o deputado estadual eleito e presidente estadual do PTdoB, Genival Matias participou na última terça-feira (19), na sede nacional do PSDB em São Paulo, de um evento em que anunciou apoio ao candidato a Presidente da República, José Serra.
Genival esteve ao lado dos presidentes nacionais do PTdoB e do PSDB: deputado federal eleito Luis Tibé (PT doB-MG) e o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE). "É com grande alegria que nós seguimos essa orientação da direção nacional do nosso partido e vamos se empenhar na eleição do grand ministo, governador e sem sombra de dúvidas o futuro presidente do Brasil, José Serra", afirmou Genival.
Com relação ao segundo turno das eleiões na Paraíba, Genival Matias disse que irá se reunir com todo o seu grupo político (que é formado por prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e várias lideranças das diversas regiões do Estado), com toda a Executiva do PT do B e com todos os candidatos que perticiparam desta eleição eleição que estão na condição de suplentes e definir o posicionamento de todos no próximo final de semana. 
Assessoria Genival Matias – vailson@vailson.com – (83) 9991-8639 / 9157-2197

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Suplente de deputado Nosman Paulo rompe com Maranhão e anuncia adesão a Ricardo Coutinho

Com publicamos semana passada o segundo suplente de deputado estadual Nosman Paulo (PT do B), após definições finais, anunciou seu rompimento com o governador José Maranhão (PMDB) e a adesão a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB), ao Governo do Estado. Nosman esteve com o ex-governador Cássio com quem acertou a adesão ao 'Mago'. Nosman (foto) obteve no Estado 4.819 votos, dos quais 2.696 somente em Itaporanga.
Ricardo Coutinho ainda recebeu ontem (20) a adesão do prefeito do município de Brejo do Cruz, Francisco Dutra Sobrinho, conhecido como Barão (PR), que vem a ser um dos principais aliados do deputado federal e coordenador da campanha de José Maranhão (PMDB) a reeleição, Wellington Roberto (PR).

“Os adversários demonstram que entraram em desespero”, disse Eduardo Campos em Patos

Antes de seguir para as cidades de Pombal e Sousa, para participar de comício de Ricardo Coutinho (PSB), o governador reeleito (com mais de 80% dos votos) de Pernanbuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos (foto) concedeu entrevista à imprensa quando de sua chegada ao aeroporto Firmino Ayres, por volta das 20h, em Patos. 
Quando perguntado sobre as declarações do governador José Maranhão (PMDB) que o acusa de intromissão na Paraíba, Campos declarou: "O debate na Paraíba é com o povo da Paraíba e não com um governador que já administra o estado por dez anos. A gente veio aqui para demonstrar o apoio. Ricardo não só tem o apoio dos que querem a mudança na Paraíba, mas tem o apoio no Brasil. Ricardo será um governador que vai ter o apoio de mais de cinco governadores do seu partido eleitos pelo povo. Nesse momento não entre na conversa do adversário. Sobretudo numa hora em que os adversários estão demonstrando claramente que entraram em desespero, porque imaginavam que iam resolver a eleição no primeiro turno e não resolveram. Agora é com o povo e não com a raiva", disse. (patosonline)

Em comício de RC, Cássio e Efraim pedem voto para Serra, Casagrande e Campos para Dilma

Ricardo, Eduardo Campos e Renato Casagrande
No comício de ontem (20) em Sousa aliados de Ricardo Coutinho (PSB) se revezaram no microfone pedindo voto para os dois presidenciáveis: Serra e Dilma. Explico: presentes ao evento os governadores Eduardo Campos (reeleito em Pernanbuco), Renato Casagrande (eleito no Espírito Santo) e Cid Gomes (eleito no Ceará) pediram voto para Dilma Rouseff (PT), enquanto, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador Efraim Morais (DEM), companheiros de chapa de Ricardo, pediram voto para José Serra (PSDB).
Cássio e Efraim discursaram primeiro, defenderam a vitória de Ricardo como o melhor para Paraíba e pediram voto para Jose Serra. Cássio disse que respeita quem vota em Dilma, mas disse que Serra tem mais experiência e está melhor preparado. Ele ainda criticou Maranhão, a quem acusou de persegui-lo. Eduardo Campos destacou que Dilma sempre esteve ao lado de Lula, e foi uma peça chave do governo. Ele criticou a divulgação de pesquisas equivocadas na Paraíba e condenou nomeações feitas pelo governo do estado.
Ricardo voltou a desqualificar as pesquisas realizadas na Paraíba, justificou a aliança com Cássio e Efraim alegando que buscou a união de opostos pelo melhor da Paraíba e atribuiu sua vitória no 1º turno as suas participações nos debates. 'Os paraibanos puderam perceber quem estava mais preparado'. (com wscom)

Itaporanga: Vereador Lula da Farmácia anuncia apoio a Ricardo após intermédio do prefeito Djaci

Novo 'ricardista': Lula e seu cunhado Ivanosinho abraçando Djaci
Com havíamos publicado no último domingo (17) mais um vereador em Itaporanga acaba de anunciar adesão ao projeto de Ricardo Coutinho (PSB), ao Governo do Estado, depois de intervenção do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB). Trata-se do vereador Luiz Alberto Tolentino (PSDC), mais conhecido como Lula da Farmácia, membro de uma das mais tradicionais famílias de Itaporanga. 
Lula está no segundo mandato de vereador e já presidiu a Câmara Municipal. A parti de agora ele também passa a fazer parte da bancada de situação na Câmara. Semana passada, o prefeito já havia conseguido o apoio de outros dois vereadores: Zé Porcino e Duvan Pereira, além do suplente de vereador Deda Viriato, todos do PMDB. Ricardo Coutinho irá recebê-los durante comício que faz em Itaporanga no próximo sábado (23). 

Diamante: Universitários denunciam que transporte para Patos foi suspenso por questões políticas

Zé de Procídia entra em contato com o blog para denunciar que o transporte de estudantes do município de Diamante para as FIP (Faculdades Integradas de Patos) foi suspenso por determinação do prefeito Hércules Mangueira (PMDB). O motivo, segundo Zé, foi a recusa em levar adversários políticos. O ônibus já não viajou nesta quarta-feira (20), porém, de acordo com Zé, uma caminhonete foi contratada, mas apenas para transporte de aliados.
Zé denuncia ainda que o açude da comunidade do Sitio Várzea Nova secou, há dois meses os moradores dessa comunidade, cerca de vinte famílias, estão sem águas para o consumo humano e para os animais. Os moradores da Várzea Nova estão pegando água poluída do Rio Piancó. "Vale salientar que em 2008/2009 a comunidade foi contemplada com recurso da Funasa para o abastecimento de água e um poço foi perfurado com uma boa vazão, porém este poço foi lacrado e o serviço não foi concluído", disse.
Tentamos entrar em contato com Hércules, para falar sobre o caso, mas sem sucesso. Com a palavra o prefeito... 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Concursados protestam em frente ao Palácio da Redenção e pedem convocação de aprovados

Candidatos aprovados nos concursos da Polícia Civil, Agentes de Segurança Penitenciária e Cagepa realizaram, nesta quarta-feira (20), um protesto em frente ao Palácio da Redenção. A mobilização, de acordo com a Comissão dos Concursados, teve dois objetivos: exigir a convocação dos mais de 5 mil aprovados nos certames e a retirada do ar do guia eleitoral do candidato a governador José Maranhão (PMDB) que fala da nomeação dos concursados.
Conforme os representantes da comissão, “o que o candidato José Maranhão afirma em seu guia eleitoral é uma inverdade já que a grande maioria dos aprovados ainda não foi convocada. Além disso, a minoria chamada pelo Executivo Estadual foi resultado de uma determinação judicial que obrigou o Governo a chamar um número mínimo de aprovados”.
Agentes de Segurança Penitenciária - De acordo com explicações da comissão dos Agentes de Segurança Penitenciária, dos aprovados no último concurso, 650 foram convocados no governo de Cássio Cunha Lima e 300 no governo atual, sendo que nesse último caso o Executivo obedeceu ao desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), João Alves da Silva, que determinou a convocação imediata de todos. Atualmente, conforme o presidente da Comissão, Sandro Lima, 1.700 candidatos aprovados aguardam a convocação.
Polícia Civil – De acordo com a comissão de concursados da Polícia Civil, 1.162 candidatos aprovados ainda aguardam convocação pelo Governo do Estado. Os representantes também explicaram que os 450 chamados este ano, por determinação judicial, continuam sem a certeza de que serão nomeados “já que o curso de formação que deveria ser iniciado nesta quarta-feira teria sido adiado para o próximo dia 9”.
Cagepa – O caso dos candidatos aprovados no concurso da Cagepa não é muito diferente. De acordo com informações da comissão, são 2.780 concursados na espera pela convocação. Dos 3.580 aprovados apenas 800 foram chamados até agora.

MPF denuncia rombo de R$ 5,6 mi e aciona 16 gestores da PB; Quatro são do Vale do Piancó

Entre os meses de setembro e outubro, o Ministério Público Federam (MPF) entrou com ações de improbidade administrativa e denunciou prefeitos e ex-prefeitos de 14 municípios paraibanos. A estimativa é de que os prejuízos causados passem de R$ 5,7 milhões. Conforme as denúncias divulgadas pela assessoria de imprensa do MPF, foram seis prefeitos e dez ex-prefeitos denunciados em menos de dois meses.
Ao todo, o órgão apresentou à Justiça 16 ações, a mais recente, divulgada nesta quarta-feira (20), foi contra o prefeito de Lagoa Seca, Edvardo Herculano de Lima. Segundo a ação do MPF, os danos chegam a quase R$ 2,5 milhões e estão atrelados a uma fraude envolvendo recursos do Programa de Saúde da Família (PSF).
Além do gestor de Lagoa Seca, também são alvos de ações do MPF prefeitos ou ex-prefeitos de: Campina Grande, Fagundes, Monte Horebe, Condado, Nazarezinho, Catingueira, Cajazeiras, Coremas, São José de Caiana, Santa Cruz, Santarém, Sousa e Piancó.
Abaixo, você confere resumo das acusações contra os gestores pertencentes a região do Vale do Piancó:
Catingueira: fraude em licitação e desvio de recursos da SaúdeEm setembro, o MPF ajuizou ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Catingueira, José Edvan Félix e mais cinco pessoas, por fraude em licitação e desvio de R$ 236 mil, oriundos de repasses do Fundo Nacional de Saúde para financiamento do Programa de Atenção Básica (PAB) no município.
O prefeito José Edvan Félix teria fraudado processos licitatórios, homologando concursos viciados, usado documentos falsos para simular processos de despesas e se apropriado de recursos que deveriam ter sido aplicados no município. O secretário de Finanças José Hamilton Marques também foi denunciado por emitir e sacar cheques da conta específica do PAB. Até o secretário de Saúde Davi Nunes da Paz é acusado de atestar o recebimento fictício de medicamentos em notas fiscais fraudadas.
Coremas: desvio de recursos da SaúdeO prefeito de Coremas, Edilson Pereira de Oliveira, também foi denunciado devido à aplicação irregular dos recursos do Piso da Atenção Básica (PAB), aquisição de medicamentos por preço superior ao contratado e frustração da licitude do processo licitatório, além de ferir os princípios que regem a administração pública, notadamente o da legalidade, impessoalidade e moralidade.
Observou-se também que o município adquiriu medicamentos com o fornecedor Edomed Comércio e Representações Ltda. por preços superiores ao contratado.
São José de Caiana: desvio de recursos da educação O ex-prefeito de São José de Caiana, Gildivan Lopes da Silva, é acusado de desviar recursos da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também foram denunciados o construtor Domingos Dantas Júnior, Francisco de Assis Nóbrega da Silva, Francilene Fernandes de Araújo, Romberg Lopes de Moura e José Carneiro da Silva.
O convênio visava a manutenção e recuperação de 42 unidades escolares dedicadas ao ensino fundamental, incluindo a aquisição de equipamentos escolares, reforma e ampliação de escolas. No entanto, segundo vistorias no local, realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado, as obras de recuperação e ampliação das unidades escolares não foram executadas.
Leia matéria completa no Portal RPSCOM

Prefeito de Riacho dos Cavalos faz carreata para anunciar adesão a Ricardo Coutinho

Ricardo Coutinho (PSB) acaba de receber adesão de mais um prefeito. Trata-se de Sebastião Pereira Primo, conhecido como Capuxim, do município de Riacho dos Cavalos, que deixa a bancada do PMDB. Para oficializar a adesão, Capuxim percorreu as ruas do município em carreata, ao lado de Ricardo.

Zé Maranhão reuniu profissionais da saúde em JP

O governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição pela Coligação Paraíba Unida, reuniu ontem (19) uma multidão ao Esporte Clube Cabo Branco. Os convidados foram os profissionais de Saúde que apóiam a sua candidatura. Médicos de todas as especialidades, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares e agentes de saúde de todas as regiões do Estado prestigiaram o governador-candidato à reeleição. 
Na ocasião, Zé contou à platéia atenta que assumiu compromissos importantes com a categoria e que há muito são objetos de pleito dos profissionais: enviar até março de 2011 mensagem à Assembleia Legislativa pedindo a implantação de um PCCR; incorporar aos vencimentos o adicional de representação previsto na lei 8.705/2008; enviar mensagem à Assembleia sobre o adicional de insalubridade e realizar concurso público para preenchimento de vagas.
“Eu quero fazer um apelo, pois há ainda algumas pessoas que precisam ser conquistadas para a nossa causa, nesse segundo turno. Para vocês, que são grandes formadores de opinião pública, eu peço que levem a todas essas pessoas mais próximas a nossa mensagem”, destacou.

Deputado Branco Mendes denuncia transferência de policiais e acusa o Governo de perseguição

O deputado estadual Branco Mendes (DEM) denunciou, durante sessão na Assembleia Legislativa ontem (18), que três policiais do Batalhão da Polícia Militar de Alhandra foram transferidos da cidade por perseguição política do governador e candidato a reeleição José Maranhão (PMDB).
“Estamos surpresos com a reação do Governo do Estado que agora passa a perseguir os policiais do nosso Estado. Três policiais foram transferidos sem motivo algum, apenas por não seguirem a cartilha do atual governador”, frisou o parlamentar.
Na ocasião, o deputado Zenóbio Toscano (PSDB) revelou que em Guarabira as famílias dos policiais estão sendo pressionadas para votarem no atual governador. “Isso é um absurdo, mas essas práticas sempre foram adotadas pelo atual gestor que ainda mantém as práticas antigas de governar”, disse.

Bomba: Deputada Iraê Lucena deve anunciar hoje rompimento com Zé Maranhão e apoio a Ricardo. Iraê deixará Presidência do PMDB-Mulher na PB

A deputada estadual Iraê Lucena, um dos símbolos do PMDB-Mulher, deverá anunciar logo mais o rompimento político com o governador José Maranhão (PMDB) e o apoio à candidatura de Ricardo Coutinho, do PSB. O anúncio deve acontecer hoje com um pronunciamento na Assembléia Legislativa.
Iraê foi candidata à reeleição, mas não conseguiu se reeleger. Candidatos ligados ao governador José Maranhão, como a sua sobrinha, deputada reeleita Olenka Maranhão, invadiram as áreas onde Iraê era votada e conseguiram derrota-la. 
Até o início da noite dessa terça-feira (19) o prometido era que a deputada Iraê faria um pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa anunciando o rompimento com Maranhão e o apoio a Ricardo. Com isso, ela deve entregar a Presidência do PMDB-Mulher na Paraíba e se desfiliar da legenda. 
O grupo do PMDB mais ligado ao ex-senador Humerto Lucena (já falecido), pai da deputada Iraê, como Erasmo Lucena, por exemplo, anda insatisfeito com a política praticada por Maranhão. 
Erasmo já rompeu publicamente e aderiu a Ricardo. Iraê já teria comunicado o rompimento ao próprio Maranhão. O secretário Inaldo Leitão foi escalado para demover a deputada da idéia, mas não obteve sucesso. 

Jonhson Abrantes dará entrada no TRE com ação contra Maranhão, acusando-o de oferecer R$ 200 mil a prefeito para votar na sua reeleição este ano

O advogado Jonhson Abrantes (foto) disse ao GiroPB que dará entrada na manhã desta quarta-feira (20) com uma Aije contra o governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição, a quem acusa de ter tentado comprar um prefeito para votar nele nessas eleições. 
Maranhão ligou para o prefeito pedindo o voto. Como o prefeito negou-se a acompanhar a reeleição do governador, lhe foi feita uma oferta de pagamento de R$ 200 mil. 
O prefeito, prevenido, gravou a ligação. O tape faz parte do material que será entregue à Justiça eleitoral com as denúncias. Hoje, o advogado Jonhson Abrantes deverá anunciar o nome do prefeito.

Veto do desembargador Luiz Sílvio a gratificações do TCE reacende polêmica da PEC 300

Apesar da expectativa na Assembleia Legislativa ser pela chegada à Casa do projeto de lei sobre a implantação da PEC 300 na Paraíba, o assunto se tornou ainda mais polêmico com a remessa de outro texto: o veto feito pelo ex-governador interino, Luiz Sílvio Ramalho Júnior, a um projeto elaborado pelo Governo do Estado e que tratava da gratificação a servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 
A alegação do desembargador e presidente do Tribunal de Justiça para vetar o projeto do Governo foi de que o benefício não poderia ser concedido no período eleitoral, sob pena de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Zenóbio Toscano (PSDB), disse que o projeto vetado por Luiz Sílvio é idêntico à iniciativa da PEC 300, uma das propostas de maior repercussão do governador José Maranhão (PMDB) no segundo turno.
"O governador José Maranhão não pode encaminhar à Assembleia um projeto como esse da PEC 300 porque o caso é o mesmo do projeto que o governador em exercício vetou. É um assunto correlato que está proibido por lei. O governador não pode dar aumento e nem conceder gratificações neste período".
Zenóbio, ao ser indagado se o texto da PEC 300 tinha chegado à Casa, brincou: "Isso é que nem disco voador. A gente ouve falar, mas ninguém vê".

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Prefeita de São José dos Ramos deixa Maranhão e anuncia apoio a Ricardo. Maria Aparecida é irmã do deputado estadual João Gonçalves

Como publicamos em primeira mão, Ricardo Aires (prefeito de Cabaceiras) anunciou hoje adesão a Ricardo Coutinho (PSB). Mas, não foi somente ele que deixou de apoiar Maranhão, neste segundo turno. A prefeita Maria Aparecida Amorim (foto), de São José dos Ramos, também passou a apoiar socilaista, em anuncio que a mesma fez no final desta tarde, declarando assim seu rompimento político com o governador José Maranhão (PMDB).  
A prefeita de São José dos Ramos, Maria Aparecida (DEM), é irmã do deputado estadual João Gonçalves, que apesar de ser do PSDB está apoiando Maranhão. Nesse segundo turno, já declaram apoio à candidatura de Ricardo Coutinho, os prefeitos de Bom Sucesso, Gilson Cavalcante de Oliveira (DEM); Serra Redonda, Marcelo Andrade (PSDB); de São Domingos do Cariri, José Ferreira da Silva (PSDB), de Santa Rita, Marcus Odilon (PMDB) e Barra de Santa Rosa, Evaldo Costa Gomes (PSB).
Também anunciaram adesão ao projeto politico de Ricardo, até agora, os gestores dos municípios de Esperança, Nobinho (PTB); de Cubati, Dimas Pereira (PP); de Casserengue, Genival Bento da Silva (DEM), o Dinda; de Caturité, José Gervázio da Cruz (DEM); de Igaracy, Celino Farias Brasileiro (PSDB); de Poço Dantas, Itamar Moreira Fernandes (PMDB) e de Santa Inês, Adjeferson Diniz (DEM); Pedra Lavrada, José Antônio (DEM), além dos deputados Quinto de Santa Rita e Tião Gomes.
Sem falar, em dezenas de ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e lideranças políticas de todo o Estado que agora passaram a apoiar Ricardo Coutinho.

Em caso de vitória de Ricardo, neste segundo turno, será a sexta vez que Maranhão perde para Cássio

Um dado interessante: Em caso de vitória do socialista Ricardo Coutinho, neste segundo turno, será a sexta vez (a sexta vez!) que José Maranhão perde uma campanha para Cássio Cunha Lima. Vai se aposentar com essa marca!!!

Cúpula Nacional do PSB desembarca amanhã na Paraíba para reforçar campanha de Ricardo

Cássio, Ricardo e Eduardo Campos
Ricardo Coutinho (PSB) vai receber um reforço de peso nesta reta final da campanha. Está confirmada a chegada na Paraíba, na tarde desta quarta-feira (20), dos três governadores eleitos no primeiro turno pelo PSB: Eduardo Campos, reeleito em Pernanbuco com mais de 80% dos votos, Cid Gomes e Renato Casagrande, eleitos no Ceará e Espírito Santo, respectivamente. 
A comitiva desembarca no final da tarde em Patos e na agenda estão previstos, pelo menos, dois comícios: um em Pombal e outro em Sousa. O objetivo é emplacar Ricardo no governo e aumentar a bancada do partido em nível nacional, já que o PSB tem chances de vencer em mais três estados. Além da Paraíba, o partido disputa o segundo turno no Piauí, com o atual governador Wilson Martins, e no Amapá, com Camilo Capiberibe.
A comitiva ainda conta com o vice-presidente nacional do partido, Roberto Amaral, e com o secretário-geral, Siqueira Campos.

Mais um: Prefeito de Cabaceiras deixa Maranhão e anuncia apoio a Ricardo

Recebo informação de bastidores de que o prefeito de Cabaceiras, Ricardo Aires (foto), conhecida como a 'Roliude Nordestina', acaba de deixar o escritório político de Ricardo Coutinho (PSB), aonde poucos minutos atrás anunciou adesão à sua candidatura. Deixando assim as hostes do governador José Maranhão (PMDB), à quem deu apoio no primeiro turno.  

Prefeito Tota, de Pedra Lavrada, deixa Maranhão e passa a apoiar Ricardo

O prefeito do município de Pedra Lavrada, situado no Cariri paraibano, José Antônio Vasconcelos da Costa, o Tota (DEM), foi mais um a divulgar apoio à candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) neste segundo turno do pleito. O encontro aconteceu na manhã de hoje, no escritório político do candidato, na avenida Wandick Filgueiras, no bairro de Tambauzinho em João Pessoa.
Ao lado de lideranças locais, dos vereadores Júnior e Cirilo Neto, do deputado federal Efraim Filho e do ex-prefeito de Frei Martinho, Saulo Lima, o prefeito afirmou que o atual governador não cumpriu suas promessas, além de abandonar o município. “Estou aderindo porque acredito no projeto político de Ricardo, mas também porque o governador José Maranhão não cumpriu com o que prometeu para o município de Pedra Lavrada. Ele prometeu diversos benefícios, mas não cumpriu com nenhum. Precisamos de um governador comprometido”, disse Tota.
Tota garantiu reverter a votação favorável que o peemedebista obteve em seu município em prol do candidato da Coligação Uma Nova Paraíba. Segundo ele, José Maranhão só obteve uma boa votação por causa do seu apoio. “Mas isso vai mudar”, afirmou. Maranhão teve mais de dois mil e setecentos votos, vencendo Ricardo com 69%.
O prefeito declarou que Maranhão fez uma série de ofertas para Pedra Lavrada, mas até agora não fez nada em prol do município.  “O governador não cumpriu com o que prometeu e por isso, a pedido do senador Efraim Morais, eu estou aderindo à candidatura de Ricardo Coutinho”, completou.

Maranhão se licencia do cargo esta manhã. Como o vice Luciano Cartaxo não quis assumir o cargo será ocupado pelo deputado Ricardo Marcelo

Conforme já era especulado nesta segunda, o governador José Maranhão (PMDB) decidiu se licenciar no final da manhã desta terça-feira (18) para se dedicar à reta final da campanha à reeleição. A transferência do cargo acontece no Palácio da Redenção e o detalhe é que nos próximos 15 dias o governador interino será o deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba.
O primeiro na linha de sucessão seria o vice-governador Luciano Cartaxo (PT), mas ele já tinha dito que não tinha interesse em assumir o posto. Especula-se que o vice-governador não pretendia assumir o mandato porque ele já não está tão em sintonia política com o titular do cargo. O governador interino Ricardo Marcelo assume o cargo numa situação peculiar. Ele é do PSDB, mesmo partido que apoia o candidato oposicionista Ricardo Coutinho, mas já no segundo turno o tucano não pediu voto para o socialista e se permaneceu neutro no pleito.
Esta é a segunda licença de Maranhão nestas eleições. No 1º turno, contudo, quem o substituiu foi o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, o desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior. Isto porque naquela ocasião tanto Cartaxo como Ricardo Marcelo eram candidatos a deputado estadual e não poderiam assumir o cargo.

Cássio anuncia mais adesões a Ricardo esta semana e diz que o tempo de Maranhão já acabou

O senador eleito Cássio Cunha Lima, do PSDB, anunciou na madrugada desta terça-feira (20) que o candidato do PSB ao governo do Estado, Ricardo Coutinho, vai receber novas adesões esta semana. Numa mensagem posta em seu twitter, Cássio fez a previsão e disse: “O comício de Queimadas em plena segunda-feira foi muito bom. Ricardo Coutinho recebeu mais uma adesão: a de Pedro Saulo. E vem mais gente por aí”, completou. 
Segundo o ex-governador, as adesões a Ricardo não são apenas de deputados, ex-deputados, prefeitos e ex-prefeitos. “As adesões que Ricardo Coutinho vem recebendo não são apenas de prefeitos, deputados ou lideranças. É o povo que quer! Mas nada de já ganhou”, disse ele. 
Para Cássio, no dia 31 a Paraíba irá repetir a frase mais dita por Helder Moura durante o debate da TV Correio: ‘Zé, seu tempo esgotou’, numa referência a frase repetida pelo jornalista.

Salomão Gadelha ironiza participação de Maranhão no debate e diz que em uma democracia ele seria alvo de impeachment

O ex-prefeito de Sousa, Salomão Gadelha (PMDB), não fez segredo de seu pensamento a respeito da performance do governador e candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) no debate realizado no final da noite de ontem na TV Correio. Salomão (na foto ao lado de Maranhão) apontou vários momentos de equívocos do chefe do executivo e chegou a dizer que, em uma democracia mais madura, Maranhão poderia ser alvo de impeachment:
Confira as frases de Salomão Gadelha em seu microblog Twitter durante a realização do debate do canal 12, de João Pessoa:
"Zé Maranhão, enfim, reconheceu que faltou com a verdade ao dizer que havia construído 36 escolas!!! Em democracias mais maduras, seria impeachment".
"Na Churrascaria Beira Rio, o rodízio custa sete reais!!! No Corpo de Bombeiros, o prato feito custa nove reais. É pra rir ou pra chorar?".
"Foi muito feio!!! Zé Maranhão lia (com certa dificuldade) perguntas feitas pela assessoria. A educação da Paraíba dá graves sinais de fragilidade".
"Zé Maranhão não devia mais voltar ao tema PEC 300!!! Tá ficando pior a cada debate".
"Sobre habitação!!! Desculpa, Zé, mas, nesse caso, teria sido melhor colocar nosso querido amigo Aluísio Régis como candidato a governador". (parlamentopb)
Quem tem um correligionário desses não precisa de adversário...

Zé Queiroz renuncia Presidência da Câmara de Itaporanga depois de meses de 'turbulência' política

Em sessão administrativa realizada na noite desta segunda-feira (18) o vereador Zé Queiroz (PMDB) anunciou que estava renunciando à Presidência da Câmara Municipal de Itaporanga. Consequência da conclusão dos trabalhos feitos pela Comissão Parlamentar de Inquérito que encontrou irregularidades na gestão de Queiroz em 2009, primeiro ano. Instalada em 16 de julho deste ano, por maioria dos edis que já havia afastado-o do cargo, em agosto passado mas que acabou retornando por decisão do TJPB.
Na realidade, a situação na 'Casa de Adauto Antônio de Araújo' estava insuportável diante das brigas constantes entre os vereadores. O último entrevero, ocorrido sábado (16), acabou na Delegacia com seis vereadores registrando queixa-crime por ameaça contra Queiroz, depois que a CPI anunciou sessão no próximo dia 29 com objetivo de cassar o seu mandato. 
"Ele acabou renunciando em sessão administrativa no intuito de evitar problemas maiores", disse ao blog o vereador Herculano Pereira (PTB). Diante disso, a CPI decidiu não mais ler o relatório da investigação à plenário. Porém, este será enviado ao TCE-PB, à quem caberá punir o ex-presidente. Com a renúncia de Queiroz quem assume o comando da Casa é o vice-presidente, vereador Francisco Saulo (PSDB), até o dia 31 de dezembro próximo.

Operação Catenga: PF desmantela nesta manhã quadrilha especializada no contrabando de cigarros

A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Receita Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (19), a Operação Catenga, com o objetivo de desbaratar uma das maiores quadrilhas armadas do Nordeste envolvidas com a comercialização ilegal de cigarros contrabandeados, de cigarros subtraídos mediante roubo de cargas de empresas regulares, bem como de cigarros com falso selo de controle tributário.
O nome, que significa Lagartixa, é uma alusão ao apelido utilizado por um dos principais alvos da Operação. A investigação se iniciou no mês de setembro de 2008 após apreensão de cigarro realizada na cidade de Pombal. Desde então, com base em uma ação controlada deferida judicialmente, foi possível realizar diversas prisões em flagrante e apreensões de cigarro ao longo dos anos de 2009 e de 2010.
Foram presos na Operação Catenga: José Tarcísio Mendes Gomes ("Largatão"), Darlan Douglas Mendes Mariano, José Gomes Trajano da Silva, Antônio Fábio Mendes Menezes, Aldo Medeiros de Sousa, Carlos Suélio de Oliveira, Ewerton Carvalho Barbosa, Rubeniltos dos Santos Barbosa, Francisco Santos Vieira, Tarcísio Monteiro de Lira e Laércio Pereira Guedes.
Leia matéria completa no Portal RPSCOM

Em debate na TV Correio, Ricardo Coutinho e José Maranhão trocam farpas e acusações

Não há nem o que discutir. Ricardo Coutinho (PSB) foi superior no debate promovido esta noite pela TV Correio, mediado pelo jornalista Helder Moura. Ricardo mostrou mais preparo e conhecedor dos assuntos em questão. Maranhão estava inseguro, sem conhecimento do que ocorre com contratos em seu Governo, por exemplo, e, principalmente, demonstrou nervosismo. A assessoria levou Zé Maranhão a se atrapalhar diante dos temas. Sem falar, nas cenas lamentáveis do governador lendo as perguntas. A troca de farpas foi inevitável durante todo o debate. Abaixo, alguns momentos:

Privatização da Cagepa
Durante o debate, Ricardo disse que Maranhão pretende privatizar a Cagepa assim como fez com a Saelpa e o Paraiban. Devido um contrato com uma empresa de São Paulo que passa ao seu comando o Sistema da Cagepa, e resultará numa dívida para a Paraíba de mais de R$ 1 bilhão. Maranhão respondeu dizendo que o contrato não interfere. Por sua vez, Coutinho afirmou que assumindo o Governo vai cancelar o contrato e evitar a privatização da Cagepa. 

Funcionalismo Público
Também foi tratado sobre o tema funcionalismo público. Na ocasião, Maranhão utilizou como principal argumento a medida que adotou de não obrigar o servidor a contrair empréstimo compulsório. Na réplica Ricardo afirmou que o seu adversário não concedeu um reajuste de 5% aos servidores, aprovado pela Assembléia Legislativa no início deste ano. No mesmo tema Coutinho ainda acusou José Maranhão de inchar a folha de pagamento do Estado. "O senhor negou os 5% de reajuste, o senhor não cumpriu. Existe uma demanda na justiça para que isso seja cumprido. Na Prefeitura nunca teve essa questão de piso sempre pagamos mais que o Estado e eu espero ter a oportunidade de fazer o mesmo no governo", disse Ricardo.

Contratos com a SP Alimentação
Ainda no primeiro bloco, Maranhão perguntou a Ricardo sobre contrato da Prefeitura de João Pessoa com a empresa SP Alimentação (suspeita de irregularidades em São Paulo). Ricardo revelou, na resposta, que o Estado também mantém contrato com a mesma empresa, mas que na Prefeitura houve uma diminuição com gastos em torno de R$ 9 milhões. No entanto, Maranhão revelou desconhecer a contratação e afirmou que se houve esta seria cancelada imediatamente. Logo em seguida, Maranhão, após consulta a sua assessoria, disse que não existia tal contrato (no caso com o Corpo de Bombeiros). Ricardo, então, fez a leitura da publicação do contrato no Diário Oficial.
Confira na íntegra o contrato do Governo coma SP Alimentação : 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7

Educação
Maranhão disse ter construído 51 escolas na Paraíba e que estaria construindo outras 19 e ampliando 190 obras. Ricardo rebateu dizendo que o governador não construiu nenhuma escola na Paraíba. Segundo Ricardo, ao contrário do Estado, a Prefeitura de João Pessoa construiu mais de 100 escolas na capital. Na tréplica, Maranhão disse que quando elencou restauração como construção. "Me diga cinco escolas construídas pelo senhor, no atual Governo?", indagou Ricardo.

Recursos Hídricos
Para Ricardo, o grande problema da Paraíba é não utilizar a grande lâmina que existe para beneficiar os agricultores. Maranhão enfatizou que a boa utilização das águas foi feita no seu governo. Em seguida, Coutinho afirmou que Maranhão nada fez nas Várzeas de Sousa nesses dois anos, além de inchar a folha de pessoal. 

Desenvolvimento do Setor Privado
Maranhão disse que o desenvolvimento do setor privado ganha quando o Estado tem infra-estrutura e sempre desenvolveu isso nos outros governos. Segundo Ricardo, para o tema vai criar um Banco Popular para suprir a ausência do Paraiban que foi fechado por Maranhão. 

Saúde
Ricardo lembrou de uma denúncia feita no Governo Maranhão pela Secretaria de Saúde na contra superfaturada para equipamentos hospitalares. Na resposta, Maranhão disse que Ricardo é incoerente. Ricardo lembrou que deve se ter coerência: "(Maranhão) foi o que mais governou e nada foi feito na Paraíba. O senhor adora o poder", disse Coutinho.

No último bloco, Maranhão e Ricardo fizeram as suas considerações finais:
José Maranhão: "Esperamos ampliar ainda mais a votação do primeiro turno, pois nesse segundo momento da campanha nós apresentamos o melhor programa de governo para a Paraíba com soluções práticas, concretas e viáveis". 
Ricardo Coutinho: "Obrigado a todos por mais essa oportunidade de mostrar que tenho capacidade de fazer essa união que falta no nosso Estado, diferentemente do que tem ocorrido nos últimos anos. Pois, onde já chegou nossa mensagem, também levamos essa união. E gostaria de lembrar que quando estive a frente da Prefeitura de João Pessoa não fiz apenas obras, mas pude levar esperança para a população e é o mesmo que quero fazer no Estado".

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sobre flagrante de ônibus transportando militantes do PMDB: Por descuido de trajeto o de Itaporanga deu azar de estar no local e na hora errada...

Esta tarde fiquei surpreso quando fui informado sobre matéria publicada no PoliticaPB, e horas depois no Blog do jornalista Luís Tôrres, em que ônibus escolares doados pelo Estado, recentemente, foram flagrados em vídeos fazendo transporte de militantes do PMDB na última quinta-feira (14) depois do debate promovido pela TV Clube, em João Pessoa. Um dos ônibus que aparece nos vídeos pertencente à Prefeitura Municipal de Itaporanga. 
Pronto! Só aí já percebi que havia algo de errado: primeiro porque o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) é coordenador da campanha de Ricardo Coutinho, no Vale do Piancó; segundo, porque jamais seria permitido pela edilidade que qualquer veículo oficial faça parte de atividade política para quem quer que seja...
Contudo, é preciso repor a verdade dos fatos:
1. O veículo em questão (da P.M.I) levava professores para a sede do Sintep-PB, aonde pernoitaram para participar de encontro de profissionais da educação no dia seguinte. No momento em que se dirigia para outro bairro da capital, por 'azar de trajeto', optado pelo motorista, o veículo depara-se com a referida carreata. Então, para sair do movimento o motorista bateu em retirada (inclusive, como mostra os vídeos);
2. Nos vídeos aparecem dois ônibus: o de Itaporanga e um outro que não dá para identificar a placa. Este sim estava abarrotado de militantes, com bandeiras em punho, configurando num crime eleitoral. Neste caso, ao invés de focar o ônibus que praticava crime eleitoral o autor dos vídeos mirar apenas no de Itaporanga, deixando de registrar a placa do outro e identificar a qual cidade pertencia;
3. O município de Itaporanga não foi contemplado com entrega de nenhum ônibus oriundo do Governo do Estado. O que demonstra total perseguição e retaliação da parte do Governo com os prefeitos da oposição;
4. Para finalizar, o prefeito Djaci Brasileiro é um dos mais fortes entusiastas da candidatura de Ricardo Coutinho, ao Governo do Estado.
Portanto, o que aconteceu mesmo, neste caso, foi um 'azar' danado do motorista do ônibus de se deparar justamente com uma carreata do PMDB. Quando muitos professores me procuraram para relatar o fato o que ouvi da boca de todos foi: "Pense num azar danado. Ô Maranhão pra dar azar!".
Veja os vídeos abaixo:

MPF denuncia ex-prefeitos de Condado por desvio de verbas para obras sanitárias

Sede do MPF em Sousa
O Ministério Público Federal em Sousa (MPF) denunciou os ex-prefeitos de Condado, Antônio de Pádua Lima e Edvan Pereira de Oliveira Júnior por crime de responsabilidade, pelo envolvimento no desvio de recursos públicos repassados através da Funasa para a construção de melhorias sanitárias domiciliares na cidade.
De acordo com o MPF, entre agosto de 2003 e julho de 2004, o ex-prefeito Antônio de Pádua desviou, em proveito próprio, parte das verbas federais recebidas por meio do Convênio nº 226/2002, no qual houve a transferência de R$ 99.999,93, e o município entrou com a contrapartida de R$ 2.113,75. Na denúncia, explica-se ainda que, no exercício de 2005, Antônio de Pádua e Edvan Pereira, respectivamente, enquanto tesoureiro e prefeito, desviaram parte das verbas destinadas à execução do mencionado convênio em proveito da empresa JL Construções Civis Ltda.
Leia a matéria completa no Portal RPSCOM

domingo, 17 de outubro de 2010

Itaporanga: Mais um vereador vai anunciar adesão a Ricardo depois de conversa com o prefeito Djaci

O prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro (PSDB) num trabalho eficaz de bastidores deve receber amanhã a adesão de mais um vereador à sua base de apoio, bem como, este deve engrossar a fileira de apoio a Ricardo Coutinho (PSB), que é candidato ao Governo do Estado pela coligação Uma Nova Paraíba.
Na última sexta-feira (15) o prefeito Djaci conseguiu adesão a candidatura de Ricardo de três vereadores do PMDB, em Itaporanga: Zé Queiroz (Presidente da Câmara), Zé Porcino e Duvan Pereira. Além do ex-vereador Deda Viriato, também do PMDB.
O prefeito e o parlamentar-mirin estiveram sentados na residência deste, na manhã deste domingo, numa longa conversa. Em contato com o blog, o  vereador disse que falta detalhes mínimos para a investida na base de situação. "Segure até terça para publicar, falta muito pouco para fecharmos a conversa", pediu. Então, tá!!!!

Saia justa em Guarabira: Povo grita nome de Serra quando Cássio pede voto para tucano. No mesmo palanque Luiz Couto sai em defesa de Dilma

Saia justa: Ricardo presencia povo ovacionar nome de Serra
Guarabira, a 'Rainha' do Brejo, é governada pela prefeita Fátima Paulino (PMDB) e representada por dois deputados na Assembléia: Raniery Paulino (PMDB) e Zenóbio Toscano (PSDB). Lá, no primeiro turno, na disputa presidencial: Dilma obteve 12.263 votos e Serra ficou com 10.571 votos. 
Já na disputa estadual: Maranhão saiu com 14.053 votos e Ricardo ficou com 12.650 votos. Para deputado: Léa Toscano (esposa de Zenóbio) foi majoritária com 13.428 votos, enquanto, Raniery obteve 9.060 votos. Dilma, Maranhão e Raniery são apoiados pelo Clã Paulino. Já Serra, Ricardo e Léa pelo Clã Toscano.
Foi com este cenário que Ricardo Coutinho (PSB) fez comício na noite deste domingo (17) com a presença do deputado estadual Zenóbio e da deputada eleita Léa Toscano, ambos do PSDB, do deputado federal reeleito Luiz Couto (PT) e do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB), que deixaram suas mensagens de esperança e mudança para o povo da Paraíba.
Entretanto, um constrangimento foi verificado quando pedido de voto para presidente foi levado ao palco. Tudo começou quando o ex-governador Cássio, em um discurso empolgado e muito aplaudido pelo público, pediu votos para Serra. Cássio deixou o palco com o côro do eleitorado gritando o nome de Serra. Em seguida, o próximo orador foi Luiz Couto (PT).
O padre inicialmente agradeceu a votação superior a 1 mil votos que obteve na cidade, mas, incomodado com a reação do público favorável à candidatura de Serra, passou a fazer defesa contundente de Dilma. A reação da população não foi de agrado. Os gritos continuaram sendo de "Serra, Serra". Couto, irritado com a aceitação do eleitorado guarabirense, disse que a única serra que existia ali era a da geografia local.
"Vocês aplaudem quando eu peço voto para Ricardo Coutinho. Querem que Serra privatize o Banco do Brasil, a Caixa Econômica? Querem que volte o arrocho salarial? É este o sinal de que nós vamos continuar no caminho certo. Lula é o maior presidente da história do nosso país. Aqueles do atraso não vão governar esse país, não. Vocês têm até o dia 31 para repesensar esse voto e escolher Dilma Rousseff e fazer o Brasil ter a primeira mulher presidente de sua história. Eu sou 40 desde o início, mas sou 13 desde muito tempo. Vim aqui com o maior respeito. Quando o senador (Cássio) pediu voto para o candidato dele, vocês respeitaram. Me respeitem também. Vocês não podem deixar que esse país retorne àquele momento do atraso. Eu tenho certeza de que com a graça de Deus, vamos eleger Dilma presidente", disse Luiz Couto.
A saia justa terminou somente quando a deputada estadual eleita Léa Toscano (PSB) subiu ao palco e deu outro rumo ao discurso, com críticas aos adversários Raniery e Roberto Paulino, ambos do PMDB.
Ou seja, dá pra perceber que Dilma acabou perdendo terreno quando o Presidente Lula optou por pedir voto somente para Maranhão, no primeiro turno, quando os dois candidatos na Paraíba são seus aliados... A turma se revolta também!

Em debate 'morno', neste domingo, Dilma e Serra escapam de perguntas um do outro

Durante debate entre os candidatos à presidência da República, realizado pela RedeTV neste domingo (17), Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) preferiram os discursos prontos e evitaram as perguntas feitas tanto pelo mediador, Kennedy Alencar, quanto de um ao outro.
A primeira pergunta, feita por Alencar, pedia para os candidatos ressaltarem a principal qualidade e defeito de seu adversário. Serra respondeu justificando não se sentir a vontade em apontar defeitos: "qualidades e defeitos dos candidatos devem ser objetos de análise da nossa população ao longo da campanha". Dilma disse esperar que o debate deixe mais claro essas características. "Eu acredito que esse é um debate justamente para apontar as qualidades e os defeitos políticos dos dois candidatos".
Na sequência, o candidato tucano perguntou a Dilma sobre os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e a candidata respondeu falando sobre os projetos petistas de escolas técnicas. A petista criticou o governo FHC por conta do investimento nas escolas técnicas. Serra afirmou que Dilma não respondeu à questão dos cursos profissionalizantes: "no governo dela isso encolheu, foi deixado de lado", disse o tucano. E completou: "o assunto de escola técnica faz fantasia, os números são virtuais".
Ao final, foi um debate morno onde a petista precisava pontuar mais para cair menos nas pesquisas...

Couto alerta a população para armações e baixarias que vão ser montadas contra Ricardo na reta final

O deputado federal reeleito Luiz Couto (PT) fez um alerta a população para armações que estão sendo montadas nessa eleição na tentativa de caluniar e difamar o candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB). "Quem fez esse tipo de postura, está assumindo também que já perdeu o jogo e não tem mais ao que recorrer", afirmou.
Para Couto, esse tipo de postura é típica de quem não tem propostas para a Paraíba e que, ao invés de tentar seguir na disputa por meio da troca de idéias, tenta se manter recorrendo ao jogo sujo. "Espero sinceramente que esse tipo de atitude deixe de existir na política paraibana. Isso é um desserviço a democracia e ao debate amplo de idéias e propostas. O que nos tranquiliza é saber que o povo está acompanhando isso e mostra repúdio a toda e qualquer baixaria eleitoral", comentou.
Luiz Couto disse ainda que todas as denúncias formuladas precisam ser munidas de provas e não de armações e truncagens, como vem fazendo a coligação adversária. "O esquema do candidato oficial criou uma espécie de 'central de disseminação de calúnias' que vive de tramar mentiras e injúrias contra Ricardo. Isso é tão absurdo que chega a ser surreal", ressaltou.

LBV completa 53 anos em João Pessoa

Na última sexta-feira (15) a Legião da Boa Vontade (LBV) reuniu parceiros, voluntários, colaboradores, atendidos e a população paraibana para celebrar os 53 anos de atuação da instituição na capital. A festividade também celebrou os 60 anos da entidade no Brasil, completados em 1º de janeiro (Dia da Paz e da Confraternização Universal).
O evento teve início com a prece Ecumênica de Jesus, o Pai Nosso e com a banda de música do 1º Grupamento de Engenharia do Exército com o Hino Nacional. A comemoração especial também contou com uma exposição fotográfica de registros históricos dos trabalhos realizados pela Entidade na cidade, apresentação cultural e homenagem aos colaboradores, das crianças atendidas pelo programa LBV — Criança: Futuro no Presente!
Na ocasião várias organizações parceiras da LBV foram agraciados com o diploma Mérito à Solidariedade, por suas contribuições em prol das ações da instituição na Paraíba, dentre elas, a Casa Militar do Governador da Paraíba, o Corpo de Bombeiros da Paraíba, a Federação Paraibana de Futebol (FPF), o SESC Centro–JP, CONAB/PB, Associação dos Diplomatas da Escola Superior de Guerra da Paraíba (ADESG/PB), 1º Grupamento de Engenharia do Exército e a Defesa Civil da Paraíba.
O capitão Alves, representante da Casa Militar, ressaltou a felicidade de participar da celebração: '' Sinto-me honrado de fazer parte desse momento histórico, a LBV tem desempenhado no nosso estado ações humanitárias, trabalhando em prol das nossas crianças dando uma qualidade de vida melhor e esclarecendo a elas questões da espiritualidade, e assim valorizando não só a criança mas também toda a sua família. Parabéns e muito obrigado pelo convite ''. Disse o capitão Alves.
A professora Maria das Graças Soares, colaboradora da LBV, destacou a satisfação de ajudar a instituição: '' Sou colaboradora da LBV a mais de dez anos, e estou muito feliz por estar aqui vendo a alegria, a união dessa crianças, pra mim é muito gratificante, só tenho a desejar muitos anos de vida à LBV, que continue com esse trabalho muito bonito com essas crianças que são o futuro da nossa nação. Quero parabenizar ao presidente da LBV, Paiva Netto, pelos os 53 anos da LBV aqui em João Pessoa e aos 60 anos nacional''.
'' Só tenho a agradecer a LBV por tudo que tem feito por mim e pelos meu dois filhos que ficam aqui durante o dia. Desde quando recebo essa apoio, considero todos da LBV como se fosse da minha família, por que cuidam dos meus filhos todos os dias. Quero parabenizar a LBV pelos seus 53 anos aqui em João Pessoa, que continuem sempre ajudando os que mais precisam. Obrigado! ''. Agradeceu a Senhora Tânia Maria Santos, atendida pela instituição na capital paraibana.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em João Pessoa, PB, o Centro Comunitário e Educacional da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua das Trincheiras, 703 — Jaguaribe. Para outras informações, ligue: (83) 3198-1500.